Disciplina: Saúde 0 Curtidas

Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem

Atualizado em 06/11/2024

Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem grande influência, sendo eles os responsáveis por fortalecer um comportamento. Os estímulos reforçadores podem ser divididos em reforços positivos e negativos, cada qual possui sua aplicação específica e consequências derivantes.
Da mesma forma que existe um reforço, existem os punidores. No que se refere à punição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É chamada de punição de remoção, quando existe a retirada de consequências agradáveis ao sujeito.
( ) Quando envolve uma cobrança aos sujeitos que se comportam de forma inadequada podemos chamar de custo de resposta.
( ) A retirada do sujeito do local a qual apresentou um comportamento inadequado para outro local, assim fazendo com que o mesmo reflita sobre seu comportamento, sozinho, por algum tempo, pode ser considerado uma punição.
( ) Alterar atividades agradáveis com menos agradáveis, fazendo que a participação das atividades agradáveis dependa da conclusão das atividades menos agradáveis é um punidor

.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) F - F - V - F.
B) V - F - F - V.
C) V - V - V - F.
D) F - V - F - V.


Solução

Alternativa correta: C) V - V - V - F. De acordo com o gabarito AVA.


A primeira sentença está correta porque descreve a punição de remoção de forma precisa. Esse tipo de punição ocorre quando se retira algo agradável ou desejado como consequência de um comportamento inadequado, com o objetivo de diminuir a probabilidade desse comportamento se repetir. Exemplo: um aluno perde privilégios, como o tempo de lazer, após se comportar mal.



A segunda sentença também está correta ao descrever o conceito de custo de resposta, que é uma técnica em que um comportamento inadequado leva a uma perda de algo de valor, como uma penalização em pontos ou a retirada de um prêmio. Essa perda serve como punição para desencorajar o comportamento indesejado.



A terceira sentença também é verdadeira ao descrever o isolamento ou time-out, uma técnica amplamente usada em situações disciplinares. Retirar o sujeito de um ambiente onde ele realiza comportamentos indesejados ou onde está envolvido em atividades agradáveis pode forçar a reflexão sobre seu comportamento e diminuir a ocorrência do comportamento inadequado no futuro.

Assuntos: Psicologia Comportamental, Psicologia da Educação, Neurociências:

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora