Disciplina: Saúde 0 Curtidas
Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem
Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem grande influência, sendo eles os responsáveis por fortalecer um comportamento. Os estímulos reforçadores podem ser divididos em reforços positivos e negativos, cada qual possui sua aplicação específica e consequências derivantes.
Da mesma forma que existe um reforço, existem os punidores. No que se refere à punição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É chamada de punição de remoção, quando existe a retirada de consequências agradáveis ao sujeito.
( ) Quando envolve uma cobrança aos sujeitos que se comportam de forma inadequada podemos chamar de custo de resposta.
( ) A retirada do sujeito do local a qual apresentou um comportamento inadequado para outro local, assim fazendo com que o mesmo reflita sobre seu comportamento, sozinho, por algum tempo, pode ser considerado uma punição.
( ) Alterar atividades agradáveis com menos agradáveis, fazendo que a participação das atividades agradáveis dependa da conclusão das atividades menos agradáveis é um punidor
.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - F.
B) V - F - F - V.
C) V - V - V - F.
D) F - V - F - V.
Solução
Alternativa correta: C) V - V - V - F. De acordo com o gabarito AVA.
A primeira sentença está correta porque descreve a punição de remoção de forma precisa. Esse tipo de punição ocorre quando se retira algo agradável ou desejado como consequência de um comportamento inadequado, com o objetivo de diminuir a probabilidade desse comportamento se repetir. Exemplo: um aluno perde privilégios, como o tempo de lazer, após se comportar mal.
A segunda sentença também está correta ao descrever o conceito de custo de resposta, que é uma técnica em que um comportamento inadequado leva a uma perda de algo de valor, como uma penalização em pontos ou a retirada de um prêmio. Essa perda serve como punição para desencorajar o comportamento indesejado.
A terceira sentença também é verdadeira ao descrever o isolamento ou time-out, uma técnica amplamente usada em situações disciplinares. Retirar o sujeito de um ambiente onde ele realiza comportamentos indesejados ou onde está envolvido em atividades agradáveis pode forçar a reflexão sobre seu comportamento e diminuir a ocorrência do comportamento inadequado no futuro.
Assuntos: Psicologia Comportamental, Psicologia da Educação, Neurociências:
Vídeo Sugerido: YouTube