Disciplina: Saúde 0 Curtidas

O conhecimento das neoplasias mieloproliferativas crônicas (NPM)

Atualizado em 15/03/2025

O conhecimento das neoplasias mieloproliferativas crônicas (NPM) sofreu grande avanço na última década graças à descoberta da mutação somática JAK2V617F, em 2005 [...]. Mais recentemente, a descoberta da mutação no gene da calreticulina ampliou ainda mais o entendimento da lesão na via JAK/STAT [...].

As NMP são doenças clonais de célula-tronco hematopoética em que há proliferação aumentada das séries mieloides com maturação eficaz, o que leva à leucocitose no sangue periférico, ao aumento da massa eritrocitária ou à trombocitose. Em geral, progridem para fibrose medular ou transformação leucêmica. [...]

A mutação JAK2V617F ocorre devido à troca da guanina pela timidina, que resulta na substituição da valina pela fenilalanina no códon 617 do gene JAK2 [...].

[...]

No fim de 2013, dois estudos observaram mutações recorrentes no éxon 9 do gene da calreticulina (CALR) em 70% dos pacientes sem JAK2 ou MPL mutados [...]. A calreticulina é uma proteína com várias funções em processos biológicos, incluindo proliferação e apoptose, e que, quando mutada, ativa a via JAK/STAT.

A mutação CALR pode ocorrer na forma de deleção de 52 pares de base (mutação tipo 1) ou de inserção de cinco pares de base (tipo 2) no éxon 9 do gene CALR, detectáveis por sequenciamento.(FLEURY, 2015).

Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir:

I – A mutação no gene JAK afeta as células germinativas e pode ser transmitida aos descendentes.

II – A nomenclatura JAKV617F é padrão para indicar mutações em genes, sendo que sempre aparece o nome do gene seguido do aminoácido original a posição em que ocorre a troca e o aminoácido que entra no lugar após a troca.

III – A mutação do gene JAK é do tipo de troca simples de nucleotídeo, enquanto as mutações que afetam o gene da calreticulina são de deleção e inserção de nucleotídeos.

IV – A inserção de 52 pares de base é mais propensa a gerar uma modificação na sequência de proteínas do que a troca de um nucleotídeo.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:

a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.


Solução

Alternativa correta: B) As afirmativas II, III e IV estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.

I - Esta afirmativa está incorreta. As mutações somáticas, como a JAK2V617F, ocorrem em células somáticas e não são transmitidas para a próxima geração, pois não afetam as células germinativas.
II - Esta afirmativa está correta. A nomenclatura de mutações geralmente segue esse padrão.
III - Esta afirmativa está correta. A mutação JAK2V617F é uma troca simples de nucleotídeo, enquanto as mutações no gene CALR podem ser deleções ou inserções.
IV - Esta afirmativa está correta. Inserções ou deleções de múltiplos nucleotídeos podem causar uma mudança na leitura do quadro (frameshift), resultando em uma proteína completamente diferente, enquanto uma troca de um único nucleotídeo pode resultar em uma mudança de aminoácido ou pode ser silenciosa.

Assuntos: Neoplasias Mieloproliferativas Crônicas, Mutação JAK2V617F, Mutação no Gene da Calreticulina

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora