Disciplina: Saúde 0 Curtidas
O manejo adequado dos sinais e sintomas em cuidados paliativos é
O manejo adequado dos sinais e sintomas em cuidados paliativos é essencial para melhorar a qualidade de vida do indivíduo. O enfermeiro deve ser capacitado para lidar com a complexidade dos sintomas que podem surgir e ser referência na assistência a esse tipo de paciente. Portanto, assinale a opção que descreve CORRETAMENTE o manejo dos sinais e sintomas em casos de
Escolha uma
A) Dispneia: o tratamento é focado nos sintomas e o tratamento é feito pelos profissionais de fisioterapia.
B) Sedação paliativa: a intensidade da sedação paliativa deve sempre ser a maior possível, para completo alívio dos sintomas.
C) Delirium: a droga mais comum é o Haloperidol, que pode ser administrado pelo próprio paciente e não necessita de muitas orientações.
D) Dor: o enfermeiro prioriza somente as intervenções não farmacológicas, pois são menos agressivas para o organismo do paciente.
E) Náusea/vômito: o enfermeiro deve realizar exame físico adequado e orientar quanto a alimentação e outras medidas de alívio
Solução
Alternativa correta: E) Náusea/vômito: o enfermeiro deve realizar exame físico adequado e orientar quanto a alimentação e outras medidas de alívio. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a E porque, no manejo de sintomas como náusea e vômito em cuidados paliativos, o enfermeiro deve adotar uma abordagem holística e cuidadosa. Primeiramente, é fundamental realizar um exame físico adequado para identificar possíveis causas subjacentes dos sintomas, como obstruções intestinais ou efeitos colaterais de medicamentos. Esse diagnóstico clínico direciona a escolha do tratamento, que pode incluir medidas farmacológicas e não farmacológicas.
Além disso, o enfermeiro tem o papel de orientar o paciente e a família sobre medidas de alívio, como ajustes na alimentação (evitar alimentos gordurosos, por exemplo), o uso de antieméticos e técnicas para melhorar o conforto do paciente. Essas orientações visam melhorar a qualidade de vida do paciente, minimizando os efeitos do sofrimento causado pela náusea e pelo vômito.
As outras alternativas estão incorretas por não descreverem de forma completa ou precisa o manejo adequado desses sintomas. Por exemplo, no caso da sedação paliativa (alternativa B), a sedação não deve ser excessiva e deve ser ajustada conforme a necessidade do paciente, com o objetivo de aliviar sintomas, mas sem comprometer a qualidade de vida. Já em relação à dor (alternativa D), o manejo deve incluir tanto intervenções farmacológicas quanto não farmacológicas. Assim, a alternativa E é a que apresenta a abordagem mais adequada e precisa para o manejo de náuseas e vômitos em cuidados paliativos.
Assuntos: Enfermagem, Farmacologia, Cuidados Paliativos
Vídeo Sugerido: YouTube