Disciplina: Saúde 0 Curtidas

O número de casos novos de Aids está diminuindo no mundo, mas no

Atualizado em 29/11/2024

O número de casos novos de Aids está diminuindo no mundo, mas no Brasil preocupa o crescimento da doença entre os jovens. É o que mostra o relatório anual da Unaids, programa das Nações Unidas sobre HIV. [...] os números do relatório do Unaids mostram: a cada três pessoas infectadas em todo o mundo, uma tem entre 15 e 24 anos. No Brasil, a preocupação é com os garotos de 15 a 19 anos. O número de casos, nessa faixa etária, aumentou 53% de 2004 a 2013. [...]”

Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2016. (Fragmento)

O texto relata um crescimento na incidência da transmissão do vírus HIV, sendo que essa doença também é conhecida por causar outras infecções oportunistas pois o vírus infecta:

Escolha uma:

A) os neurônios, células do sistema nervoso.
B) as células de Sertoli, presentes nos testículos.
C) os linfócitos T4, células do sistema imune. Correto
D) as células de Leydig, presentes no sistema reprodutor masculino.
E) as células tronco.


Solução

Alternativa correta: C) os linfócitos T4, células do sistema imune. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa c) os linfócitos T4, células do sistema imune é a correta, pois o HIV infecta principalmente as células T CD4+ (também chamadas de linfócitos T4), que são uma parte crucial do sistema imunológico. Essas células ajudam a coordenar a resposta imune do corpo, ativando outras células do sistema imunológico, como as células B e as células citotóxicas T, para combater infecções. Ao infectar e destruir essas células, o HIV compromete a capacidade do sistema imunológico de se defender adequadamente, tornando o indivíduo vulnerável a várias infecções oportunistas.



O HIV se liga a essas células T4 por meio de um receptor específico chamado CD4 na superfície das células, o que permite que o vírus entre na célula e se replique. Com o tempo, à medida que o HIV se multiplica e destrói os linfócitos T4, o número dessas células no sangue diminui drasticamente. Isso resulta em um enfraquecimento progressivo do sistema imunológico, conhecido como imunossupressão, que é característico da infecção pelo HIV.



Portanto, o fato de o HIV atacar especificamente os linfócitos T4 é o principal motivo pelo qual ele pode causar a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), uma condição em que o sistema imunológico fica gravemente debilitado, tornando a pessoa mais suscetível a infecções e algumas doenças, conhecidas como infecções oportunistas. Esse enfraquecimento do sistema imunológico é o que torna o HIV tão perigoso a longo prazo, e é exatamente por isso que a alternativa c é a resposta correta.

Assuntos: Biologia, Saúde Coletiva, Educação em Saúde

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora