Disciplina: Saúde 0 Curtidas
O sistema nervoso autonômico influencia túnica e reflexamente
O sistema nervoso autonômico influencia túnica e reflexamente o sistema cardiovascular, uma vez que, tanto a noradrenalina como a acetilcolina liberadas no coração, modificam o débito cardíaco por alterar a força de contração das fibras miocárdicas e a frequência cardíaca. Nos vasos de resistência da circulação sistêmica, a liberação de noradrenalina modifica o estado contrátil do músculo liso vascular e, assim, a resistência vascular periférica. Além disto, o simpático pode exercer efeito trófico sobre as células musculares lisas e miocárdicas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os efeitos reflexos nervosos no organismo.
a) É uma resposta voluntária do organismo a um estímulo, e pode ser definida como uma alteração indetectável no ambiente.
b) O reflexo faz parte de um mecanismo de desordem do próprio corpo do indivíduo, observado quando a temperatura externa do corpo aumenta.
c) Se a informação do centro de integração for transmitida no sistema vascular em vez de nas fibras nervosas, o mensageiro é um hormônio.
d) A maioria das células do corpo humano tendem a ser células excretoras, mas as mais suscetíveis à infecção são as células neuronais e glandulares.
e) O resultado do reflexo é apenas o relaxamento do tecido neuronal. O caminho ou arco reflexo é estabelecido quando o receptor é estimulado.
Solução
Alternativa correta: C) Se a informação do centro de integração for transmitida no sistema vascular em vez de nas fibras nervosas, o mensageiro é um hormônio. De acordo com o gabarito AVA.
No contexto do sistema nervoso autônomo e sua influência sobre o sistema cardiovascular, os efeitos reflexos podem ser mediados tanto por neurotransmissores como a noradrenalina (liberada pelo sistema simpático) e a acetilcolina (liberada pelo sistema parassimpático) quanto por hormônios.
Quando a informação é transmitida através do sistema nervoso, ocorre uma resposta rápida e direta, geralmente mediada por neurotransmissores. No entanto, quando a informação é transmitida através do sistema vascular, geralmente na forma de hormônios, isso ocorre quando a resposta necessária é mais lenta e prolongada.
Portanto, a alternativa correta indica que se a informação do centro de integração (como o sistema nervoso autônomo) for transmitida através do sistema vascular, em vez de nas fibras nervosas, o mensageiro envolvido seria um hormônio, não um neurotransmissor. Isso está alinhado com o conceito de efeitos reflexos mediados hormonalmente.
Assuntos: Sistema Simpático e Parassimpático, Sistema Nervoso Autônomo
Vídeo Sugerido: YouTube