Disciplina: Saúde 0 Curtidas
Um paciente encontra-se na sala cirúrgica, sendo preparado para ser
Um paciente encontra-se na sala cirúrgica, sendo preparado para ser submetido à hemorroidectomia aberta devido à doença hemorroidária grau III.
Uma vez optado por realizar bloqueio do nervo pudendo e sedação como modalidade anestésica, assinale a opção que não está indicada, devido ao risco do aumento de toxicidade.
a) Bupivacaína + lidocaína.
b) Bupivacaína lipossomal + lidocaína.
c) Bupivacaína + lidocaína com adrenalina.
d) Bupivacaína + lidocaína lipossomal.
Solução
Alternativa correta: b) Bupivacaína lipossomal + lidocaína. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta, alternativa b) Bupivacaína lipossomal + lidocaína, não está indicada devido ao risco de aumento de toxicidade quando combinadas. Ambos os anestésicos locais, bupivacaína e lidocaína, têm diferentes perfis de ação e metabolismo. A bupivacaína lipossomal é uma formulação de bupivacaína que pode prolongar a duração da anestesia local devido à sua liberação gradual, enquanto a lidocaína é mais rápida em sua ação.
A combinação desses dois agentes pode aumentar o risco de toxicidade sistêmica, especialmente quando administrados em altas doses ou em pacientes com função hepática comprometida. A toxicidade dos anestésicos locais pode manifestar-se como sintomas neurológicos, cardiovasculares e até mesmo convulsões, dependendo da quantidade e da velocidade de absorção no organismo.
Portanto, evitar a combinação de bupivacaína lipossomal e lidocaína durante um bloqueio do nervo pudendo é essencial para minimizar o risco de toxicidade sistêmica. Em vez disso, o uso de um único agente anestésico local, na dose apropriada, é preferível para garantir a segurança do paciente durante o procedimento cirúrgico.
Assuntos: Bupivacaína lipossomal, Lidocaína, Toxicidade de anestésicos locais
Vídeo Sugerido: YouTube