Disciplina: Saúde 0 Curtidas
Um senhor de 55 anos está em acompanhamento no Programa de Saúde
Um senhor de 55 anos está em acompanhamento no Programa de Saúde da Família. Ele é diabético há alguns anos e, como viveu em várias cidades, fez até agora um tratamento irregular. Nega beber em excesso e fumar, é sedentário e tem dois irmãos que também são diabéticos.
Possui antecedentes de cirurgia de catarata e cardíaca. Em consultas recentes com neurologista e oftalmologista, revelou-se neuropatia e pequenos aneurismas nas retinas. O exame físico mostra índice de massa corpórea de 33 kg/m2 , PA de 160 × 100 mmHg e circunferência abdominal de 110 cm. Laboratorialmente, detecta-se glicemia de jejum de 155 mg/dL, hemoglobina glicada de 8,5%, triglicérides de 320 mg/dL e microalbuminúria de 200 mg/dia.
Ao discutir o caso com alunos que têm estágio didático nesta unidade, o médico explicou que na fisiopatologia das inúmeras complicações apresentadas por este paciente, é provável o encontro de HDL-colesterol (em mg/dL) com:
a) Valor superior a 40 e aumento do nível sérico de insulina.
b) Valor inferior a 40 e bloqueio da via de aldose redutase.
c) Valor inferior a 40 e resistência à ação da insulina nos tecidos muscular, adiposo e hepático.
d) Valor superior a 40 e apoptose de células beta do pâncreas.
e) Valor inferior a 40 e aumento da conversão de sorbitol em glicose.
Solução
Alternativa correta: D) Valor superior a 40 e apoptose de células beta do pâncreas. De acordo com o gabarito AVA.
Quando o HDL-colesterol está em um valor superior a 40 mg/dL, isso indica um perfil lipídico mais favorável. No entanto, na fisiopatologia das complicações apresentadas pelo paciente, a apoptose (morte) das células beta do pâncreas é um fator importante.
A apoptose das células beta leva a uma diminuição progressiva da produção de insulina, contribuindo para o agravamento do quadro de diabetes e suas complicações, como neuropatia, retinopatia e nefropatia.
Assuntos: HDL-colesterol, Fisiopatologia
Vídeo Sugerido: YouTube