Disciplina: Sociologia 0 Curtidas
A educação está em todos os lugares, casas (famílias), indústrias,
A educação está em todos os lugares, casas (famílias), indústrias, escolas, instituições esportivas, hospitais, em todos os cantos do mundo. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ensinar não é disseminar conhecimento, mas criar possibilidades para a produção ou construção do conhecimento. ( ) Neste contexto, deve-se entender a educação é como um progresso de uma crença da política via institucional para a solução pacífica dos inevitáveis conflitos sociais. ( ) as famílias, por sua vez, empoderadas e conscientes das deficiências e de seus direitos e responsabilidades, podem trabalhar com informações e ideias e participar das tomadas de decisões, contribuindo assim para a mudança de hábitos. ( ) Entende-se que a escola é ensino exclusivo, independentemente de sua origem social, país ou etnia de origem.
Alunos com necessidades educacionais podem ser representados um enfraquecimento da regulamentação disciplinar. A sequência CORRETA
A)F, F, F, F.
B)V, V, V, V.
C)V, F, V, F.
D)F, V, F, V
Solução
Alternativa correta: C)V, F, V, F. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é V, F, V, F, pois a análise das sentenças revela que a primeira e a terceira proposições são verdadeiras, enquanto a segunda e a quarta são falsas.
A primeira proposição é verdadeira porque, de acordo com teorias construtivistas da educação, ensinar não é apenas transmitir conhecimentos prontos, mas criar condições para que o aluno seja capaz de construir seu próprio aprendizado. Esse processo envolve o desenvolvimento de habilidades críticas e a capacidade de formular ideias, o que implica uma postura ativa e dinâmica do educador.
A terceira proposição também é verdadeira, pois a participação da família no processo educacional é fundamental para o sucesso do aluno. Quando as famílias se tornam mais conscientes de seus direitos e responsabilidades, elas podem atuar diretamente na promoção de mudanças positivas, influenciando o desenvolvimento educacional dos filhos e contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais efetivo. Já as proposições segunda e quarta são falsas, pois envolvem concepções limitadas e errôneas sobre o papel da educação, como a ideia de que ela deve ser exclusivamente institucional ou que alunos com necessidades educacionais especiais representam um enfraquecimento das regras disciplinares.
Assuntos: Educação, Psicologia da Educação, sociologia da Educação
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