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Sociologia

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Exibindo questões de 1 a 100.

Conforme Goyard-Fabre (2003, p. 205), “O ponto de partida da tese

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Conforme Goyard-Fabre (2003, p. 205), “O ponto de partida da tese de Tocqueville é a constatação que ele já fizera em sua juventude: a democracia, que tende a igualar as condições em todo lugar, ‘corre como uma torrente’ num crescente ‘irresistível’”.

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A igualdade de condições legais, culturais e políticas, por exemplo, tende a produzir sociedades mais homogêneas.

PORQUE

II. Corre-se o risco de emergir uma ‘tirania da maioria” em uma democracia.

A ___________ pressupõe um regime político no qual a condução dos

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A ___________ pressupõe um regime político no qual a condução dos afazeres da sociedade seja definida pelos cidadãos, agindo diretamente neste processo de tomada de decisões ou por meio de representantes eleitos para tal finalidade. Assim, o estabelecimento de processos eleitorais regulares, de mecanismos de participação popular, de partidos políticos e da observância da vontade majoritária são, certamente, requisitos fundamentais para uma democracia.

A gestão do conhecimento deve centrar-se em três aspectos principais

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A gestão do conhecimento deve centrar-se em três aspectos principais:

1) foco nos ativos intangíveis;

2) converter essa gestão em algo explícito e factível, incentivando a participação de todos; e

3) criar formas de facilitação e compartilhamento de aprendizados, saberes e experiências.

Existem muitos modelos de gestão do conhecimento, entre eles, está o modelo de Capitais do Conhecimento, onde os diversos capitais de uma organização são gerenciados de modo constante e efetivo para que haja a gestão do conhecimento organizacional. Quanto mais harmônica e simbiótica for a interação entre esses capitais, maior será o potencial de geração de conhecimento, inovação e inteligência empresarial da organização.

Analise o excerto a seguir: A ____________ é o principio norteador da

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Analise o excerto a seguir: A ____________ é o principio norteador da investigação cientifica, contribuindo não apenas para a elaboração de pesquisas mais bem executadas, mas também para que os cientistas mantenham um elevado nível de __________ com seus projetos experimentais.

O ethos da ciência é o conjunto de princípios éticos ou normas sociais

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O ethos da ciência é o conjunto de princípios éticos ou normas sociais que norteia toda a comunidade científica. Esses princípios são conhecidos como Normas de Merton. No entanto, existem também as chamadas contranormas, que são atitudes as quais não se esperam de uma comunidade científica. Algumas dessas normas opostas às da ciência são facilmente identificáveis em exemplos de pseudociência.

Carvalho apud Haydt (2010) destaca que os métodos

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Carvalho apud Haydt (2010) destaca que os métodos podem ser classificados em três tipos básicos. Estes tipos determinam as formas de interação que serão privilegiadas na construção do conhecimento.

Os meios de produção passariam a ser do Estado e não mais da burguesia

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Os meios de produção passariam a ser do Estado e não mais da burguesia, ou seja, haveria expropriação destes meios e uma ditadura temporária após o golpe deveria ser estabelecida e quando todos os meios de produção estivessem nas mãos do Estado seria iniciado o Comunismo.

Ocorre um desgaste que é gerado pelos desvios do interesse público

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Ocorre um desgaste que é gerado pelos desvios do interesse público e tornando-se cotidianamente presente em nossas percepções, seja por meio de notícias de corrupção, serviços públicos falhos, disputas partidárias improdutivas, entre outras e o combate a tais percepções se encontra justamente no reforço da consciência política e não em sua recusa. Pensando no desgaste causado, percebemos um aumento do interesse a assuntos relacionados sujeitos a considerações políticas.
Sobre o desgaste gerado bem como o aumento do interesse por questões consideradas políticas, analise as afirmações a seguir:



I - O aumento do interesse nos assuntos comunitários e do sentimento de pertencimento a um grupo social amplo eleva o zelo e a responsabilidade sobre a condução da política.

II - Nos permite perceber que os diversos domínios de nosso cotidiano estão sujeitos a considerações políticas.

III - O trabalho, o lazer, os costumes e hábitos desconstroem práticas sociais para o funcionamento político, entretanto influenciam a organização política de uma comunidade.

IV - Nosso cotidiano está sujeito a considerações políticas, seja em função da existência de leis e regulamentos aplicáveis a um tema ou da atuação direta do Estado

Formas violentas de tratamento a determinados grupos

Av1

Formas violentas de tratamento a determinados grupos sociais específicos de nossa população, denominados anteriormente, selvagens e hoje os mais pobres e os negros, não é apenas uma pauta do passado. A mídia possui um papel importante na difusão de ideias de que bandidos devem morrer, não existe um esclarecimento sobre quem possa ser esse "bandido", qual é a sua história de vida, a qual sistema de violência, seja do Estado ou da Sociedade, também foi vítima e que tipo de tratamento recebe ou possa receber na prisão. Há que se discutir e caminhar para uma solução de forma humanizada o problema da criminalidade, atacando suas causas, as desigualdades sociais, acesso ao trabalho, moradia, educação e o respeito ao direitos humanos.



Existe uma memória latino-americana atravessada por crimes contra a humanidade e baseado nesse contexto, analise as afirmações a seguir:



I - O tráfico de escravos e a escravidão, foram perpetuados por séculos no Brasil para sustentar nossa economia agrário-exportadora.

II - Barbáries perpetuadas contra negros eram justificadas pela ideia de que esses não eram homens, e sim animais.

III - Os negros não pertenciam à “humanidade”, portanto não podiam nem mesmo ser tratados como súditos, apenas como animais.

IV - O genocídio contra os negros deixou de ocorrer no Brasil.

O módulo de referência de que trata a NBR 9050 tem dimensões de 1,20

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O módulo de referência de que trata a NBR 9050 tem dimensões de 1,20 x 0,80 m. Apesar de essa área se referir ao espaço determinado para a ocupação de uma cadeira de rodas (motorizada ou não), a largura mínima para a passagem de duas cadeiras de rodas com deslocamento em linha reta é de 1,50 m.

Na sociologia, assim como em todos os campos do conhecimento

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Na sociologia, assim como em todos os campos do conhecimento, os conceitos são necessários para o desenvolvimento da ciência. Sobre esses importantes conceitos sociológicos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:

COLUNA I

1. Imaginação sociológica
2. Observação participante
3. Consumo coletivo
4. Democracia
5. Assimilação
6. Autoridade

COLUNA II

( ) A observação participante é um método de pesquisa amplamente utilizado na antropologia e na sociologia, no qual o pesquisador participa das atividades de um grupo ou comunidade que esteja sendo estudado.
( ) A imaginação sociológica é a aplicação do pensamento imaginativo para formular e responder às questões sociológicas. Na imaginação sociológica o indivíduo se imagina afastado das rotinas familiares da vida cotidiana.
( ) Democracia é um sistema político que prevê a participação dos cidadãos na tomada de decisões políticas, geralmente através da eleição de representantes do governo.
( ) Assimilação é a aceitação de um grupo minoritário por uma população majoritária, na qual o grupo assume os valores e as normas da cultura dominante.
( ) Autoridade é o poder legítimo que uma pessoa ou um grupo mantém sobre uma pessoa ou um grupo. O elemento da legitimidade é vital e é o principal meio através do qual se distingue do conceito mais geral de poder. Com ela o poder pode ser exercido pelo uso da força ou da violência.
( ) Consumo coletivo é o conceito empregado por Manuel Castells em referência ao processo de consumo de mercadorias comuns promovidos pela cidade, como por exemplo, as atrações de lazer.

Émile Durkheim ministrou o primeiro curso de Sociologia criado em uma

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Émile Durkheim ministrou o primeiro curso de Sociologia criado em uma universidade francesa e, em sua aula inaugural em Bordeaux, deixou claro que tinha a consciência de estar encarregado de ensinar uma ciência nova e que só contava com um pequeno número de princípios estabelecidos, e pensava, como professor, em ir fazendo a ciência à medida em que ensinava. Sobre o pensamento sociológico de Durkheim, analise as afirmativas abaixo:

I. Sobre fato social, Durkheim diz que é toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma determinada sociedade, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.

II. Para dar exemplo de fatos sócias, Durkheim afirma que quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão... pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes... Assim também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas religiosas; existindo antes dele, é porque existem fora dele. O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais etc, funcionam independentemente do uso que delas faço...

III. Sobre Consciência Coletiva, diz Durkheim que o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua vida própria; poderemos chamá-lo: consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem por substrato um órgão único; é, por definição, difusa em toda extensão da sociedade.

IV. Durkheim se justifica afirmando que tratar os fatos sociais como coisa significa classificá-los nesta ou naquela categoria do real, é observar em relação a eles uma certa atitude mental. Seu estudo deve ser abordado a partir do princípio que se ignora completamente o que são, a priori, e as suas causas.

V. Para Durkheim a solidariedade social é um fenômeno moral que por si mesmo não se presta à observação exata e nem à medida?... é preciso substituir o fato interno que nos escapa por um fato exterior que simbolize... e este símbolo visível é o direito.

Classes sociais e status são dois temas que ocupam boa parte

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Classes sociais e status são dois temas que ocupam boa parte das teorias sociológicas, notadamente por ser uma maneira de estratificação social. Os teóricos clássicos contribuem para o entendimento desses conceitos. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:

COLUNA I

1. Max Weber
2. Karl Marx
3. Émile Durkheim

COLUNA II

( ) Em sua teoria, o status refere-se às diferenças existentes entre os grupos sociais quanto à honra ou ao prestígio social conferido pelos demais. O status passou a ser expresso por meio dos estilos de vida das pessoas.
( ) Para ele, existe uma relação de exploração entre as classes, num modelo compreendido por ele como bipolar.
( ) Em sua teoria, as distinções de status eram resultados das divisões de classes dentro da sociedade.
( ) O seu conceito de classe teve que ser reconstruído a partir do conjunto dos seus escritos, que foram interrompidos por sua morte com a seguinte pergunta: “o que constitui uma classe?” ( ) Para esse autor, as divisões de classe originam-se não apenas no controle ou na falta de controle dos meios de produção, mas em diferenças econômicas que não possuem nenhuma relação direta com a propriedade.

De acordo com a BNCC, uma das competências específicas e habilidades

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De acordo com a BNCC, uma das competências específicas e habilidades a serem desenvolvidas pela área das ciências humanas e sociais aplicadas consiste no reconhecimento e no combate das diversas formas de desigualdade, respeitando-se os direitos humanos.

Para Paulo Jannuzzi, o processo de avaliação de políticas públicas

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Para Paulo Jannuzzi, o processo de avaliação de políticas públicas tem como finalidade aprimorar a gestão das intervenções buscando maior eficiência, eficácia e efetividade.

A esse respeito, estabeleça a correspondência entre as dimensões listadas a seguir e suas respectivas definições.

1. Eficiência
2. Eficácia
3. Efetividade

( ) Dimensão relacionada à verificação dos efeitos de médio e longo prazo sobre os beneficiários e a sociedade, atribuíveis direta ou indiretamente a um programa.
( ) Dimensão relacionada ao custo para alcançar os resultados de um programa, podendo ser medida por indicadores de custeio da produção dos resultados.
( ) Dimensão relacionada ao cumprimento dos objetivos explicitados em um programa, pressupondo análise de cobertura e grau de focalização do público-alvo alcançado, entre outros.

A ideologia é um dos principais conceitos que compõem a teoria

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A ideologia é um dos principais conceitos que compõem a teoria marxista, sendo uma categoria central para a análise dos modos pelos quais os sujeitos representam e interpretam a realidade e o mundo em que vivem. Na vasta obra de Karl Marx, o tema da ideologia é tratado com mais evidencia na obra escrita, em parceria com Engels, A ideologia alemã. Nela é traçado o modo como se dá a formação das ideologias e como elas interferem e orientam o modo de vida dos sujeitos em sociedade.

A abordagem metodológica descritiva permite estudar a distribuição

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A abordagem metodológica descritiva permite estudar a distribuição da frequência das doenças e dos agravos em função de variáveis ligadas ao tempo, ao espaço e à pessoa, fornecendo informações sobre o perfil epidemiológico para a adoção de práticas de saúde coletiva. Sobre essas variáveis, analise as afirmativas a seguir e identifique dentre elas as verdadeiras (V) ou as falsas (F):

( ) Variáveis ligadas ao tempo, podem ser divididas entre intervalos cronológicos, como meses e anos; e sequências cronológicas, como turno noturno e dias específicos.
( ) Variáveis ligadas as pessoas são dependentes do tempo e espaço como zoneamento da moradia e condições de moradia.
( )Variáveis ligadas ao espaço são as geopolíticas, político-administrativas e geográficas.

Considere que a Agência Reguladora X instaurou processo administrativo

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Considere que a Agência Reguladora X instaurou processo administrativo sancionador contra uma concessionária de serviço público.

Com base na situação hipotética e no disposto na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que a(o)

O pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987), foi um dos pioneiros

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O pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987), foi um dos pioneiros da análise antropológica e sociológica do Brasil. O autor fez uma leitura própria das teorias que vinham se consolidando nos Estados Unidos para pensar a questão racial. Considere as afirmações a seguir sobre a abordagem do autor:

I. Para o autor, a mestiçagem no Brasil condenou o país ao subdesenvolvimento, pois acreditava que era preciso uma nação só de brancos para a industrialização.

II. No Brasil, conforme mostrou Freyre, a monocultura latifundiária foi a principal responsável pelas dificuldades sociais e econômicas do país.

III. Gilberto Freyre reproduziu as teorias racialista dos antropólogos estrangeiros, apontando para a necessidade de branquear a população brasileira para possibilitar o desenvolvimento social e econômico.

Na perspectiva __________a natureza significa a totalidade do mundo

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Na perspectiva __________a natureza significa a totalidade do mundo que rodeia o ________, com ________ físicos naturais no conceito assemelhado à _______, sendo a natureza o ponto de partida da história e sobre a natureza assentam-se as __________ das pessoas, pois na concepção marxista o trabalho define o homem e o torna __________ em sua espécie.

"Não são propriamente as características sexuais, mas a forma como

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"Não são propriamente as características sexuais, mas a forma como essas características são representadas ou valorizadas, aquilo que se diz ou se pensa sobre elas, que vai constitui r efetivamente o que é masculino ou feminino em determinado momento histórico. Para que se compreenda o lugar e as relações de homens e mulheres num a sociedade importa observar não exatamente seus sexos. O debate vai se constituir, então, através de uma nova linguagem, n a qual gênero será um conceito fundamental."

LOURO, Guacira L. A construção escolar das diferenças. In: ______. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 57- 86.



Sobre o conceito de gênero, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:

( ) Sexo se refere às categorias inatas do ponto de vista biológico, ou seja, algo relacionado com feminino e masculino; o gênero diz respeito aos papeis sociais relacionados com a mulher e o homem.
( ) Toda sociedade é marcada por diferenças de gênero, havendo, ainda, grande variação dos papeis associados em função da cultura e do tempo em que se vive.
( ) Gênero se refere apenas à aspectos físicos ou biológicos, ou seja, uma pessoa se reconhece como homem ou mulher devido seu sexo biológico, que determina o papel que ambos irão ocupar em uma sociedade.

Karl Marx também produziu uma ruptura no campo do conhecimento

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Karl Marx também produziu uma ruptura no campo do conhecimento na medida em que questionou a possibilidade de uma essência humana inalterável, afirmando que cada momento histórico produz um ser humano com uma determinada consciência social. Nesse sentido, é correto afirmar que, para Marx

Considerando o pensamento de Gramsci, assinale a alternativa com

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Considerando o pensamento de Gramsci, assinale a alternativa com o termo que se relaciona com o conteúdo da tirinha apresentada.

A partir do pensamento de Bauman, considere a única alternativa

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A partir do pensamento de Bauman, considere a única alternativa correta, para a definição do termo: vida líquida, como um desafio para pensar a ética nos contextos educativos:

"Em seu método, Marx fala de homens em relação a sua forma de produção

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"Em seu método, Marx fala de homens em relação a sua forma de produção da vida. Com isso rompe com a antologia de que o ponto de partida para a transformação da sociedade é a mudança do indivíduo. Para ele não há mudança sem mudar as relações sociais. Para Marx as categorias econômicas são apenas abstrações das relações reais e perduram enquanto perdurarem tais relações. Os homens produzem mercadorias, daí produzem ideias (categorias), ou seja, expressão abstrata das relações materiais, ou melhor: os homens produzem mercadorias, daí produzem ideias que são as categorias abstratas das relações sociais. As categorias são produtos históricos e transitórios".

Marx e Engels apresentaram o materialismo histórico-dialético como o método adequado para análise da vida social e de suas contradições. Nessa perspectiva, analise as afirmações que se seguem.

I. A vida material determina a consciência.
II. A economia é a base de toda a vida social.
III. A luta de classes é o motor da história da humanidade.

O materialismo dialético como paradigma revela também

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O materialismo dialético como paradigma revela também um posicionamento crítico frente aos fenômenos sociais. Esse paradigma apresenta características diferentes dos demais, uma vez que considera fundamentalmente as relações sociais e econômicas como fatores determinantes para a análise dos fenômenos.

Sobre esse paradigma, analise as afirmativas a seguir e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Para o materialismo dialético, o mundo material está em constante movimento e mudança, sendo essa uma das características principais da matéria.
( ) No materialismo dialético, a história não é fator importante uma vez que se a matéria existe de maneira independente, esse fato é a-histórico.
( )Nesse paradigma, só existe uma maneira de testar um argumento científico: verificando sua refutabilidade empírica.
( ) Dentre os paradigmas apresentados, o materialismo dialético é o único que considera a história como fator determinante para o desenvolvimento dos fenômenos, valorizando o papel da contradição.

O ecomarxismo ou ecossocialismo surgiu em meados da década de 1960 na

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O ecomarxismo ou ecossocialismo surgiu em meados da década de 1960 na Europa e na Austrália. Trata-se de uma ideologia que alia as ideias marxistas com as ideias do socialismo, da ecologia, da política verde e da alterglobalização.

A esse respeito, analise as asserções a seguir, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa correspondente.

( ) O ecomarxismo ou ecossocialismo também é chamado de socialismo verde ou ecologia socialista, sendo essa uma corrente de fácil caracterização pela uniformidade de autores e posicionamentos alinhados.
( ) O ecomarxista ou ecossocialista acredita que a dinâmica competitiva imposta pelo capitalismo é a principal responsável pela crise ambiental.
( ) Para o ecomarxista é condição necessária refletir acerca das relações de poder e do trabalho.
( ) Os ecomarxistas ou ecossocialistas que são, em geral, bastante ortodoxos não compatibilizam com a dinâmica capitalista pelo acúmulo nas mãos de um pequeno grupo. Para eles, esse fato acaba gerando conflito de interesses entre as classes sociais e oportuniza tanto a pobreza quanto os desastres ecológicos, entre outros.

O Estado _______, com um mínimo de interferência na vida social

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O Estado _______, com um mínimo de interferência na vida social, trouxe, de início, alguns inegáveis benefícios: houve progresso econômico acentuado, criando-se condições para a revolução industrial; o ________ foi valorizado, despertando-se a consciência para a liberdade humana [...]. Mas, em sentido contrário, [...] impedindo o Estado de proteger os menos afortunados, foi a causa de uma crescente _______. Os termos que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente:

O socialismo libertário ou libertarismo de esquerda trata-se de uma

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O socialismo libertário ou libertarismo de esquerda trata-se de uma filosofia política que rejeita a noção do socialismo como controle centralizado da economia por meio do Estado, propondo uma sociedade livre de hierarquia coercitiva (obrigatória).

O sistema capitalista constituiu-se a partir do final do século XV

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O sistema capitalista constituiu-se a partir do final do século XV e início do século XVI, sendo em grande parte consolidado pela crise do feudalismo e pela expansão comercial marítima europeia. Esse sistema primeiramente se estruturou em um viés mercantilista, pautado na intensiva busca por matérias-primas e minérios, bem como nas trocas comerciais, período chamado de Capitalismo Comercial. Posteriormente, com as revoluções industriais, esse sistema estruturou-se na forma do Capitalismo Industrial até alcançar uma nova forma no início do século XX, o Capitalismo Financeiro.
A grande questão é que, embora exista um debate fervoroso entre os defensores e os críticos do Capitalismo, esse sistema apresenta alguns problemas estruturais em sua concepção. É claro que apontar tais problemas não significa necessariamente se opor ao sistema em si, uma vez que muitos capitalistas, inclusive, também fazem críticas ao sistema, geralmente no sentido de sugerir diferentes formas de comportamento para que ele funcione.

A respeito dessas afirmações, analise as afirmativas a seguir:

I - O antagonismo entre capital e o trabalho, a presença de elementos monopolísticos e a não solução da justiça social são apontados por especialistas como sendo as principais falhas do sistema.
II - A qualidade mais relevante do sistema capitalista são os ganhos de produção decorrentes da alocação dos fatores de modo eficiente.
III - A busca pelo lucro é o motor pela eficiência na alocação dos recursos produtivos, não sendo atribuído a busca constante pelo aperfeiçoamento da produtividade.

A “Crise de 1929”, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi

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A “Crise de 1929”, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior oscilação econômica que o capitalismo já sofreu em sua história, abalando inclusive os alicerces do liberalismo clássico que o regia.
Esta crise teve início em meados de 1929, e teve como epicentro os Estados Unidos. Ela espalhou-se por todas as economias capitalistas, perdurou por cerca de uma década e teve amplos desdobramentos (sociais, políticos, etc).

As principais causas da crise de 1929 estão ligadas a desregulamentação quase total da economia, o que permitiu uma superprodução, principalmente de gêneros alimentícios e produtos industriais.

Contudo, a capacidade de consumo da população não absorvia esse crescimento, gerando grandes estoques de produtos.

Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - A Grande Depressão ou crise de 1929 ocorrida nos EUA é um reflexo das crises do capitalismo, segundo Marx, causadas pelo próprio capitalismo devido a superprodução.

PORQUE

II - A solução do capitalismo para aumentar seus lucros é reduzir a produção e demitir operários, uma vez que as mercadorias estão estocadas em uma quantidade maior do que o necessário, proporcionando problemas sociais.

O socialismo é um sistema politico-economico ou uma linha de

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O socialismo é um sistema politico-economico ou uma linha de pensamento criado no século XIV para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outros.

O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum. Assinale as afirmativas abaixo com V para verdadeiro e F para falso:

(V) Controle executado pelo Estado
(V) Não há distinção entre classes, pois todos são donos dos meios de produção.
(V)O direcionamento dos investimentos é proveniente de órgãos estatais
(V) Monopólio por parte do Estado
(F) O controle do mercado é desempenhado pela livre concorrência e a competição

O neoliberalismo propõe uma desregulamentação da economia (controles

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O neoliberalismo propõe uma desregulamentação da economia (controles públicos menos rígidos das atividades econômicas), a privatização das empresas estatais como as usinas de energia, as indústrias de base, a construção e administração de estradas, a administração de portos e até parte de setores de fundamental interesse público como saúde e educação. Segundo o neoliberalismo, ao enxugar os gastos com políticas sociais e obras públicas, o governo tende a diminuir os impostos e estimular as atividades produtivas. Portanto, o livre funcionamento do mercado, sem controles inibidores do Estado, é o caminho para a elevação da produção e, consequentemente, geração de emprego e de renda, acarretando efeitos sociais positivos. Com base na teoria neoliberal, analise as afirmativas a seguir:

I - Para os neoliberais, se um Estado apresenta resultados econômicos deficitários, ele deve reduzir as despesas públicas para alcançar o superávit fiscal, já que esse resultado econômico pode ser direcionado para o pagamento da dívida pública e o melhoramento do ambiente fiscal e econômico.
II - Entre os neoliberais, existe um consenso em deixar as empresas que são classificadas como monopólio técnico ou natural totalmente sob os cuidados do setor privado, uma vez que as inovações técnicas e a concorrência poderiam, depois de algum tempo, reduzir os custos ligados a este tipo de monopólio.
III - Não há um consenso sobre os resultados trazidos pelas políticas neoliberais adotadas recentemente, ao redor do mundo, o que reforça a atualidade da Economia Política para a compreensão das questões que afetam o nosso cotidiano.

No governo Lula da Silva, percebeu-se um investimento no setor de

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No governo Lula da Silva, percebeu-se um investimento no setor de transporte, devido sua condição necessária para à circulação de capital, realizados através de intervenção estatal, inferindo positivamente no volume do emprego e na demanda efetiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico-social por meio do programa de aceleração do crescimento (PAC). A importância desse investimento em infraestrutura é destaca pelo economista Ignácio Rangel ao afirmar que o desenvolvimento brasileiro depende, em grande parte, da transferência de recursos ociosos da iniciativa privada para setores retardatários. Assim, com esse investimento é possível fomentar um efeito multiplicador (efeito circular) interno que repercutirá positivamente na economia e na sociedade. Trata-se de uma reelaboração da teoria da demanda efetiva de Keynes aplicada à realidade brasileira. Tomando como base o modelo keynesiano aplicado à realidade brasileira, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. No cenário brasileiro, o estímulo do gasto público sobre a renda nacional amplifica o consumo agregado da economia através do efeito multiplicador.
PORQUE
II. Com a ampliação da capacidade de gasto do Estado financiada pela diminuição da carga tributária para grupos sociais economicamente privilegiados, os salários dos serviços seriam reajustados de forma real e haveria uma ampliação dos serviços públicos em saúde moradia e infraestrutura.

Imagine um mercado de limões. O preço do limão é determinado de acordo

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Imagine um mercado de limões. O preço do limão é determinado de acordo com a oferta e a demanda. Se a oferta aumenta, o preço cai. Se a oferta diminui, o preço sobe. Digamos que o preço de equilíbrio seja quatro reais o quilo. Para esse preço, não existe excesso nem de oferta, nem de demanda. Suponhamos agora que o governo, para favorecer os consumidores, estipule um preço de três reais o quilo. Qual será o resultado? Haverá escassez de limões no mercado. Imagine agora o contrário. O governo, para favorecer os produtores, tabele o preço do limão em cinco reais. O que vai acontecer? Haverá excesso de oferta, irão sobrar limões no mercado. Qual lição podemos tirar desse exemplo tão simples? Fácil, que os preços, salvo algumas exceções, devem se formar no mercado.
Esse exemplo, tão singelo, serve também para o mercado de trabalho? Sim, o mercado de trabalho não é muito diferente do mercado de limões. Oferta e demanda se ajustam em um preço de equilíbrio. O desemprego somente vai ocorrer se houver intervenção nesse mercado – seja do governo, seja dos sindicatos. Resumindo, o desemprego persistente tem sempre uma natureza institucional.
No século XIX, Karl Marx disse que o avanço da maquinaria, ou a substituição do homem pela máquina, gerava um excedente de desempregados, que ele chamou de exército industrial de reserva. Ou seja, o capitalismo, pela sua própria natureza, cria um contingente de trabalhadores inativos. Esse exército de desempregados faz com que os salários permaneçam baixos e inibe os trabalhadores empregados de reivindicarem aumentos.

Tomando como base essas informações, analise as afirmativas a seguir sobre os motivos que levam ao exército de reserva, segundo Marx.

I - O exército de reserva é formado pela redução de mais-valia pelo trabalhador, quando sua força de trabalho é comparada aos investimentos em máquinas e equipamentos no processo produtivo.
II - O aprofundamento das crises capitalistas causam efeitos no mundo do trabalho causando a sua reconfiguração, permitindo uma maior exploração da força de trabalho e a redução dos empregos estáveis.
III - Para Marx, o excedente da população trabalhadora supérflua se deve ao acúmulo capitalista, que ultrapassa as necessidades médias da expansão do capital.

Sobre a cidadania no período da Idade Média e na Idade moderna

Sociologia

Sobre a cidadania no período da Idade Média e na Idade moderna, na Europa, observa-se o distanciamento do sentido de cidadania ateniense para a apropriação da noção de cidadania greco-romana, colocando a participação ativa dos indivíduos na vida pública, em segundo plano. Pensando sobre a perspectiva de cidada na idade moderna, coloque V (verdadeiro) F (falso) nas afirmações a seguir:

( ) O cidadão moderno tem o direito de participar do governo de sua vida de sua cidade e de seu Estado, ser cidadão invoca um regime republicano em seu sentido universal.
( ) O cidadão moderno, mantêm sua posição de vassalo e súdito fiel aos mandos e desmando da aristocracia e do rei.
( ) Para Rousseau, a cidadania não é um presente, mas um dever de participação política na defesa do interesse geral, que é universal a todos os cidadãos, acima dos interesses particulares e individuais.
( ) A Declaração Francesa de 1789. largamente influenciada pelos pensadores da Ilustração, em especial Rousseau, também representou um marco para a questão da cidadania, postulando a liberdade individual e a igualdade de direitos entre os homens desde seu nascimento.

Escolha a alternativa que descreve, corretamente, de que forma

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Escolha a alternativa que descreve, corretamente, de que forma é construída a moral em uma sociedade:

"O estudo sobre o desenvolvimento da democracia na humanidade é um

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Leia o texto a seguir:

"O estudo sobre o desenvolvimento da democracia na humanidade é um tema penoso para os filósofos, que não escaparam às críticas, e para os estudiosos das ciências políticas pela incansável tentativa de conciliar os direitos naturais à liberdade e à igualdade. Dentre os filósofos expostos ao debate científico, Tocqueville foi um dos que aceitaram o desafio dos contratualistas para debater as questões envolvendo os dilemas da democracia, cuja questão central pode ser resumida em o que fazer para que o desenvolvimento da igualdade irrefreável não seja inibidor da liberdade podendo por isso vir a destruí-la". (CARMO, 2017)

A respeito dos pensamentos de Tocqueville sobre o regime democrático, avalie as afirmativas a seguir a V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) A igualdade de condições culturais ou políticas exprimiu à época o regime democrático que era uma tendência ampla e inevitável às sociedades.
( ) Para a constituição do ambiente democrático é necessário somente o exercício do voto, que representa a efetiva atuação política dos cidadãos, tornando-o, portanto, indispensável.
( ) O risco da tirania apontado por Tocqueville surge em função do compartilhamento de ideias e valores, expressões científicas, filosóficas ou artísticas que sendo diversificadas criam na sociedade um ambiente heterogeneizado.
( ) A compatibilidade da pluralidade em meio ao corpo social com a concepção de igualdade é estabelecida por meio do equilíbrio entre igualdade e a manutenção das liberdades individuais.

A obra de Florestan Fernandes, dentro da produção acadêmica do Brasil

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A obra de Florestan Fernandes, dentro da produção acadêmica do Brasil, é aquela que apresenta maior leque de diversificações. Desde as contribuições teóricas propriamente ditas, às discussões na área da etnografia e etnologia, do folclore, do problema educacional, da sociologia do desenvolvimento, e, especialmente, das relações interétnicas no Brasil. A preocupação de Florestan Fernandes com a dimensão política para o problema étnico, especialmente as relações negro e branco é que o coloca num nível radical na solução do mesmo. Ele não aceitava as teses tradicionais segundo as quais a solução desse problema estava embutido apenas no problema das classes sociais.

Acreditava que o problema era mais abrangente, complexo e profundo. Tomando como base esse trecho, analise as afirmativas a seguir:

I - Fernandes enaltece o mito da democracia racial por enxergar que a sociedade brasileira era diferente das outras sociedades, é menos preconceituosa, aberta à miscigenação de raças e culturas.
II - A fotografia social proposta por Fernandes em sua obra traz o bloqueio da concentração racial de renda, do prestígio social e da liberdade e igualdade, mesmo com a liberdade e igualdade dos direitos, a partir da sua abolição.
III - A contradição é um aspecto presente na obra de Fernandes ao mostrar que ao mesmo tempo em que o reconhecimento formal de direitos dos negros passa a ser uma arma de combate ao racismo, contraditoriamente, também serve como fator ideológico para justificar a sua reprodução.

As competências socioemocionais surgiram no debate de distintos

Sociologia

Leia o excerto a seguir:

As competências socioemocionais surgiram no debate de distintos campos teóricos a partir da década de 1990. Atribui-se a emergência desse debate a dois fatos principais: a proposição pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Paradigma do Desenvolvimento Humano e a publicação do Relatório Jacques Delors, organizado pela Unesco, no ano de 1996. Considerando o Relatório Delors, analise as afirmativas a seguir:

I) Aprender a conhecer.
II) Aprender a fazer.
III) Aprender a conviver.
IV) Aprender a ser.

O Paradigma do Desenvolvimento Humano consiste em uma nova forma de

Sociologia

O Paradigma do Desenvolvimento Humano consiste em uma nova forma de mensurar o desenvolvimento, que se opõe à tradicional. Essa forma tradicional citada é:

Define a educação como oportunidade primordial para preparar as pessoa

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Define a educação como oportunidade primordial para preparar as pessoas para suas escolhas e auxiliá-las a transformar suas potencialidades em competências.

Considerando as competências socioemocionais, leia o excerto a seguir:

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Considerando as competências socioemocionais, leia o excerto a seguir: Podem ser ensinadas, aprendidas e praticadas através da participação em atividades construtivas dentro e fora da sala de aula.

Considerando as cinco dimensões que servem de base para a análise da

Sociologia

Considerando as cinco dimensões que servem de base para a análise da personalidade humana, relacione essas cinco dimensões as suas descrições:

(1) Abertura a novas experiências
(2) Consciência
(3) Extroversão
(4) Amabilidade
(5) Estabilidade emocional

(a) Orientação de interesses e energia em direção ao mundo externo, pessoas e coisas.
(b) Tendência a ser aberto a novas experiências estéticas, culturais e intelectuais.
(c) Previsibilidade e consistência de reações emocionais, sem mudanças bruscas de humor.
(d) Inclinação a ser organizado, esforçado e responsável.
(e) Tendência a agir de modo cooperativo e não egoísta.

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico

Sociologia

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino. BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980

A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta

Sociologia

A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.

É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.

Tomando como base essas afirmações, analise as afirmativas a seguir:

I - O caos e a anarquia são situações oriundas da liberdade excessiva no sistema político que podem ser evitadas pela busca dos interesses pessoais dos indivíduos, igualando a um mesmo patamar “sábios governantes” e “não-sábios governados”.
II - A fragilidade da democracia está na consulta popular sobre um tema importante em que sua representatividade ocorre, pura e simplesmente, por mandatários para tomar as decisões relativas à coletividade, ao invés, também, pelo modo direto.
III - A presença da pureza e sabedoria em todos os indivíduos, segundo Platão, proporciona a racionalidade nos governantes para buscarem a ideia de justiça e, com suas virtudes, uma educação específicas para exercerem o comando de uma comunidade.

A liberdade religiosa está relacionada ao conceito de laicidade.

Sociologia

A liberdade de expressão religiosa é um direito fundamental que garante a autonomia dos indivíduos em manifestar suas crenças e praticar sua religião, de acordo com suas convicções pessoais.

Esse direito assegura que cada pessoa tenha a liberdade de professar, divulgar e compartilhar suas ideias religiosas, sem interferências ou perseguições.

Segue as alternativas da questão:

I - A crença do indivíduo no Brasil é estimulado pelo conceito de liberdade de religião por estar estruturado em um ambiente democrático.

PORQUE

II - A lei garante e protege o direito das manifestações religiosas, verbais ou escritas, mesmo em redes sociais, bem como, suas práticas religiosas, não obstante de suas práticas por estar sob margens da ética.

Mais do que ir às ruas defender uma causa, os movimentos sociais são

Sociologia

Mais do que ir às ruas defender uma causa, os movimentos sociais são grupos organizados por indivíduos da sociedade que cumprem papéis sociais relevantes para nossa democracia. Eles defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política.

Os movimentos sociais tem papel importante em quais ações, analise as afirmativas abaixo:

I – Promover interesses para ampliar a riquezas das empresas.
II – Defender direitos.
III – Preservar ou transformar uma ordem estabelecida numa determinada sociedade.

A) “Quando um bebê vai nascer, a primeira reação da humanidade, antes

Sociologia

Qual a alternativa correta? Sociologia e Antropologia, alternativas abaixo:

A) “Quando um bebê vai nascer, a primeira reação da humanidade, antes de saber se está fisiologicamente bem, é certificar a respeito do sexo, se é menino ou menina. E sobre essa base, a educação sentimental, emocional e o preparo para a vida serão radicalmente diferentes” (David Barros, sexólogo. Direção: Natgeo. Tabu América Latina/Episódio 2: “Mutação sexual”. National Geographic, 2011).

B) “Nascer com uma certa anatomia significa ter que fazer uma coisa e não fazer outra, incluindo os sentimentos, as emoções, tudo está amarrado a um sistema de gênero limitado ao qual eu vivia e sentia. E quando você U1 - Sociologia e Antropologia: um novo pensar46 vê os efeitos em termos de leis, de discriminação, você se dá conta que o fato de ser classificado como homem ou como mulher é uma justificativa para pertencer a um status social, para definir certas possibilidades” (Brigitte Bapstiste, biólogo, 46 anos. Direção: Natgeo. Tabu América Latina/Episódio 2: “Mutação sexual”. National Geographic, 2011.

Umas das análises mais profícuas sobre o capitalismo está na obra

Sociologia

Umas das análises mais profícuas sobre o capitalismo está na obra de Max Weber, conforme mostra Giddens (2012), Weber, ao observar as diferenças entre os grupos sociais chama a atenção para questões relacionadas à honra e ao prestígio social. Considere as asserções a seguir sobre alguns dos critérios de diferenciação social para Weber.

I. Weber sinaliza que as diferenciações entre os indivíduos vão além das classes sociais, e também dizem respeito a oportunidades e estilos de vida.
II. Oportunidades de vida são elementos considerados importantes por Weber no processo de diferenciação social, dizem respeito ao acesso a bens e serviços e possibilidades de consumo.
III. Weber cita o estilo de vida como um elemento importante de diferenciação social na sociedade capitalista, estilo de vida está ligado a comportamento, valores sociais e religiosos.

Considere o texto a seguir: Marx é um dos autores pioneiros na análise

Sociologia

Considere o texto a seguir: Marx é um dos autores pioneiros na análise da ___________________________, em que privilegiou a intepretação das relações entre as ___________________________. O autor demonstrou que nesse modelo de sociedade há sempre um processo de exploração, no qual o _____________________ passa por um intenso processo de ____________________, quando o capitalista consegue extrair sua mais valia. Considerando seu conhecimento sobre o trabalho de Karl Marx, analise o texto e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

As leis que tratam do meio ambiente no Brasil estão entre as mais

Sociologia

As leis que tratam do meio ambiente no Brasil estão entre as mais completas e avançadas do mundo. Até meados da década de 1990, a legislação cuidava separadamente dos bens ambientais de forma não relacionada.
Com a aprovação da Lei de Crimes Ambientais, ou Lei da Natureza (Lei Nº 9.605 de 13 de fevereiro de 1998), a sociedade brasileira, os órgãos ambientais e o Ministério Público passaram a contar com um mecanismo para punição aos infratores do meio ambiente.
A Lei de Crimes Ambientais reordenou a legislação ambiental brasileira no que se refere às infrações e punições. “Uma das maiores inovações foi apontar que a responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras da infração”, explica Luciana Stocco Betiol, especialista em Direito Processual Civil e pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
Para ela, no entanto, mais do que os avanços representados pela lei, o Brasil carece de mecanismos de fiscalização e apuração dos crimes. “O País possui um conjunto de leis ambientais consideradas excelentes, mas que nem sempre são adequadamente aplicadas, por inexistirem recursos e capacidades técnicas para executar a lei plenamente em todas as unidades federativas”, explica.

Com base nesse trecho, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) No mundo corporativo, a questão da regulamentação ambiental é vista como gasto, uma vez que implica em investimentos, reduz a competitividade e aumenta a burocracia.
( ) As tecnologias verdes e de antipoluição são benefícios ainda pouco explorados ou divulgados por parte das universidades e de engenheiros que atuam com questões ambientais.
( ) Com a responsabilidade social corporativa, somada a Lei de Crimes Ambientais, o Brasil está a um passo da regulamentação ambiental de forma plena com a adesão e prática dos empresários e do Governo.
( ) Percebe-se uma pressão das corporações e megaempresas, ao invés de proteção ambiental, através do meio político para explorar a natureza e continuar utilizar os agrotóxicos, venenos e outros tipos de produtos químicos.

Realidade virtual é uma _____________________ para aplicações

Sociologia

Realidade virtual é uma _____________________ para aplicações computacionais, em que o usuário pode navegar e _______________, em tempo real, em um ambiente ____________________ gerado por computador, usando dispositivos multissensoriais.

Leia o trecho a seguir: “Em sua versão contemporânea, o modo de

Aap3

Leia o trecho a seguir: “Em sua versão contemporânea, o modo de produção capitalista orientado por pressupostos neoliberais é responsável pelo desencadeamento de uma múltipla processualidade no mundo do trabalho.” (ENADE, 2010, p.41).

Na nossa rotina diária, muitos movimentos como levar o garfo à boca

Sociologia

Na nossa rotina diária, muitos movimentos como levar o garfo à boca ou lavar os cabelos envolvem a ativação do cotovelo, ou seja, das articulações, músculos e nervos associados a ele.
A respeito da classificação dos músculos do cotovelo e antebraço, associe a primeira coluna com a segunda coluna.

Primeira coluna
A. Flexor do cotovelo.
B. Extensor do cotovelo.
C. Pronador do antebraço.
D. Supinador do antebraço.

Segunda coluna (Músculo)
I. Braquial.
II. Supinador.
III. Tríceps braquial.
IV. Braquirradial. V. Pronador quadrado. VI. Ancôneo.

A ideia de que o Estado é o instrumento central de sustentação da

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A ideia de que o Estado é o instrumento central de sustentação da reprodução dos interesses da classe dominante foi formulada por:

Os movimentos sociais são espaços democráticos de atuação

Sociologia

Os movimentos sociais são espaços democráticos de atuação do assistente social e as novas tecnologias têm um papel importante de mobilização e acesso aos direitos. Considerando que uma das finalidades dos grupos sociais é aumentar os contatos interpessoais, algumas características se destacam para o bom funcionamento desse grupos. Entre essas características podemos citar:

Os avanços tecnológicos, o desenvolvimento de mercados financeiros

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Os avanços tecnológicos, o desenvolvimento de mercados financeiros e o fracasso de experiências de orientação socialista podem ser citados como fatores que conferem a atuação do Estado a classificação de obstáculo à lucratividade e ao aspecto global e dinâmico do capitalismo contemporânea, Sob tal perspectiva neoliberal, a atuação de agentes privados seria mais eficiente do que intervenções estatais nos setores da economia, justificando o estabelecimento de:

"Ordem e Progresso" era o lema político do positivismo. Podemos então

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"Ordem e Progresso" era o lema político do positivismo. Podemos então afirmar que:

Lendo a afirmação de Leonard Hobhouse: "Sociologia é uma ciência que

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Lendo a afirmação de Leonard Hobhouse: "Sociologia é uma ciência que tem a totalidade da vida social do homem como sua esfera", podemos afirmar que:

Leia o texto a seguir. A modernidade [...] é um fenômeno de dois gumes

Sociologia

Leia o texto a seguir.

A modernidade [...] é um fenômeno de dois gumes. O desenvolvimento das instituições sociais modernas e sua difusão em escala mundial criaram oportunidades bem maiores para os seres humanos gozarem de uma existência segura e gratificante que qualquer tipo de sistema pré-moderno. Mas a modernidade tem também um lado sombrio.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991, 2ª reimpressão, p. 16.



Com base no texto e nos conhecimentos sobre o debate a respeito da modernidade, considere as afirmativas a seguir.

I. Para Marx, a modernidade identificava-se com o capitalismo, o qual continha, em suas origens industriais, dimensões sociais potencialmente revolucionárias.
II. No momento do surgimento do industrialismo, Durkheim identificou o lado sombrio da modernidade com a possibilidade dos fenômenos da anomia social.
III. Weber compreendia o mundo moderno como aquele no qual a racionalização implicava a expansão da burocracia e dos limites que o corpo de funcionários estabelecia à autonomia individual.
IV. Para Giddens, a atual fase da modernidade, ao reduzir as possibilidades de autodestruição social, eliminou a existência da chamada “sociedade de risco”.

Dizemos que uma sociedade – e não um simples regime de governo

Sociologia

Dizemos que uma sociedade – e não um simples regime de governo – é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos. (CHAUI, 2000, p. 559)

A partir da concepção de democracia apresentada por Marilena Chaui, analise as afirmativas a seguir, bem como a relação sugerida entre elas, e assinale a alternativa correta:

I- A promoção de políticas afirmativas, por meio da criação de cotas, fortalece a percepção contemporânea de democracia no Brasil.

PORQUE

II- As cotas servem de estímulo para que alguns setores da sociedade brasileira tenham condições reais de exercer direitos previstos em lei, a exemplo da educação.

Poder é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas

Sociologia

Poder é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas para conseguir o que se deseja. Em nossas vidas, o poder traz consequências negativas ou positivas, a depender da maneira como essa colaboração do outro é obtida. Entre as consequências negativas podemos apontar a corrupção, a autocracia, o abuso moral. Quando aplicado com inteligência social e positivamente, o poder pode produzir alinhamento, senso de identidade e bem-estar entre as pessoas.

COLUNA A

COLUNA B

I. Legítimo
1. Capacidade de atender aos interesses dos outros.
II. Recompensa
2. Vem do conhecimento ou habilidade específica.
III. Coercitivo
3. Vem da posição hierárquica exercida em uma organização.
IV. Especialista
4. Possuir características pessoais que outras pessoas desejam.
V. Referência
5. Habilidade de retirar punições ou exercê-las.

No tecido sanguíneo os glóbulos vermelhos também denominados

Sociologia

No tecido sanguíneo os glóbulos vermelhos também denominados eritrócitos ou hemácias possuem a forma de um disco bicôncavo, sem organelas, anucleadas, flexíveis e contém grande quantidade de pigmentos respiratórios celulares denominados hemoglobinas, estas que dão às hemácias a cor vermelha.

Ações afirmativas são políticas resultantes de reivindicações de

Sociologia

Ações afirmativas são políticas resultantes de reivindicações de movimentos sociais que têm a ver com democracia e direitos civis. Elas são elaboradas "pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos.

(O que são ações afirmativas. Ministério da justiça e cidadania. Disponível em http://seppi.Gov.Br/assuntos/o-que-sao-acoes-afirmativas acesso em 11/12/2016)

Drucker traz algumas perguntas fundamentais para respondermos

Sociologia

Drucker traz algumas perguntas fundamentais para respondermos, de forma a nos posicionarmos em relação a nossas competências pessoais. São perguntas que podemos nos fazer a qualquer momento, de maneira a provocar uma reflexão que sirva para movimentar nossa cognição em direção à autogestão e excelência pessoal. Elas englobam nossas características pessoais, nossos valores e a forma como nos relacionamos com o trabalho, bem como que tipo de contribuição podemos prestar.

Sobre o conceito de positividade, avalie o seguinte conjunto de afirmações:

I. Precisamos avaliar constantemente quais são nossos pontos Fortes e capacidades essa avaliação é periódica nossas capacidades são dinâmicas e a qualquer momento podem ser úteis para novas configurações de negócio que surgem no mercado.
II. No século passado as pessoas iniciavam suas carreiras em organizações em busca de formação e conhecimento que não era fornecido pelas universidades. Hoje o acesso a essa informação está amplamente facilitado por meios digitais. A grande decisão de iniciar a carreira em uma corporação tem cada vez mais a ver com a decisão de nos sentirmos melhores trabalhando sozinhos ou em grupo.
III. Ao decidir por uma carreira e por nosso potencial de contribuição para a sociedade, precisamos ter horizonte de longo prazo. A construção de uma carreira de sucesso se dá etapa por etapa e saber onde queremos chegar encurta a caminhada.
IV. É fundamental realizar inventários para conhecer seus valores pessoais e avaliarmos se o modelo de carreira ou organização em que você atua e sua vida em geral estão em consonância com esses valores.

Em oposição às ideias de Adam Smith (1723-1790) filósofo e economista

Sociologia

Em oposição às ideias de Adam Smith (1723-1790) filósofo e economista britânico para quem a divisão do trabalho é tida como pura fonte da produtividade e lucratividade. Analise a relação entre as proposições 1 e 2 sobre o conceito da divisão do trabalho social para Durkheim:

I - a divisão do trabalho social gera integração atende a necessidade de ordem produz coesão e harmonia social.

PORQUE

II - produz um sentimento de solidariedade entre as pessoas.

A interpretação errônea da postura complexa de Smith, com respeito à

Sociologia

A interpretação errônea da postura complexa de Smith, com respeito à motivação e aos mercados e o descaso por sua análise ética dos sentimentos e do comportamento refletem bem o quanto a economia se distanciou da ética, com o desenvolvimento da economia moderna. Smith de fato deixou contribuições pioneiras ao analisar a natureza das trocas mutuamente vantajosas e o valor da divisão do trabalho e, como essas contribuições são perfeitamente condizentes com o comportamento humano, sem bonomia e sem ética, as referências a essas partes da obra de Smith têm sido profusas e exuberantes.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - Tratar a produção e a distribuição da riqueza apenas por ponderações matemáticas do que seria mais eficiente ou lucrativo, ou limitar o comportamento humano ao egoísmo individualista em que cada um cuida da sua vida seria um grave, mas frequente erro na compreensão do funcionamento da economia.

PORQUE

II - A ética constitui qualidade fundamental para o sistema econômico, reconhecida inclusive pelos clássicos da teoria de livre mercado.

Adam Smith (1723-1790), um dos autores clássicos do pensamento

Sociologia

Adam Smith (1723-1790), um dos autores clássicos do pensamento econômico, ressaltava o aspecto individualista do capitalismo em suas origens, argumentava que a prosperidade econômica é fundamental para a busca da felicidade humana, e deve, portanto, constituir o objetivo principal das sociedades e dos homens que as governam. O capitalismo é um modo de produção através de duas classes essenciais, os proprietários dos meios de produção: terras, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho; esses compram a força de trabalho para que suas empresas funcionem.

Sobre o capitalismo e os meios de produção, analise as afirmações a seguir, julgando-as como V (verdadeiras) ou F (falsas):

( ) o capitalismo exige que parte da população venda sua força de trabalho para conseguir se sustentar.
( ) o capitalismo tem suas origens na europa ocidental no século xviii e se tornou preponderante em todo mundo.
( ) são características básicas do capitalismo: o mercado, a propriedade privada, a venda da força de trabalho e o comportamento individualista.
( ) no capitalismo, a existência da propriedade privada, tem uma série de direitos que assegura, que alguém detenha o domínio exclusivo sobre alguma coisa.

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia

Sociologia

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, o conceito de família tem se modificado. Sobre a composição estatística das famílias brasileiras, analise as afirmativas em "V" para as que são verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:

( ) Atualmente a formação clássica ‘casal com filhos’ representa 49,9% dos domicílios, enquanto outros tipos de famílias já somam 50,1%.

( ) Existem pelo menos 60 mil famílias homoafetivas brasileiras, das quais 53,8% são formadas por mulheres.

( ) São 10,197 milhões de famílias em que só há mãe ou pai; em 37% dos lares, as mães já são as principais responsáveis pelo sustento de todos.

A respeito da definição da tipologia em pesquisas científicas, podemos

Sociologia

A respeito da definição da tipologia em pesquisas científicas, podemos afirmar:

I - O objeto a ser estudado é o assunto definido de maneira delimitada e apresentado em forma de uma questão a ser respondida pela pesquisa.
II - O tema é o assunto central, mas para que ele se torne passível de tratamento científico, precisa ser delimitado.
III - Na pesquisa, é o método que possibilita delimitar o assunto e, com isso, selecionar melhor as fontes para a obtenção de informações, tanto no início quanto no decorrer do processo.

O marco mais expressivo de participação popular brasileira originou

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O marco mais expressivo de participação popular brasileira originou no seio da resistência contra o regime a partir dos anos de 1970 e durante os anos de 1980. Neste contexto surgem novos movimentos populares que se reorganizam em torno das demandas urbanas, sendo que estes foram iniciados antes do golpe militar e fortalecidos na década de 1980 com a crise política, econômica e social.
Pereira, Maria Lucimar. Zambon, Rodrigo Eduardo. Políticas setoriais e políticas setoriais contemporâneas. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p.
Nesta ocasião, a participação em espaços políticos era totalmente limitada, em caso de discordar com o regime era impossível contar com espaços disponíveis e autorizados, entretanto, essas situações não impediram a exploração de espaços para além dos oficiais e controlados. A partir disso, uma multiplicidade de experiências participativas surgiu no seio da sociedade.

Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria

Sociologia

Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim. Empresas como a Google oferecem recompensas para hackers que consigam encontrar maneiras de entrar em seus softwares. Essas companhias frequentemente pagam milhares de dólares pela descoberta de apenas um bug, o suficiente para que a caça a bugs possa fornecer uma renda significativa. As empresas envolvidas dizem que os programas de recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós recebemos mais relatos de bugs, o que significa que temos mais correções, o que significa uma melhor experiência para nossos usuários”, afirmou o gerente de programa de segurança de uma empresa. Mas os programas não estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que as recompensas devem apenas ser usadas para pegar cibercriminosos, não para encorajar as pessoas a encontrar as falhas. E também há a questão de double-dipping, a possibilidade de um hacker receber um prêmio por ter achado a vulnerabilidade e, então, vender a informação sobre o mesmo bug para compradores maliciosos. Considerando o texto acima, infere-se que:

O maior acesso às tecnologias digitais tem transformado as relações

Sociologia

O maior acesso às tecnologias digitais tem transformado as relações sociais, afetivas e familiares. A presença do celular e a necessidade de visualizar as mídias sociais são freqüentes em diversos momentos, por exemplo, do convívio familiar, diminuindo as conversas e a interação afetiva e social entre pais e filhos. Um estudo realizado sobre o uso das tecnologias digitais entre adolescentes observou a ocorrência de conflitos familiares, decorrentes da falta de diálogo e do distanciamento entre pais e filhos, bem como a predominância de relações artificiais e com pouca intimidade entre os mesmos. De acordo com as pesquisadoras:
“A literatura ressalta, ainda, que o aumento dos conflitos familiares geralmente vem acompanhado de menos proximidade do convívio, principalmente em relação ao tempo que adolescentes e pais passam juntos. (...)

A forma como essas tecnologias digitais foram inseridas no contexto familiar vem alterando a forma como a família se reúne, e isso deixa claro evidenciando que o diálogo e a participação na vida dos adolescentes são muiito importantes. (...) (SILVA, Thayse; SILVA, Lebiam. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista psicopedagogia, vol.34, n.103, São Paulo, 2017, p. 90. Disponível em:

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas abaixo:

I. O distanciamento e a falta de diálogo entre pais e filhos constatadas na pesquisa revelam um dos impactos que o acesso abusivo às tecnologias digitais pode ter nas relações familiares.
II. A pesquisa mostra o maior aprofundamento e convívio social entre pais e filhos como resultantes do uso feito por eles das tecnologias digitais e do compartilhamento de conteúdos.
III. De acordo com a pesquisa a participação dos pais na vida dos adolescentes é muito importante e deve ser garantida por meio da comunicação virtual, evitando os conflitos familiares.

Vamos reforçar o entendimento sobre as competências que compõem

Sociologia

Vamos reforçar o entendimento sobre as competências que compõem o modelo de Inteligência Emocional para reconhecer e regular emoções em si e nos outros. Considerando nossas respostas aos estímulos internos e externos do ambiente, precisamos exercer as competências desse modelo de forma balanceada, pois a falta de alguma delas poderá prejudicar o processamento e uso da informação emocional.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das competências emocionais emocionais contidas na Coluna A com seus respectivos comportamentos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A
COLUNA B

I. Autoconsciência
1. Entende as perspectivas e pontos de vista de outras pessoas mesmo quando diferentes dos seus e compreende as razões que motivam as outras pessoas uma percepção de injustiça, algo que nos bloqueia.
II. Autocontrole
2. Consegue inspirar outras pessoas para atingir metas e objetivos, extraindo o melhor de cada uma delas.
III. Consciência social
3. Se dá conta de seus próprios sentimentos, sabendo o que os causa e compreendendo as implicações de seus estados emocionais em seu comportamento ou decisões.
IV. Gestão de relacionamentos
4. Consegue regular a intensidade de suas respostas emocionais e controlar seus impulsos e mantém sua positividade e otimismo mesmo perante eventos difíceis.

Por Ciências Sociais, compreendemos: Selecione uma alternativa:

Sociologia

Por Ciências Sociais, compreendemos:

Embora pensemos separadamente a educação formal e a educação não

Sociologia

Embora pensemos separadamente a educação formal e a educação não formal e esses contextos também aconteçam de forma independente, sabemos que eles são complementares, ou seja, o ser humano mobiliza todo o seu conhecimento e as suas aprendizagens acumuladas em todos os seus processos de aprender, em qualquer situação, seja ela na educação escolar, na não escolar e em sua rotina. Isso, em determinadas situações acontece de forma mais intencional e pensada, e em outras, de forma mais livre e informal.

Em nosso contexto atual, cada vez mais buscamos na educação formal e não formal desenvolver o ser humano para que seja capaz de ter boas _________________ e ___________________ para viver, interagir e _________________ as diferentes situações e desafios. Se antigamente o foco da aprendizagem estava em acumular conhecimento, por meio de conteúdos vastos, hoje nos preocupamos mais em como __________________ esses conteúdos para vivenciar as nossas situações.

E foi em janeiro de 1848 que ele ditou, juntamente com Engels...

Sociologia

E foi em janeiro de 1848 que ele ditou, juntamente com Engels, o famoso Manifesto do partido comunista, a pedido da "Liga dos comunistas. [...] Na Inglaterra, se estabeleceu em Londres, onde, entre dificuldades de toda sorte, conseguiu, com a ajuda financeira do seu amigo Engels, levar a bom termo todas aquelas pesquisas de economia, história, sociologia e política que constituem a base de O capital [...]. (Adaptado de REALE e ANTISERI, 2005, p. 172). O trecho acima se refere a um pensador que marcou as bases do pensamento filosófico (e não só) com suas ideias revolucionárias para o momento do capitalismo em que vivia.

Em ciências sociais é preciso reconhecer que conceitos não surgem

Sociologia

Em ciências sociais é preciso reconhecer que conceitos não surgem, tampouco perdem a validade instantaneamente, se inserem em processos coletivos de fortalecimento de ideias e concepções relacionadas a dinâmicas sociais vigentes em determinado tempo e espaço. No século XVIII ocorreu o questionamento do modelo político do Absolutismo, regime caracterizado, majoritariamente, pela extrema concentração de poder nas mãos de um monarca, a partir disso surge o individualismo liberal por meio do liberalismo. Em se tratando de liberalismo e absolutismo, analise as afirmações a seguir:

I - No liberalismo reduzia-se a liberdade de ação dos indivíduos, uma vez que homens e mulheres estavam sujeitos às determinações reais, que não raras vezes se mostravam abusivas, se comparadas às prerrogativas do Absolutismo.
II - A liberdade individual se apresentou, neste contexto, por meio do Liberalismo.
III - O liberalismo pregava o respeito e o fortalecimento de direitos e garantias individuais contra essa alegada opressão absolutista.
IV - Com o liberalismo, em que se afirma que a raiz do individualismo, caracteriza o Estado e a economia liberais, em um processo legítimo e compreensível de afirmação das potencialidades pessoais.

Existem dois modelos que se enfrentam na conceptualização da cidadania

Sociologia

Existem dois modelos que se enfrentam na conceptualização da cidadania. No primeiro, o papel do cidadão é visto de forma individual e instrumental, os indivíduos são pessoas privadas, externas ao Estado. No segundo, prevalece uma concepção comunitarista, que define a participação no governo como essência da liberdade, como componente essencial da cidadania. Esse dois modelos podem ser respectivamente nomeados como:
( ) Supranacional e nacional.
( ) Nacionalista e populista.
( ) Discursivo e deliberativo.
( ) Liberal e republicano.

Sobre o texto, Aprendendo a votar, de Letícia Canêdo, analise e

Sociologia

Sobre o texto, Aprendendo a votar, de Letícia Canêdo, analise e assinale a alternativa que melhor se relaciona com seu conteúdo:

Os ingredientes da inteligência social podem ser organizados em duas

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Os ingredientes da inteligência social podem ser organizados em duas categorias amplas. A consciência social se refere a um espectro que se estende de sentir instantaneamente o estado interno da outra pessoa, compreender os sentimentos e pensamentos dela e entender de situações sociais complicadas. A aptidão social demonstra o que fazemos com essa consciência, permitindo Interações tranquilas e eficazes. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as dimensões da inteligência social na Coluna A com suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B.

COLUNA A
COLUNA B
I. Consciência situacional
1. Incorpora padrões verbais e não verbais, como aparência, postura qualidade da voz e movimentos do corpo.
II. Presença
2. Radar social ou habilidade de ler situações e interpretar comportamentos de outras pessoas, assim como suas possíveis intenções, estados emocionais e propensão à interação.
III. Autenticidade
3. Sentimento compartilhado de duas pessoas, que se vinculam e interagem de forma a cooperarem positivamente.
IV. Clareza
4. O quanto somos percebidos como honestos abertos éticos e confiáveis.
V. Empatia
5. Nossa habilidade de explicar esclarecer ideias transmitir dados articular visores e cursos de ação de forma a conquistar a cooperação alheia.

Por volta dos 65 anos, ocorre a entrada na velhice, que vai até

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Por volta dos 65 anos, ocorre a entrada na velhice, que vai até a morte. Na velhice, as perdas sensoriais, físicas, motoras e cognitivas são bastante visíveis e previsíveis. No entanto, há capacidades e características do desenvolvimento que são adquiridas.

Além dos gestores de carteiras, o VaR é utilizado pelos reguladores

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Além dos gestores de carteiras, o VaR é utilizado pelos reguladores bancários para:

Comumente, pode-se confundir os conceitos de moral e ética quando

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Comumente, pode-se confundir os conceitos de moral e ética quando se refere às normas e valores sociais, pode-se considerar um predomínio da ética em relação à moral, entretanto, não é possível configurar uma ética sem moral, nem uma moral sem ética, compreendendo que ambos os conceitos demonstram que são absolutamente necessários e se complementam. Considere a seguinte atitude: um pai que rouba um medicamento na farmácia para salvar a vida de seu filho.

Nosso estilo de vida conectado e hiperligado contribui para a perda

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Nosso estilo de vida conectado e hiperligado contribui para a perda de bem-estar e satisfação pessoal. Por isso, para fazer frente a estados depressivos e ansiosos muitas pessoas estão se voltando a práticas contemplativas, como mindfulness e meditação, que ajudam a diminuir o fardo de nossos embates emocionais cotidianos.

Com relação às práticas contemplativas, avalie as seguintes afirmações:

I. As práticas contemplativas podem ser generativas, de movimento ou de quietude.
II. Práticas de quietude como meditação, não precisam ser realizadas necessariamente em ambientes isolados, ou com os olhos fechados e são indicadas para auxiliar no controle da ansiedade.
III. As práticas generativas podem incluir atividades como cantar, ioga ou tai-chi e são essenciais para promover melhora de nossa saúde emocional.
IV. As práticas de movimento focam em atividades como caminhadas em que nosso foco de atenção é mantido apenas em nossa respiração como método de aperfeiçoar nossa capacidade de regulação emocional.

Na realidade, a aranha realiza operações que se assemelham às do

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"Na realidade, 'a aranha realiza operações que se assemelham às do tecelão, e a abelha envergonha muito arquitetos com a construção de suas casinhas de cera. Mas o que desde o princípio distingue o pior arquiteto da melhor abelha é o fato de que ele construiu a casinha em sua cabeça antes de construí-la de cera. No fim do processo de trabalho, emerge um resultado que no início já estava presente na ideia do trabalhador e que, portanto, já estava idealmente presente. Não que ele efetue somente a mudança de forma do elemento natural', pois aqui realiza 'o próprio objetivo, que ele conhece', e 'determina como lei o modo do seu operar', escreve Marx em O Capital. (REALE & ANTISERI, 2005, p. 176)

O iluminismo período chamado de século das luzes. A imagem da luz

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O iluminismo período chamado de século das luzes. A imagem da luz representava o antídoto ao que se considerava um atraso, bem como entrave ao desenvolvimento dos sujeitos e das sociedades, características como ignorância, superstição, fanatismo religioso, intolerância e os abusos da igreja e do Estado. A razão passa a ser compreendida como necessária, com a função de iluminar um nova forma de ver o mundo.

Acerca das características do iluminismo, analise as asserções a seguir, julgando-as como V(verdadeiras) ou F(falsas)

( ) A razão passa a ser compreendida e se fundamenta em tolerância religiosa, liberdade de pensamento, liberdade política, liberdade religiosa, direito de resistência à tirania.
( ) Acreditar na razão e na sua capacidade libertadora também acompanhava um ideal de sociedade que tinha que se aperfeiçoar, progredir, caminhando em direção às luzes propiciadas pelo conhecimento científico.
( ) O conhecimento científico, baseado na observação, demonstração empírica e dogmas.
( ) A racionalidade moderna, a técnica e a ciência impliquem automaticamente na emancipação humana.

[...] a força de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que

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"[...] a força de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que é a mercadoria cujo valor próprio de uso tem a propriedade peculiar de ser fonte de valor. Em outros termos, aquela mercadoria que é a força de trabalho não somente tem seu valor, mas também tem a propriedade de produzir valor. Com efeito, tendo comprado a força de trabalho, o possuidor dos meios de produção tem o direito de consumi-la, isto é, de obrigá-la a trabalhar, por exemplo, por doze horas; mas em seis horas (tempo de trabalho "necessário"), o operário cria produtos que são suficientes para cobrir as despesas com sua própria manutenção, ao passo que, nas seis horas restantes (tempo de trabalho "suplementar"), cria um produto que o capitalista não paga." (REALE & ANTISERI, 2005, p. 181). REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2005. O trecho acima se refere a uma das críticas que Marx tece ao analisar o trabalho no sistema capitalista.

A tradução estereotipada de tudo, até mesmo do que ainda não foi

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"A tradução estereotipada de tudo, até mesmo do que ainda não foi pensado, no esquema da reprodutibilidade mecânica supera em vigor e valor todo verdadeiro estilo, cujo conceito serve aos amigos da cultura para transfigurar em algo de orgânico o passado pré-capitalista." (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p. 105). ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro: Zahar, 1985. O trecho acima se refere ao conceito criado por Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento, em 1947.

Diferentes contextos de interação social podem se chocar uma vez que

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Diferentes contextos de interação social podem se chocar uma vez que as referências são cumulativas e as acionamos sempre que estamos interagindo com outras pessoas ou conosco mesmo de forma direta ou mediada através de aparatos eletrônicos.
Sobre o assunto da convergência, julgue as asserções a seguir, bem como a relação entre elas:

I. A noção de convergência se resume ao intercâmbio de informações entre diferentes dispositivos eletrônicos.
PORQUE
II. A interação social é o ponto central da discussão sobre convergência.

Responsabilidades éticas correspondem a atividades práticas

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Responsabilidades éticas correspondem a atividades práticas e comportamentos esperados ou proibidos, por membros da sociedade apesar de não codificados em leis, tais responsabilidades envolvem uma série de normas, padrões ou expectativas de comportamentos, considerados corretos, justos ou de acordo com seus direitos morais que correspondem a valores específicos. Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio indivíduo quanto com relação aos outros. Sobre o comportamento eticamente correto, podemos afirmar que:

Leia o seguinte trecho. Conscientes de seus vínculos de classe

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Leia o seguinte trecho.
Conscientes de seus vínculos de classe, [os intelectuais orgânicos] manifestam sua atividade intelectual de diversas formas: no trabalho, como técnicos e especialistas dos conhecimentos mais avançados; no interior da sociedade civil, para construir o consenso em torno do projeto da classe que defendem; na sociedade política, para garantir as funções jurídico-administrativas e a manutenção do poder do seu grupo social. (SEMERARO, 2006).

De acordo com o texto e o conteúdo abordado, analise as afirmações que seguem.

I. A reflexão sobre as desigualdades sociais ocorrem tanto no ambiente de trabalho como no ambiente escolar.
II. Os trabalhadores devem se apropriar dos conhecimentos científicos e filosóficos para desenvolvimento de uma consciência crítica.
III. No combate ao sistema capitalista, cabe aos intelectuais utilizarem o conhecimento científico para a redução das desigualdades sociais, já aos trabalhadores cabe a realização de greves e protestos.

Reconhecer a importância do multiculturalismo é uma forma de promover

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Reconhecer a importância do multiculturalismo é uma forma de promover à igualdade de direitos da população brasileira, considerando aspectos históricos e culturais que devem ser assimilados no processo educacional de forma a atender as necessidades dos diferentes grupos que compõem o Brasil. Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:

I - Olhar para a diversidade e respeitar as diretrizes educacionais que valorizam os diferentes saberes, tradições e o patrimônio cultural de cada povo é uma forma de se promover a igualdade de direitos da população brasileira.
II - É fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reforcem a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais existem em nosso país, enquanto aprendizagens que promovem a igualdade e a vivencia da cidadania.
III - A diversidade do povo brasileiro e suas especificidades devem ser tratadas pela Política Educacional Nacional, como demandas da Educação Básica, visando atender ao princípio Constitucional de que todos temos os mesmos direitos.

Os desequilíbrios de poder, tempo e especialmente da informação, além

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Os desequilíbrios de poder, tempo e especialmente da informação, além da percepção falha das consequências adversas decorrentes de seu uso, podem gerar perdas para o mais fraco, o mais dependente e o menos informado.

A ética e a moral se relacionam entre si, desta forma, a ética

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A ética e a moral se relacionam entre si, desta forma, a ética trabalha com a responsabilidade do ato moral, ou seja, a decisão de agir numa situação concreta, se refere às ações humanas e se essas ações estão totalmente determinadas de fora para dentro, não há qualquer espaço a liberdade, para a autodeterminação e, consequentemente, para a ética.

No entanto, comportamentos morais na sociedade, podem ser fundamentados ou justificados de certa forma pela ética. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social. Por outro lado, ela nos permite exercitar uma forma de questionamento, onde nos colocamos diante do dilema entre "o que é" e o "que deveria ser", imunizando-nos contra a simplória assimilação dos valores e normas vigentes na sociedade e nos abrindo a possibilidade de desconfiarmos de que os valores morais vigentes podem estar encobrindo interesses que não correspondem às próprias causas geradoras da moral.)

Em uma sociedade, considerando diversos fatores, diferenças

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Em uma sociedade, considerando diversos fatores, diferenças, necessidades e vontades, é importante pensarmos na criação de regras que, mesmo sem agradar todas as pessoas, possam organizar algumas situações.

A palavra "estado" como a compreendemos hoje, passou a ser utilizada

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A palavra "estado" como a compreendemos hoje, passou a ser utilizada no século xvi e se origina da palavra latina "status" utilizada para designar o conjunto de instituições e pessoas que detinham o domínio sobre um território e seus habitantes. Assim, estado é toda a sociedade política, incluindo o governo. O estado possui as funções executiva, legislativa e judiciária. (rocha, 2009) considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:

Os processos de ambientalização implicam em transformações

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Os processos de ambientalização implicam em transformações que ocorrem de maneira simultânea no comportamento das pessoas em suas atividades cotidianas e no Estado, que passa a incorporar e promover as novas práticas por meio da instituição de novas leis e políticas públicas.

Classifique as assertivas abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) A questão ambiental ganhou força com a criação e fortalecimento dos órgãos ambientais institucionais a partir dos anos 1970.
( ) A verificação da poluição como um fenômeno de consequências mundiais ou regionais, intensificou a necessidade de controle ambiental das emissões.
( ) Não houve interferência da conscientização do público em geral, na modificação das questões ambientais mundialmente.

Na atualidade, a Política Educacional brasileira busca a articulação

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Na atualidade, a Política Educacional brasileira busca a articulação com o mundo do trabalho, entretanto, historicamente, o dualismo educacional marcou modelos educacionais distintos, a depender do grupo social ao qual se destinava o saber. Assim, por muito tempo a formação técnica esteva direcionada aos filhos da classe trabalhadora enquanto a classe dominante acessava uma educação mais propedêutica, o que favorecia a continuidade dos estudos e uma formação à nível superior. Somente com a Constituição de 1988, o direito a uma educação igualitária passou a ser preceito constitucional. Considerando o direito à educação como prescreve a Constituição Federal do Brasil de 1988, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas. A educação, ____________ de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da ____________, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o ____________ (BRASIL, 1988).

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