Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

Ao pensarmos com Foucault a questão da sexualidade, podemos questionar

Atualizado em 29/02/2024

Ao pensarmos com Foucault a questão da sexualidade, podemos questionar sobre o intenso discurso atual que entende a sexualidade pela ideia da repressão e do caráter reprodutor onde o casamento heterossexual seria o único possível para manter essa regra, algo que no século XVIII de fato ocorreu. Porém, com o advento da burguesia era preciso tornar o corpo e o sujeito dócil e útil e assim, passou a permitir e controlar ao mesmo tempo sexualidades diversas, mirando na produção de capital. Hoje percebemos, por exemplo, a indústria pornográfica, os consultórios de terapeutas sexuais, os medicamentos e as revistas vendendo o caminho para o prazer sexual. Nesse sentido, Foucault chama de hipótese repressiva, porque não se proíbe, se fala e muito sobre sexo para que assim possa controlar e torná-lo positivamente produtivo. Ao se criar um discurso pretensamente repressivo, produz-se uma verdade sobre o sexo que não interdita, mas o qual se escreve a história do sexo, numa técnica de poder e a partir de uma vontade de saber.

Considere as seguintes assertivas sobre essa discussão:

1 - o poder incitou a proliferação de discursos, seja na igreja, na escola, na família ou no consultório médico, que não visavam proibir ou reduzir a prática sexual, mas sim o controle do sujeito e seu corpo.
2 - deve-se falar de sexo, não apenas algo a ser tolerado, mas gerido e inserido para o "bem de todos" com intuito de fazê-lo funcionar, pois não se julga, administra-se o sexo, visando regulá-lo e aumentar sua potência como regulador da sociedade.
3 - os discursos médicos e de outras áreas da ciência despertaram sua atenção sobre a sexualidade, a exemplo da pedagogia que elaborou um discurso sobre o sexo da criança, que aliada a psiquiatria, estabeleceu uma conexão com as ditas perversões sexuais, assinalando perigos ao se falar constantemente sobre.
4 - a investigação psiquiátrica, o relatório pedagógico e o controle familiar não tem a função de vigiar e reprimir essas sexualidades, apenas ajudar a tornar a sexualidade algo melhor para todos.

Considerando a discussão sobre a hipótese repressiva de Foucault e sua atualidade, as assertivas 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente:

a) V, V, V, V.
b) V, V, F, F.
c) V, V, V, F.
d) F, F, V, F.
e) V, F, V, F.


Solução

Alternativa correta: c) V, V, V, F. De acordo com o gabarito AVA.

A alternativa 4 é incorreta porque a investigação psiquiátrica, o controle familiar e o relatório pedagógico apresentam um exercício de poder fiscalizador, questionador e até controlador ao passo que também combinam a ideia do prazer como uma invasão do poder que exerce.
Foucault e as suas instituições de controle Foucault afirmava que existiam instituições que tinham o poder de controlar socialmente pessoas diante do valor de seus corpos para a sociedade com o surgimento de conceitos como preconceito e o racismo.

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Foucault a Questão da Sexualidade

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar