Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

Leia o trecho a seguir: “No Brasil, sete em cada dez pessoas

Atualizado em 10/04/2025

Leia o trecho a seguir: “No Brasil, sete em cada dez pessoas asssasinadas são negas. Na faixa etária de 15 a 29 anos, são cinco vidas perdidas para a a violência a cada duas horas. De 2005 a 2015, enquanto a taxa de homicídios por 100 mil habitantes teve queda de 12% para os não negros, entre os negros houve o aumento de 18,2%. A letalidade das pessoas negras vem aumentando e isso exige políticas com foco na superação das desigualdades raciais. Segundo dados recentes divulgado pela Unicef, de cada mil adolescentes brasileiros entre 12 e os 18 anos morto de 2015 a 2012, três vezes mais negros do que brancos. Entre os jovens, de 15 a 29, nos próximos 23 minutos, uma vida negra será perdida e um futuro cancelado”. (ONUBR, [2017]).

Os dados fornecidos pela campanha Vidas Negras evidenciam que:

a) O número de mortes de pessoas negras na sociedade brasileira é insignificante, por isso é compreensível que a mídia não dê destaque à cor das pessoas mortas no país.
b) As mortes de jovens negros no Brasil não têm nenhum impacto negativo na nossa sociedade e não há problema se estão aumentando.
c) As políticas com foco na superação das desigualdades raciais tiveram um impacto positivo na redução da mortalidade de brancos no Brasil.
d) A categoria cor não deveria ser utilizada nas estatísticas sobre as mortes no Brasil, já que não tem nenhuma utilidade científica e social.
e) Mais da metade das pessoas assassinadas no Brasil são negras, sobretudo jovens, o que comprova a atuação do racismo no país.


Solução

Alternativa correta: e) Mais da metade das pessoas assassinadas no Brasil são negras, sobretudo jovens, o que comprova a atuação do racismo no país. De acordo com o gabarito AVA.


e) Mais da metade das pessoas assassinadas no Brasil são negras, sobretudo jovens, o que comprova a atuação do racismo no país.



Explicação: O trecho destaca que uma grande proporção das vítimas de homicídios no Brasil são negros, especialmente jovens, e que a taxa de mortes entre pessoas negras está aumentando, enquanto a taxa de homicídios entre pessoas não negras está diminuindo. Isso reflete um quadro de desigualdade racial e a necessidade de políticas públicas específicas para combater as desigualdades raciais e a violência contra a população negra.

O racismo estrutural no Brasil contribui para essa realidade, já que, como mostrado pelos dados, os negros são desproporcionalmente afetados pela violência, o que evidencia a persistência de um problema racial grave na sociedade.

Assuntos: Sociologia, Ciências , Direitos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora