Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

Para María, a expressão ‘não chegar ao fim do mês’ ainda não é precisa

Atualizado em 05/12/2024

Para María, a expressão ‘não chegar ao fim do mês’ ainda não é precisa. ‘Não estamos nem no dia 10 e já não dá mais’, diz, sem perder o sorriso. Em sua casa, os 900 euros (3. 440 reais) que seu marido ganha como motorista e o pouco que ela consegue tirar ao dar uma mão em um bar saem tão rápido quanto entram. Só para o aluguel já são 750 euros. Esta cubana de 30 anos está entre os milhões de imigrantes que chegaram à Espanha no boom da construção e que mais tarde acabaram pagando pelos excessos
Sabemos que o mundo é textualizado. Leitura e escrita estão em toda parte. O que circula, portanto, na rua ou em ambientes comunitários são modos de inscrição específicos (placas, propagandas, faixas, outdoors, fachadas etc. ) de grande força comunicativa e que, por isso, merecem atenção. Consumir e saber produzir os inúmeros textos que se distribuem nos mais variados contextos sociais significa não apenas ter acesso a essas práticas

a) A crise imobiliária, como na Espanha, é o principal produtor de pobreza no Brasil após 2014.
b) A situação trabalhista de María é uma exceção no contexto espanhol pós-eclosão da crise (2007-2008) e também no Brasil (após 2014).
c) O fenômeno dos trabalhadores pobres (working poor) é equivalente ao desemprego e não é relevante no contexto da Espanha e do Brasil do início do século XXI.
d) A flexibilização do mercado de trabalho na Espanha e no Brasil, com aumento de trabalhos temporários e terceirizados, significou a erradicação da pobreza nesses dois países nos últimos dois anos.
e) O fenômeno dos trabalhadores pobres retrata uma situação de trabalho, porém muito precário e mal-remunerado, que não resolve o problema do aumento da pobreza na Espanha e no Brasil.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora