Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

São estabelecidos fortes vínculos por Hannah Arendt entre o indivíduo

Atualizado em 29/02/2024

São estabelecidos fortes vínculos por Hannah Arendt entre o indivíduo e a sociedade. Sua compreensão da liberdade também são percebidas quando focamos em outra aptidão humana, a responsabilidade. A renúncia ao processo individual de pensar, ou a tentativa de se tornar irresponsável por um juízo crítico – “Quem sou eu para julgar?”, “Se fazem assim é porque deve estar certo...” – acaba por negar a própria condição de pessoa dos seres humanos. Arendt, em linha com esta afirmação da autonomia no exercício do pensar, critica a ideia de responsabilidade coletiva – “É porque todo mundo faz desse jeito” - , já que a responsabilização coletiva impede que cada um assuma sua responsabilidade individual.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O exercício da liberdade está vinculado ao consumo desenfreado e ao acúmulo de riquezas, além do usufruto do livre arbítrio.
PORQUE
II - O homem exerce seu trabalho de forma exaustiva e individualista, levando-o a insatisfação pessoal constante.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


Solução

Alternativa correta: D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.

A liberdade, para Arendt, é manifestada na política, no viver em conjunto e na divisão do poder.
Hannah Arendt, teórica política alemã, valoriza as ações humanas e a relação que os homens podem ter entre si, firmando a esfera política no mundo. Desse modo, o homem é capaz de pensar, de agir, de se responsabilizar por seus atos, de discursar e de fazer promessas.
Quando o homem abdica da sua faculdade racional e consciente ao perpetuar o mal através das suas ações, ele nega a sua liberdade e se transforma em um monstro, cujo mal assola a sua vida e o seu pensamento.
Assim, Arendt alerta a sociedade para a banalização do mal no mundo, onde práticas irresponsáveis são sancionadas e o homem não mais pensa sobre suas ações, mas as pratica de acordo com uma norma moral vigente. Para a pensadora, ética e lei se distinguem à medida que a ética pressupõe o ato de pensar e a lei, apenas a obediência.

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Hannah Arendt, Sociedade, Cidadania

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar