Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, pode-se

Atualizado em 29/02/2024

Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, pode-se afirmar que:
I – Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
II – De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.
III – As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
IV – A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
V – A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.

Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:

a) V - V - F - V - V
b) V - F - F - V – V
c) V - F - V - V - F
d) F - F - V - V - V
e) F - V - F - V - F


Solução

Alternativa correta: A) V - V - F - V - V. De acordo com o gabarito AVA.

Karl Marx inaugurou uma Sociologia crítica e econômica, sendo um dos primeiros teóricos a identificar o impacto da economia sobre a organização da sociedade.
Para Marx em toda sociedade as relações produtivas determinam uma divisão entre um grupo dominante e um grupo dominado, ou seja, a divisão da sociedade em classes antagônicas.
Na sua análise crítica ao Capitalismo, Marx destacou que a divisão da produção entre os donos dos meios de produção e os donos da força de trabalho fez surgir na sociedade dois grupos sociais - o grupo dominante, representado pela burguesia, e o grupo dominado, representado pelo proletariado.
Dentre os conceitos desenvolvidos pelo pensador podemos citar:
Divisão do Trabalho – Marx pontuou que no modo de produção capitalista existe uma divisão do trabalho entre os donos dos meios de produção e os donos da força de trabalho.
Alienação do Trabalho – Segundo Marx, o trabalho é alienado, pois com a intensa especialização da produção capitalista, o trabalhador distanciou-se da mercadoria.
Luta de Classes – A constante luta entre a classe dominante e a classe dominada é o que provoca as transformações históricas, de acordo com Marx.
Materialismo Dialético – Ele usou a dialética para entender e demonstrar as contradições internas da sociedade dividida em classes.

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Classes Sociais, Perspectiva Marxista

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar