Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Levando em conta a recente crise diplomática entre o Brasil - FGV 2014
Levando em conta a recente crise diplomática entre o Brasil e a Bolívia que resultou na queda do chanceler Antônio Patriota, considere as seguintes afirmações:
I. Mesmo sem a anuência da presidência da república, o senador boliviano Roger Pinto Molina permaneceu abrigado, durante 15 meses, na embaixada brasileira da Bolívia.
II. Mesmo sem dispor de um salvo-conduto fornecido pelo governo boliviano, o senador boliviano Pinto Molina foi trazido para o Brasil em agosto de 2013, numa operação organizada pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia.
III. De acordo com o diplomata brasileiro Eduardo Saboia, a operação que trouxe o senador Pinto Molina ao Brasil foi previamente acertada com o chanceler Antônio Patriota, apesar de não contar com a anuência da presidência da República.
É correto o que se afirma em
-
II, apenas.
-
I, apenas.
-
I e III, apenas.
-
III, apenas.
-
I, II e III.
Solução
Alternativa Correta: A) II, apenas.
A questão do deslocamento do senador boliviano Roger Pinto Molina, que foi transportado por carro diplomático da embaixada do Brasil na Bolívia (em La Paz) até o território brasileiro pelo diplomata Eduardo Saboia, gerou uma crise entre os governos do Brasil e da Bolívia. O senador boliviano estava na embaixada do Brasil, com a anuência da presidenta brasileira, Dilma Rousseff, ao qual concedeu asilo político, em maio de 2012. A consequência foi o afastamento do ministro do Exterior, Antônio Patriota (transformado em embaixador do Brasil na ONU, em Nova York), e a retenção do senador boliviano em Brasília.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Crises
Vídeo Sugerido: YouTube