Disciplina: História 0 Curtidas
Observe a capa do livro Assim falou Juca Pato, de Belmonte, - FGV 2020
Observe a capa do livro Assim falou Juca Pato, de Belmonte, publicado em primeira edição em 1933.

Belmonte é o pseudônimo do jornalista, caricaturista e escritor Benedito Barros Barreto. Belmonte criou o personagem Juca Pato nas suas crônicas diárias no jornal Folha da Noite, a partir de 1925. O livro Assim falou Juca Pato (Aspectos divertidos de uma confusão dramática) é uma coletânea de crônicas publicadas no jornal. A capa do livro é uma ilustração dos assuntos tratados por Belmonte, tais como:
-
consolidação do liberalismo econômico, tratados militares, independência de colônias africanas, primeira República brasileira, sufrágio universal feminino.
-
alianças de governos totalitários, vitórias socialistas no Oriente, industrialização colonial, Estado Novo brasileiro e pessimismo cultural.
-
formação de Estados Nacionais, política de Paz Armada, aliança dos países do Terceiro Mundo, República Federal brasileira e dissolução dos costumes.
-
constituição de regimes antidemocráticos, expansionismos militares, contestação do domínio colonial, situação política brasileira, modificações comportamentais.
-
fortalecimento da Sociedade das Nações, internacionalismo econômico, criação do panasiatismo, movimento sindicalista brasileiro e movimento feminista.
Solução
Alternativa Correta: D) constituição de regimes antidemocráticos, expansionismos militares, contestação do domínio colonial, situação política brasileira, modificações comportamentais.
Considerando a data da edição do livro de Belmonte (cujo nome correto era Benedito Bastos Barreto, e não Barros), as figuras apresentadas correspondem a fatos da época, a saber: “constituição de regimes antidemocráticos” / presença de Hitler e Mussolini; expansionismos militares” / conquista da Manchuria pelos japoneses; “contestação do domínio colonial” / figura de Gandhi; “situação política brasileira” / figura de Getúlio Vargas; “modificações comportamentais” / propaganda de lingerie.
Obs.: o personagem ao centro, de pince-nez e terno preto, é “Juca Pato”, criado por Belmonte para representar a classe média brasileira.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2020
Assuntos: Primeira República
Vídeo Sugerido: YouTube