Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

As informações do texto permitem afirmar que a) a - UNIFESP 2014

Atualizado em 25/11/2024

Poetas e tipógrafos

Vice-cônsul do Brasil em Barcelona em 1947, o poeta João Cabral de Melo Neto foi a um médico por causa de sua crônica dor de cabeça. Ele lhe receitou exercícios físicos, para “canalizar a tensão”. João Cabral seguiu o conselho. Comprou uma prensa manual e passou a produzir à mão, domesticamente, os próprios livros e os dos amigos. E, com tal “ginástica poética”, como a chamava, tornou-se essa ave rara e fascinante: um editor artesanal.
Um livro recém-lançado, “Editores Artesanais Brasileiros”, de Gisela Creni, conta a história de João Cabral e de outros sonhadores que, desde os anos 50, enriqueceram a cultura brasileira a partir de seu quarto dos fundos ou de um galpão no quintal.
O editor artesanal dispõe de uma minitipografia e faz tudo: escolhe a tipologia, compõe o texto, diagrama-o, produz as ilustrações, tira provas, revisa, compra o papel e imprime – em folhas soltas, não costuradas – 100 ou 200 lindos exemplares de um livrinho que, se não fosse por ele, nunca seria publicado. Daí, distribui-os aos subscritores (amigos que se comprometeram a comprar um exemplar). O resto, dá ao autor. Os livreiros não querem nem saber.
Foi assim que nasceram, em pequenos livros, poemas de – acredite ou não – João Cabral, Manuel Bandeira, Drummond, Cecília Meireles, Joaquim Cardozo, Vinicius de Moraes, Lêdo Ivo, Paulo Mendes Campos, Jorge de Lima e até o conto “Com o Vaqueiro Mariano” (1952), de Guimarães Rosa. E de Donne, Baudelaire, Lautréamont, Rimbaud, Mallarmé, Keats, Rilke, Eliot, Lorca, Cummings e outros, traduzidos por amor.

João Cabral não se curou da dor de cabeça, mas valeu.
(Ruy Castro. Folha de S.Paulo, 17.08.2013. Adaptado.)

As informações do texto permitem afirmar que

  1. a edição artesanal, como a praticada por João Cabral de Melo Neto, permitiu que a cultura nacional fosse enriquecida com obras de expressivos escritores.

  2. as edições artesanais, como as de João Cabral de Melo Neto, raramente se destinam à produção de obras literárias para pessoas dos círculos íntimos de convi - vência dos autores.

  3. a edição artesanal é uma realidade específica do Brasil, retratando a dificuldade que autores como Vinícius de Moraes e Guimarães Rosa tiveram para publicar suas obras.

  4. a venda de uma edição artesanal se dá com um grande volume de livros, razão pela qual desperta grande interesse comercial e cultural dos editores no Brasil.

  5. os livreiros normalmente têm pouco interesse por livros artesanais, como os de Manuel Bandeira e Cecília Meireles, por considerarem-nos uma forma menor de expressão artística.


Solução

Alternativa Correta: A) a edição artesanal, como a praticada por João Cabral de Melo Neto, permitiu que a cultura nacional fosse enriquecida com obras de expressivos escritores.

A alternativa A é a correta porque reflete exatamente o que o texto descreve sobre o trabalho de João Cabral de Melo Neto e outros editores artesanais. Esses editores, como João Cabral, utilizaram a edição artesanal para produzir livros de autores renomados, como Manuel Bandeira, Drummond e Guimarães Rosa, entre outros. A partir de seus pequenos ateliês ou quartos, eles enriqueceram a cultura nacional ao tornar possíveis obras que, de outra forma, talvez não teriam sido publicadas.

O texto enfatiza a importância desses editores no contexto cultural brasileiro, mostrando como eles, com recursos limitados, eram responsáveis por divulgar importantes obras literárias. A "ginástica poética" de João Cabral de Melo Neto não se limitava apenas a sua produção pessoal, mas estendia-se ao apoio a outros poetas e escritores, permitindo que suas obras chegassem ao público.

A alternativa A também é mais precisa do que outras alternativas, como a E, que menciona que os livreiros têm pouco interesse por livros artesanais. O texto indica que os livros produzidos por esses editores, embora não tivessem grande interesse comercial por parte dos livreiros tradicionais, eram feitos com o objetivo de ser distribuídos aos subscritores (amigos) e preservados como uma forma de expressão literária rara e valiosa.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Interpretação Textual

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