Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Considere as seguintes afirmações. I. O texto é - UNIFESP 2011

Atualizado em 30/11/2024

Instrução: Leia o excerto para responder a questão.

Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d’amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...

Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm’lo de maldade,
Nem são livres p’ra morrer...
Prende-os a mesma corrente
– Férrea, lúgubre serpente –
Nas roscas da escravidão.
E assim roubados à morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoite... Irrisão!...

(Castro Alves. Fragmento de
O navio negreiro – tragédia no mar.)

Considere as seguintes afirmações.
I. O texto é um exemplo de poesia carregada de dramaticidade, própria de um poeta-condor, que mostra conhecer bem as lições do “mestre” Victor Hugo.
II. Trata-se de um poema típico da terceira fase romântica, voltado para auditórios numerosos, em que se destacam a preocupação social e o tom hiperbólico.
III. É possível reconhecer nesse fragmento de um longo poema de teor abolicionista o gosto romântico por uma poesia de recursos sonoros.

Está correto o que se afirma em

  1. I, apenas.

  2. II, apenas.

  3. III, apenas.

  4. I e II, apenas.

  5. I, II e III.


Solução

Alternativa Correta: E) I, II e III.

A alternativa E é correta porque todas as afirmações (I, II e III) descrevem com precisão características do texto de Castro Alves, especialmente em relação ao contexto romântico e ao estilo poético do autor.

Primeiramente, a afirmação I está correta ao identificar o poema como uma obra dramática, característica do movimento romântico, mais especificamente da fase conhecida como "poesia condoreira", influenciada por Victor Hugo. Castro Alves era, de fato, um "poeta-condor", um termo usado para descrever poetas que abordavam temas sociais e humanitários com grande sensibilidade e dramaticidade. A dramática denúncia da escravidão e da opressão é uma clara influência de Hugo, que também utilizava a poesia para criticar injustiças sociais.

A afirmação II também é correta ao situar o poema dentro da terceira fase do romantismo brasileiro, marcada por uma preocupação social evidente e pelo uso de um estilo hiperbólico e grandioso, comum em poesias voltadas a grandes públicos. A ênfase em temas como a liberdade e a escravidão, junto com o tom emotivo e enfático, é característica dessa fase. Já a afirmação III é verdadeira ao reconhecer a musicalidade do poema, com o uso de recursos sonoros, como a repetição de sons que evocam o som do açoite e o ambiente de sofrimento. Assim, a combinação de todos esses elementos faz com que a resposta correta seja a alternativa E, pois as três afirmações estão corretas.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2011

Assuntos: Interpretação Textual

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