Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Considere as seguintes afirmações. I. O texto é - UNIFESP 2011
Instrução: Leia o excerto para responder a questão.
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d’amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm’lo de maldade,
Nem são livres p’ra morrer...
Prende-os a mesma corrente
– Férrea, lúgubre serpente –
Nas roscas da escravidão.
E assim roubados à morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoite... Irrisão!...
(Castro Alves. Fragmento de
O navio negreiro – tragédia no mar.)
Considere as seguintes afirmações.
I. O texto é um exemplo de poesia carregada de dramaticidade, própria de um poeta-condor, que mostra conhecer bem as lições do “mestre” Victor Hugo.
II. Trata-se de um poema típico da terceira fase romântica, voltado para auditórios numerosos, em que se destacam a preocupação social e o tom hiperbólico.
III. É possível reconhecer nesse fragmento de um longo poema de teor abolicionista o gosto romântico por uma poesia de recursos sonoros.
Está correto o que se afirma em
-
I, apenas.
-
II, apenas.
-
III, apenas.
-
I e II, apenas.
-
I, II e III.
Solução
Alternativa Correta: E) I, II e III.
A alternativa E é correta porque todas as afirmações (I, II e III) descrevem com precisão características do texto de Castro Alves, especialmente em relação ao contexto romântico e ao estilo poético do autor.
Primeiramente, a afirmação I está correta ao identificar o poema como uma obra dramática, característica do movimento romântico, mais especificamente da fase conhecida como "poesia condoreira", influenciada por Victor Hugo. Castro Alves era, de fato, um "poeta-condor", um termo usado para descrever poetas que abordavam temas sociais e humanitários com grande sensibilidade e dramaticidade. A dramática denúncia da escravidão e da opressão é uma clara influência de Hugo, que também utilizava a poesia para criticar injustiças sociais.
A afirmação II também é correta ao situar o poema dentro da terceira fase do romantismo brasileiro, marcada por uma preocupação social evidente e pelo uso de um estilo hiperbólico e grandioso, comum em poesias voltadas a grandes públicos. A ênfase em temas como a liberdade e a escravidão, junto com o tom emotivo e enfático, é característica dessa fase. Já a afirmação III é verdadeira ao reconhecer a musicalidade do poema, com o uso de recursos sonoros, como a repetição de sons que evocam o som do açoite e o ambiente de sofrimento. Assim, a combinação de todos esses elementos faz com que a resposta correta seja a alternativa E, pois as três afirmações estão corretas.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2011
Assuntos: Interpretação Textual
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