Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Em relação à questão da facilitação das obras macha - UNIFESP 2015

Atualizado em 31/10/2024

Para responder a questão, leia as opiniões em relação ao projeto de adaptação que visa facilitar obras de Machado de Assis.

Texto 1

Isso é um assassinato e eu endosso. A autora [da adaptação] quer que a Academia se manifeste. Para ela, vai ser a glória. Mas vários acadêmicos se manifestaram. Eu me manifestei. Há temas em que a instituição não pode se baratear. Essa mulher quer que nós tenhamos essa discussão como se ela estivesse propondo a ressurreição eterna de Machado de Assis, como se ele dependesse dela. Confio na vigilância da sociedade. Vamos para a rua protestar.

(Nélida Piñon. http://entretenimento.uol.com.br)

Texto 2

É melhor que o sujeito comece a ler através de uma adaptação bem feita de um clássico do que seja obrigado a ler um texto ilegível e incompreensível segundo a linguagem e os parâmetros culturais atuais. Depois que leu a adaptação, ele pode pegar o gosto, entrar no processo de leitura e eventualmente se interessar por ler o Machadão no original. Agora, dar uma machadada em um moleque que tem PS3, Xbox, 1000 canais a cabo e toda a internet à disposição é simplesmente burrice.

(Ronaldo Bressane. http://entretenimento.uol.com.br)

Texto 3

Não defenderia, jamais, que Secco [autora da adaptação] fosse impedida de realizar seu projeto, mas não me parece que a proposta devesse merecer apoio do Ministério da Cultura e ser realizada com a ajuda de leis que, afinal, transferem impostos para a cultura. Trata-se, na melhor das hipóteses, de ingenuidade; na pior, de excesso de “sagacidade”. Não será a adulteração de obras, para torná-las supostamente mais legíveis por ignorantes, que irá resolver o problema do acesso a textos literários históricos – mesmo porque, adulterados, já terão deixado de ser o que eram.

(Marcos Augusto Gonçalves. http://www.folha.uol.com.br)

Em relação à questão da facilitação das obras machadianas, a leitura comparativa dos textos deixa claro que eles

  1. mantêm alguns pontos de concordância, havendo em 3 uma clara evidência de que se deve coibir essa iniciativa.

  2. externam uma visão bastante romantizada, o que se pode confirmar com a defesa que 2 faz do alcance do projeto.

  3. expressam o mesmo ponto de vista, o que pode ser confirmado em 3 pela anuência ao apoio do Ministério da Cultura.

  4. divergem quanto ao apoio financeiro, defendido claramente em 2, velado em 3 e negado veementemente em 1.

  5. apresentam posicionamentos diferentes, sendo que 1 expressa sua ideia de contrariedade de forma bastante radical.


Solução

Alternativa Correta: E) apresentam posicionamentos diferentes, sendo que 1 expressa sua ideia de contrariedade de forma bastante radical.

A alternativa E é a correta porque os textos apresentam opiniões divergentes sobre o projeto de adaptação das obras de Machado de Assis, refletindo diferentes graus de contrariedade e aceitação em relação à proposta. No texto 1, Nélida Piñon manifesta sua oposição de forma contundente, chegando a descrever a iniciativa como um "assassinato" da obra original e sugerindo um protesto público. Sua retórica é agressiva e reflete uma visão negativa sobre a possibilidade de "baratear" a literatura clássica.

Por outro lado, no texto 2, Ronaldo Bressane adota uma perspectiva mais conciliatória, defendendo a ideia de que adaptações bem feitas podem ser um caminho para que novos leitores se familiarizem com a literatura clássica. Ele argumenta que uma boa adaptação pode servir como uma porta de entrada para o interesse nas obras originais de Machado, contrastando diretamente com a visão radical de Piñon. Bressane acredita que a realidade cultural atual requer uma abordagem mais acessível para que os jovens se conectem com a literatura.

No texto 3, Marcos Augusto Gonçalves expressa uma posição crítica em relação ao financiamento público para adaptações que considera desnecessárias. Embora ele não se oponha completamente à autora da adaptação, critica a ideia de que a alteração das obras originais ajudaria a resolver o problema do acesso à literatura. Sua opinião é mais neutra em comparação com Piñon, mas também reflete ceticismo quanto à proposta. Assim, as diferenças entre os textos evidenciam que o texto 1 é radicalmente contrário, enquanto os outros dois oferecem visões mais moderadas ou positivas, tornando a alternativa E a mais adequada para caracterizar as variadas opiniões sobre o tema.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Interpretação Textual

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