Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Na música, para cada dia da semana há uma situação - UNIFESP 2010
Trabalha, trabalha, trabalha
Trabalha, trabalha, trabalha
Só no fim do mês recebe
Paga, paga, paga, paga
Tudo o que deve
No domingo eu vou na missa,
Não posso trabalhar
Segunda-feira preguiça,
Preciso descansar
Terça-feira é dia santo,
Se eu trabalho é pecado
Quarta-feira eu tô doente,
Quinta-feira é feriado
Não trabalho na sexta, que é dia de azar
Sábado é fim de semana
Tenho que descansar.
Na música, para cada dia da semana há uma situação impeditiva ao trabalho. Considerando as frases
I. O trabalho enobrece e dignifica o homem.
(dito popular)
II. Pra mim vai ser domingo todo dia, / pois é essa alegria de todo trabalhador.
(Golden Boys)
III. Deus ajuda quem cedo madruga.
(dito popular)
IV. Todo mundo gosta de acarajé / O trabalho que dá pra fazer que é / Todo mundo gosta de acarajé / Todo mun do gosta de abará / Ninguém quer saber o trabalho que dá.
(Dorival Caymmi)
é correto afirmar que a relação do homem com o trabalho, conforme apresentada na música de Alvarenga e Ranchinho, é incompatível apenas com o sentido expresso por
-
I e II.
-
II e III.
-
I, II e III.
-
I, III e IV.
-
II, III e IV.
Solução
Alternativa Correta: D) I, III e IV.
A resposta correta é a alternativa D porque a relação entre o homem e o trabalho, conforme apresentada na música de Alvarenga e Ranchinho, é incompatível com os sentidos expressos nos ditos populares I, III e IV. A música retrata um eu lírico que constantemente evita o trabalho e encontra desculpas para não trabalhar durante toda a semana, como o domingo para descansar ou a sexta-feira como "dia de azar", o que contrasta com os ditos populares que promovem o trabalho como algo positivo e necessário.
O ditado popular I, "O trabalho enobrece e dignifica o homem", sugere uma visão do trabalho como algo que valoriza e melhora o ser humano, o que está em total oposição à atitude do eu lírico da música, que evita o trabalho sempre que possível. O ditado III, "Deus ajuda quem cedo madruga", também promove o trabalho árduo e a dedicação, algo que não ressoa com a atitude preguiçosa e de procrastinação do personagem na canção. Já o ditado IV, de Dorival Caymmi, mostra uma crítica ao trabalho árduo, destacando a preferência pelas coisas fáceis, mas ainda assim, sugere que o trabalho, mesmo sendo difícil, é uma realidade que todos preferem ignorar, o que não se alinha com a visão de fuga apresentada na música.
Por outro lado, a música dos Golden Boys (II), que diz "Pra mim vai ser domingo todo dia", está mais alinhada com a visão apresentada na canção de Alvarenga e Ranchinho, já que ambos expressam um desejo de evitar o trabalho e viver sem as obrigações cotidianas. Por isso, a única relação compatível é a da frase II, tornando a alternativa D a correta.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2010
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube