Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Nas reflexões de Juliana, está sugerido o que acaba - UNIFESP 2014

Atualizado em 25/11/2024

O melro veio com efeito às três horas. Luísa estava na sala, ao piano.
— Está ali o sujeito do costume – foi dizer Juliana.
Luísa voltou-se corada, escandalizada da expressão:
— Ah! meu primo Basílio? Mande entrar.
E chamando-a:
— Ouça, se vier o Sr. Sebastião, ou alguém, que entre.
Era o primo! O sujeito, as suas visitas perderam de repente para ela todo o interesse picante. A sua malícia cheia, enfunada até aí, caiu, engelhou-se como uma vela a que falta o vento. Ora, adeus! Era o primo!
Subiu à cozinha, devagar, — lograda.
— Temos grande novidade, Sr.ª Joana! O tal peralta é primo. Diz que é o primo Basílio.
E com um risinho:
— É o Basílio! Ora o Basílio! Sai-nos primo à última hora! O diabo tem graça!
— Então que havia de o homem ser se não parente? – observou Joana.
Juliana não respondeu. Quis saber se estava o ferro pronto, que tinha uma carga de roupa para passar! E sentou-se à janela, esperando. O céu baixo e pardo pesava, carregado de eletricidade; às vezes uma aragem súbita e fina punha nas folhagens dos quintais um arrepio trêmulo.
— É o primo! – refletia ela. – E só vem então quando o marido se vai. Boa! E fica-se toda no ar quando ele sai; e é roupa-branca e mais roupa-branca, e roupão novo, e tipoia para o passeio, e suspiros e olheiras! Boa bêbeda! Tudo fica na família!
Os olhos luziam-lhe. Já se não sentia tão lograda. Havia ali muito “para ver e para escutar”. E o ferro estava pronto?
Mas a campainha, embaixo, tocou.

(Eça de Queirós. O primo Basílio, 1993.)

Considere o antepenúltimo parágrafo do texto

— É o primo! – refletia ela. – E só vem então quando o marido se vai. Boa! E fica-se toda no ar quando ele sai; e é roupa-branca e mais roupa-branca, e roupão novo, e tipoia para o passeio, e suspiros e olheiras! Boa bêbeda! Tudo fica na família!

Nas reflexões de Juliana, está sugerido o que acaba por ser o tema gerador desse romance de Eça de Queirós, a saber:

  1. o amor impossível, em nome do qual Luísa abandona o marido.

  2. a vingança, em que Luísa vitima seu amante Basílio.

  3. o triângulo amoroso, em que Basílio ocupa o lugar de amante.

  4. o casamento por interesse, mediante a compra do amor de Basílio.

  5. o casamento por conveniência, no qual Luísa foi lograda.


Solução

Alternativa Correta: C) o triângulo amoroso, em que Basílio ocupa o lugar de amante.

A alternativa C é a correta porque o tema central do romance O Primo Basílio de Eça de Queirós é o triângulo amoroso, no qual Luísa, esposa de Jorge, tem um caso extraconjugal com Basílio, seu primo. Juliana, ao refletir sobre o comportamento de Luísa, percebe que a chegada de Basílio coincide com a ausência do marido, e observa mudanças no comportamento de Luísa, como o uso de roupas novas e outros sinais que indicam um envolvimento com Basílio. Isso sugere que Luísa está, na verdade, mantendo um caso amoroso com ele.

As reflexões de Juliana sobre o comportamento de Luísa ao receber Basílio, com roupas novas e outros sinais de uma relação oculta, são pistas claras do adultério. Juliana percebe que Luísa só muda sua postura quando o marido está ausente, o que implica em um relacionamento extraconjugal. Esse cenário é típico de um triângulo amoroso, pois envolve três pessoas: Luísa, Jorge e Basílio, sendo que Luísa mantém o casamento com Jorge enquanto mantém um romance secreto com Basílio.

Portanto, o tema gerador do romance está diretamente ligado a esse triângulo amoroso, e não a outros temas como vingança ou casamento por conveniência. A reflexão de Juliana reforça a ideia de que Luísa está envolvida em um romance ilícito com Basílio, o que é o cerne do enredo de O Primo Basílio.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

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