Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Observe as passagens do texto: – Ora, adeus! Era o - UNIFESP 2014

Atualizado em 25/11/2024

O melro veio com efeito às três horas. Luísa estava na sala, ao piano.
— Está ali o sujeito do costume – foi dizer Juliana.
Luísa voltou-se corada, escandalizada da expressão:
— Ah! meu primo Basílio? Mande entrar.
E chamando-a:
— Ouça, se vier o Sr. Sebastião, ou alguém, que entre.
Era o primo! O sujeito, as suas visitas perderam de repente para ela todo o interesse picante. A sua malícia cheia, enfunada até aí, caiu, engelhou-se como uma vela a que falta o vento. Ora, adeus! Era o primo!
Subiu à cozinha, devagar, — lograda.
— Temos grande novidade, Sr.ª Joana! O tal peralta é primo. Diz que é o primo Basílio.
E com um risinho:
— É o Basílio! Ora o Basílio! Sai-nos primo à última hora! O diabo tem graça!
— Então que havia de o homem ser se não parente? – observou Joana.
Juliana não respondeu. Quis saber se estava o ferro pronto, que tinha uma carga de roupa para passar! E sentou-se à janela, esperando. O céu baixo e pardo pesava, carregado de eletricidade; às vezes uma aragem súbita e fina punha nas folhagens dos quintais um arrepio trêmulo.
— É o primo! – refletia ela. – E só vem então quando o marido se vai. Boa! E fica-se toda no ar quando ele sai; e é roupa-branca e mais roupa-branca, e roupão novo, e tipoia para o passeio, e suspiros e olheiras! Boa bêbeda! Tudo fica na família!
Os olhos luziam-lhe. Já se não sentia tão lograda. Havia ali muito “para ver e para escutar”. E o ferro estava pronto?
Mas a campainha, embaixo, tocou.

(Eça de Queirós. O primo Basílio, 1993.)

Observe as passagens do texto:
– Ora, adeus! Era o primo! (7.º parágrafo)
– E o ferro estava pronto? (penúltimo parágrafo)
Nessas passagens, é correto afirmar que se expressa o ponto de vista

  1. da personagem Juliana, em discurso direto, indepen - dente da voz do narrador.

  2. da personagem Juliana, sendo que sua voz mescla-se à voz do narrador.

  3. do narrador, em terceira pessoa, distanciado, portanto, do ponto de vista de Juliana.

  4. do narrador, em primeira pessoa, próximo, portanto, do ponto de vista de Juliana.

  5. da personagem Luísa, em discurso indireto, indepen - dente da voz do narrador.


Solução

Alternativa Correta: B) da personagem Juliana, sendo que sua voz mescla-se à voz do narrador.

A alternativa correta é a B porque as passagens indicam o ponto de vista da personagem Juliana, cuja voz se mistura com a voz do narrador, caracterizando o discurso indireto livre. No caso da primeira passagem, "Ora, adeus! Era o primo!", Juliana expressa, de maneira irônica e decepcionada, a constatação de que "o sujeito do costume" era apenas o primo de Luísa, e não alguém com quem ela esperava que Luísa tivesse um envolvimento. A segunda passagem, "E o ferro estava pronto?", revela a preocupação de Juliana com o seu trabalho doméstico, uma preocupação que aparece sem uma intervenção clara do narrador.

Esse tipo de discurso não faz uma clara separação entre o que é dito pela personagem e o que é relatado pelo narrador. O pensamento e a fala de Juliana se fundem com a narração de forma fluida e natural, sem as marcas típicas de citação direta, como as aspas ou os travessões. Esse efeito de fusão é uma característica do discurso indireto livre, no qual a perspectiva da personagem se mistura com a voz do narrador.

Portanto, a alternativa B está correta porque descreve a maneira como a voz de Juliana se mistura ao discurso narrativo, criando uma fluidez entre as expressões da personagem e o relato do narrador. A separação tradicional entre as duas vozes não é mantida, caracterizando um discurso indireto livre.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Interpretação Textual

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