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Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito - UNESP 2017
Quando estou dentro do cinema, tudo me parece perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina de sensações programadas. Mergulho em suspense, em medo, em vinganças sem-fim, tudo narrado como uma ventania, como uma tempestade de planos curtos, tudo tocado por orquestras sinfônicas plagiando Beethoven ou Ravel para cenas românticas, Stravinski para violências e guerras. Não há um só minuto sem música, tudo feito para não desgrudarmos os olhos da tela. A eficiência técnica me faz percorrer milhares de anos-luz de emoções e aventuras aterrorizantes, que nos exaurem como se fôssemos personagens, que nos fazem em pedaços espalhados pela sala, junto com os copos de Coca-Cola e sacos de pipocas. Somos pipocas nesses filmes.
(Arnaldo Jabor. “A guerra das estrelas”. O Estado de S.Paulo, 18.11.2014. Adaptado.)
Esse texto pode ser corretamente considerado
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uma crítica de natureza estética aos apelos técnicos e sensacionalistas no cinema.
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uma análise elogiosa do alto grau de perfeição técnica das imagens do cine
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um ponto de vista valorizador da presença da música erudita no cinema atual.
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um elogio ao cinema como mercadoria de entretenimento da indústria cultural.
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uma crítica ao caráter culturalmente elitista das obras cinematográficas atuais.
Solução
Alternativa Correta: A) uma crítica de natureza estética aos apelos técnicos e sensacionalistas no cinema.
Jabor critica como a forma de ir ao cinema se tornou um evento estético, utilizando a eficiência técnica (a música perfeitamente encaixada nas cenas) para entreter os espectadores.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNESP
Ano da Prova: 2017
Assuntos: Sociologia
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