Cespe/Cebraspe - 2018 - Disciplina: Outras Disciplinas

CESPE/CEBRASPE - Acerca do conceito e das funções da criminologia,

Acerca do conceito e das funções da criminologia, julgue o item seguinte.

A pesquisa criminológica científica visa evitar o emprego da intuição ou de subjetivismos no que se refere ao ilícito criminal, haja vista sua função de apresentar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o delito.

  1. Certo

  2. Errado


Resolução da questão

No período da escola Clássica é que predominou o método DEDUTIVO, esse método partia de Princípios gerais para se deduzir uma premissa, amoldando-a por fim, ao caso concreto, tudo de forma genérica e indiscriminada. O Marquês de Beccaria abusava muito desse método, hoje completamente ultrapassado ante a criminologia moderna.

Já com o advento da escola positivista, mais precisamente com a obra de Cesare Lombroso, já no início da fase científica, a criminologia usa do empirismo como um método INDUTIVO, que analisa através de pesquisas e dados científicos, para só depois traçar um caminho mais acertado. Essa foi a grande contribuição da escola positivista, que tem entre seus maiores expoentes: Lombroso, Ferri e Garófalo. Claro que tal método vem se aperfeiçoando através dos tempos, hoje a criminologia moderna é uma ciência humana interdisciplinar, e se utiliza de todos os ramos do saber para auxiliar no desenvolvimento de dados assertivos que visam auxiliar a direcionar a política criminal. É uma "ciência do SER".

Resolução adaptada de: QConcursos

QRCode Wesley Rodrigues Conta Nubank
Doe para o Estuda por aqui

Apoie o criador do site (Wesley Rodrigues), com qualquer valor, para que mais conteúdo educacional gratuito e de qualidade continue sendo oferecido. Obrigado!

Quero apoiar


Encontre Mais Questões