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Dourado (In Ferreira e Aguiar, 2003) defende a especificidade - FUNDEP

Dourado (In Ferreira e Aguiar, 2003) defende a especificidade da gestão educacional tendo em vista que ela organiza, orienta e viabiliza a prática educativa, compreendida como prática social, e considera a não neutralidade da gestão escolar.

São considerados limites para uma gestão democrática da escola, exceto:

  1. Centralização das decisões sob o controle do diretor escolar e / ou da supervisão e coordenação pedagógicas.

  2. Estabelecimento de princípios de organização colegiados da gestão e do trabalho pedagógico.

  3. Restrição do projeto pedagógico ao mero atendimento às exigências das secretarias de educação.

  4. Formas de provimento ao cargo de dirigente escolar separadas das comunidades local e escolar.


Solução

Alternativa Correta: B

Entende-se por Gestão Escolar o processo que rege o funcionamento da escola, compreendendo tomada de decisão, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas e pedagógicas, efetivando o envolvimento da comunidade, no âmbito da unidade escolar, baseada na legislação em vigor e nas diretrizes pedagógicas administrativas fixadas pelo respectivo sistema de ensino.
LETRA B

Créditos da Resolução: QConcursos

Banca Examinadora: FUNDEP

Ano da Prova: 2018

Assuntos: Pedagogia, Gestão Democrática

Vídeo Sugerido: YouTube

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