Instituto AOCP - 2019 - Disciplina: Outras Disciplinas

INSTITUTO AOCP - Os organismos, em um determinado ambiente natural,

Os organismos, em um determinado ambiente natural, evoluem ao longo de milhares de anos para se adaptar a um modo de vida, interagindo com outros organismos e com o meio de forma harmônica. Esse sistema como um todo tende a atingir um equilíbrio, até que algum fator interno ou externo o afete. A ação humana tem sido um dos principais elementos que ocasionam desequilíbrios em diferentes biomas ao redor do planeta. Um exemplo disso foi a introdução de dípteros oriundos da África no território Brasileiro que tem levado à diminuição drástica de populações nativas de dípteros. Em relação à ação humana, os desequilíbrios ambientais e a Entomologia Forense, assinale a alternativa correta.

  1. Quando uma espécie exótica é introduzida em um determinado ambiente natural e essa espécie apresenta vantagens adaptativas em relação a espécies nativas que apresentam o mesmo habitat, porém diferentes nichos ecológicos, as espécies nativas sempre tendem a desaparecer em função da competição intraespecífica.

  2. Uma ferramenta importante da Biologia Forense para identificação de vestígios de caça ilegal é a Tricologia Forense, visto que, a partir da análise das partes (cutícula, cortex e lanugem) de apenas alguns pelos, é possível indicar o transporte em um veículo de um animal em risco de extinção, como a onça pintada (Puma concolor).

  3. O Calliphoridae, Lucilia sericata, é uma espécie exótica de díptero, com importância forense, oriunda da África e que foi introduzida no Brasil na década de 1970, espalhando-se rapidamente pelas diferentes regiões.

  4. Chrysomya albiceps é uma espécie de díptero de grande importância forense, visto que é um dos principais insetos associados a miíases primárias em humanos.

  5. Na coleta de material entomológico com a finalidade de estimativa de Intervalo Pós-Morte (IPM) empregando o método de Grau Dia Acumulado (GDA), é importante que o Perito Criminal tenha certeza de que os insetos coletados tenham, realmente, se desenvolvido no cadáver periciado, o que torna relevante, particularmente em se tratando de dípteros, a obtenção de imaturos (ovo, larva e pupa), em detrimento de espécimes adultas.


Resolução da questão

A Errada
Na competição, os organismos lutam por um recurso. Assim sendo, aquele que perde a disputa acaba prejudicado, o que caracteriza uma relação desarmônica. Como a relação pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes, a relação pode ser classificada como intraespecífica (mesma espécie) ou interespecífica (espécies diferentes). Seria competição interespecífica.

B Errada
A tricologia forense é um método de identificação que vem sendo utilizado cada vez mais e consiste na análise morfológica do pelo através da microscopia, permitindo a identificação e caracterização de uma determinada espécie. Esta técnica é simples, fácil e barata, podendo contribuir no avanço da medicina veterinária forense, a fim de preservar o patrimônio ambiental, facilitando investigação de crimes contra a fauna.
A onça-parda ou puma (: Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio - não é onça pintada.

C Errada
As Calliphoridae constitui uma família de . com grande importância econômica, dado seu hábito saprófago. Elas utilizam-se de substratos orgânicos em putrefação como carcaças de animais e fezes (inclusive humanas) como meio proteico ou para oviposição, sendo deste modo os principais vetores de agentes patogênicos como protozoários, ovos de helmintos, bactérias e vírus, sendo, por outro lado, úteis nas investigações criminalísticas na entomologia forense atuando como dados para a estimava do Intervalo Pós Morte (IPM) de um cadáver encontrado.
Chrysomya megacephala (Fabricius, 1794),
C. albiceps (Wiedemann 1819) e
C. putoria (Wiedemann, 1818)
(Insecta:Diptera: Calliphoridae) são espécies de moscas varejeiras originárias da África, Mediterrâneo e Oriente Médio (Gagné, 1981), foram introduzidas no Brasil na década de 1970 quando, nos anos de 1975 e 1976, embarcações que transportavam refugiados de Angola e de Moçambique, animais domésticos e diferentes tipos de alimentos, aportaram nas costas do Sudeste do Brasil.
(http://www2.unirio.br/unirio/ccbs/ibio/ppgbio/dissertacoes-daniele)

D ERRADA
Chrysomya albiceps é de grande importância médica e sanitária, estando associada a na África e na América. Também é importante na e na porque é o primeiro a entrar em contato com a devido à sua capacidade de cheirar matéria de animal morto a até dez milhas (16 km) de distância. C. albiceps pertence ao mesmo gênero que as outras moscas causadoras de miíase e,
Miíase primária ou obrigatória: causada por larvas biontófagas, ou seja, aquelas que se alimentam de tecido vivo, sendo estas capazes de invadir tecidos ou cavidades do corpo, ou se instalarem em feridas recentes;
Enquanto a Chrysomya albiceps alimenta-se de tecido morto.

E CERTA

Resolução adaptada de: QConcursos

QRCode Wesley Rodrigues Conta Nubank
Doe para o Estuda por aqui

Apoie o criador do site (Wesley Rodrigues), com qualquer valor, para que mais conteúdo educacional gratuito e de qualidade continue sendo oferecido. Obrigado!

Quero apoiar


Encontre Mais Questões