Disciplina: Direito Processual Civil 0 Curtidas

OAB - Aline recebeu uma proposta de investimento de Gizé Ltda.,

Atualizado em 27/07/2024

Aline recebeu uma proposta de investimento de Gizé Ltda., instituição que atua no mercado financeiro, que lhe garantiria um retorno fixo mensal de 10% ao mês sobre o capital investido. Crendo tratar-se de um ótimo negócio, Aline transferiu R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para a conta da Gizé Ltda., que passou a lhe apresentar extratos mensais, apontando um suposto crescimento do capital.
Entretanto, alguns meses depois, foi divulgado em um importante veículo de comunicação que a Gizé Ltda. estava sendo investigada pela prática de pirâmide financeira. Muito nervosa, Aline tentou contato telefônico com a instituição, sem sucesso. Depois de inúmeros e-mails, Aline decidiu ir ao estabelecimento onde funcionava a Gizé Ltda., mas encontrou o imóvel abandonado.
Constatando tratar-se de um golpe, Aline, por meio de advogado(a), decidiu ajuizar pedido de tutela cautelar em caráter antecedente, com o objetivo de efetivar o arresto de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), antes de formular o pedido principal, de rescisão do contrato, com devolução do valor depositado, cobrança dos rendimentos contratados e indenização pelos danos morais sofridos.

Sobre essa modalidade de tutela provisória, assinale a afirmativa correta.

  1. Sendo deferida a tutela cautelar antecedente requerida por Aline, ela deverá ser efetivada no prazo de 60 (sessenta) dias, sob pena de perda da eficácia da tutela cautelar concedida.

  2. Sendo efetivada a tutela cautelar antecedente requerida por Aline, o pedido principal deverá ser formulado no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de perda da eficácia da tutela cautelar concedida.

  3. Se o pedido principal formulado por Aline for julgado improcedente, haverá a perda da eficácia da tutela cautelar concedida.

  4. Se houver a perda da eficácia da tutela cautelar antecedente, tal pedido poderá ser renovado posteriormente, com base nos mesmos fundamentos.


Solução

Alternativa Correta: C) Se o pedido principal formulado por Aline for julgado improcedente, haverá a perda da eficácia da tutela cautelar concedida.

A resposta correta é a alternativa C. A tutela cautelar antecedente é uma medida cautelar que visa assegurar a eficácia do processo principal. No caso de Aline, ela solicitou o arresto do valor investido antes mesmo de formular o pedido principal de rescisão do contrato, devolução do valor investido, rendimentos contratados e indenização por danos morais. Se o pedido principal formulado por Aline for julgado improcedente, a eficácia da tutela cautelar concedida fica comprometida. Isso significa que, se o juiz entender que os pedidos de Aline no processo principal não têm razão de ser, a medida cautelar concedida perde sua razão de existir, podendo ser revogada ou tornada sem efeito.

As demais alternativas estão incorretas:

A alternativa A está incorreta porque não há previsão legal para perda da eficácia da tutela cautelar antecedente caso não seja efetivada dentro de um prazo específico.
A alternativa B está incorreta porque não existe um prazo de 15 dias para formulação do pedido principal após a concessão da tutela cautelar antecedente.
A alternativa D está incorreta porque não trata da situação de perda da eficácia da tutela cautelar antecedente, mas sim da possibilidade de renovação do pedido principal após a perda da eficácia da tutela.

Edição do Exame: 40ª Edição

Ano do Exame: 2024

Assuntos: Tutela Provisória

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora