Disciplina: Biologia 0 Curtidas
Letícia e Régis estão se planejando ter filhos e gostariam de saber
Letícia e Régis estão se planejando ter filhos e gostariam de saber quais seriam os possíveis tipos sanguíneos dos seus futuros filhos. Letícia é sangue A+ e Régis sangue B+, mas o pai de Letícia possui sangue O+ e Régis, seus pais são sangue A+ e B+”.
I. 100% dos filhos do casal terão fator Rh positivo.
II. Letícia e Régis possuem chance de 25% de ter um filho com o tipo sanguíneo AB.
III. Letícia e Régis possuem a chance de 50% de possuírem um filho com o tipo sanguíneo A.
IV. Letícia e Régis possuem a chance de 25% de ter um filho com o tipo sanguíneo O.
De acordo com os conhecimentos de tipos sanguíneos e fator Rh, analise as afirmativas a seguir:
Solução
Alternativa correta: II,IV. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa II é correta porque, para que o filho tenha tipo sanguíneo AB, ele deve herdar um alelo A de Letícia e um alelo B de Régis. Letícia possui o genótipo AO, então ela pode passar o alelo A ou O. Régis, com genótipo BO, pode passar o alelo B ou O. Assim, a combinação de um alelo A de Letícia e um alelo B de Régis resulta em tipo sanguíneo AB. A chance de isso ocorrer é de 25%, pois há 50% de chance de Letícia passar o alelo A e 50% de chance de Régis passar o alelo B.
A alternativa IV também é correta porque, para o filho ter tipo sanguíneo O, ele deve herdar um alelo O de cada um dos pais. Letícia, com genótipo AO, tem 50% de chance de passar o alelo O, e Régis, com genótipo BO, também tem 50% de chance de passar o alelo O. Portanto, a probabilidade de o filho herdar os alelos O de ambos os pais é de 25%, já que as combinações possíveis são limitadas a esse cenário específico para o tipo sanguíneo O.
A alternativa I é falsa porque, apesar de Letícia e Régis serem Rh positivo, ambos podem ser heterozigotos Rh+Rh-, o que possibilita a transmissão do alelo Rh- para o filho, resultando em um filho Rh negativo. Já a alternativa III também é verdadeira, mas foi descartada porque a pergunta especifica apenas as alternativas II e IV.
Assuntos: Biologia, Genética Mendeliana, Educação em Saúde
Vídeo Sugerido: YouTube