Disciplina: Biologia 0 Curtidas
Existem mais de 200 tipos de células no corpo humano
Existem mais de 200 tipos de células no corpo humano colaborando entre si para formar os tecidos. As células têm uma vida dinâmica no organismo, surgindo pela divisão de uma célula precursora, desenvolvendo-se e morrendo. Mesmo após concluído o período de crescimento, quando o número de células necessariamente aumenta, o organismo deve continuar a produzir novas células. Para a maioria das células do organismo, a renovação ocorre a partir de células tronco que existem nos diferentes tecidos.
Quais são as características que diferenciam uma célula-tronco das demais células do organismo?
A) Todas as células-tronco, tanto embrionárias quanto as de adulto, têm a característica de totipotência, ou seja, podem se proliferar e se diferenciar em quaisquer células do nosso organismo.
B) As células-tronco podem se reproduzir artificialmente nos laboratórios, gerando células filhas exatamente iguais entre si, mas mais especializadas do que a célula original.
C) Elas são células de pluripotência, podendo gerar todas as células especializadas do nosso organismo.
D) Elas são capazes de se proliferar originando duas células filhas exatamente iguais entre si e iguais à célula original e elas são capazes de se diferenciar, gerando células especializadas.
E) São células de multipotência, ou seja, podem se proliferar e gerar todos os tipos de células especializadas de um organismo.
Solução
Alternativa correta: E) São células de multipotência, ou seja, podem se proliferar e gerar todos os tipos de células especializadas de um organismo. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa e está correta porque descreve as células-tronco como células multipotentes, ou seja, células que podem se diferenciar em uma variedade de tipos celulares, mas apenas dentro de um determinado grupo ou linha de células especializadas. No contexto do organismo adulto, as células-tronco multipotentes são encontradas em vários tecidos e são responsáveis pela renovação celular, como as células-tronco hematopoiéticas, que geram diferentes tipos de células sanguíneas.
Essas células-tronco são essenciais para a manutenção e reparação dos tecidos ao longo da vida, uma vez que possuem a capacidade de se dividir e gerar células filhas que se especializam em tipos celulares específicos. Embora as células-tronco pluripotentes (encontradas no embrião) possam gerar todos os tipos celulares do organismo, as células-tronco multipotentes têm um espectro mais restrito de diferenciação, o que significa que elas não podem originar qualquer tipo de célula, mas sim células dentro de um conjunto mais limitado, como as células do sangue, dos músculos ou do sistema nervoso.
Portanto, a alternativa e é a correta porque corretamente associa as células-tronco a um tipo de multipotência, distinguindo-as das pluripotentes, que têm um maior potencial de diferenciação. As células-tronco adultas, como as encontradas na medula óssea ou no fígado, são responsáveis pela regeneração e reparação dos tecidos, mas com uma capacidade de diferenciação mais restrita, o que caracteriza sua multipotência.
Assuntos: Biologia Celular, Genética, Embriologia
Vídeo Sugerido: YouTube