Disciplina: Biologia 0 Curtidas

O metabolismo da glicose a piruvato na glicólise, um processo

Atualizado em 29/02/2024

O metabolismo da glicose a piruvato na glicólise, um processo anaeróbico, coleta apenas uma fração do ATP disponível a partir da glicose. A maior parte do ATP gerado no metabolismo provém do processamento aeróbico da glicose. Esse processo começa com a oxidação completa de derivados da glicose em gás carbônico. Essa oxidação ocorre em uma série de reações denominada de ciclo do ácido cítrico, também conhecido como ciclo de Krebs. O ciclo do ácido cítrico é a via comum final da oxidação de moléculas energéticas – carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos. A maioria das moléculas energéticas entra no ciclo do ácido cítrico na forma de acetil-CoA.

Considerando as informações apresentadas e os seus conhecimentos sobre o assunto, é correto o que se afirma em:

a) As reações do ácido cítrico, apesar de algumas oxidativas, servem apenas para converter os dois carbonos do acetil-CoA em moléculas de gás carbônico. Não há fornecimento de elétrons para a cadeia respiratória para a produção de energia.
b) Mesmo na ausência do oxaloacetato, o acetil-CoA consegue iniciar o ciclo do ácido cítrico. Por isso, não há risco da formação de excesso dos corpos cetônicos no jejum prolongado (hipoglicemia) ou no diabetes mellitus (a glicose não entra nas fibras musculares).
c) As reações do ciclo do ácido cítrico ocorrem na matriz mitocondrial e fazem parte da respiração aeróbica. Porém, mesmo em situação de hipóxia ou anóxia, o ciclo do ácido cítrico continua ativo e fornecendo ATPs.
d) As reações oxidativas do ciclo do ácido cítrico geram uma grande quantidade de elétrons que são transferidos para NAD+ e FAD, formando, respectivamente, NADH e FADH2. Esses carreadores reduzidos transportam os elétrons para a cadeia respiratória.
e) O catabolismo da glicose, do ácido graxo e corpo cetônico resulta em acetil-CoA. Em seguida, ocorre a condensação de duas moléculas de acetil-CoA, em uma reação catalisada pela citrato-sintase, para formar o citrato e iniciar o ciclo do ácido cítrico.


Solução

Alternativa correta: d) As reações oxidativas do ciclo do ácido cítrico geram uma grande quantidade de elétrons que são transferidos para NAD+ e FAD, formando, respectivamente, NADH e FADH2. Esses carreadores reduzidos transportam os elétrons para a cadeia respiratória. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Glicose a Piruvato na Glicólise

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar