Disciplina: Biologia 1 Curtidas
O metabolismo da glicose a piruvato na glicólise, um processo
O metabolismo da glicose a piruvato na glicólise, um processo anaeróbico, coleta apenas uma fração do ATP disponível a partir da glicose. A maior parte do ATP gerado no metabolismo provém do processamento aeróbico da glicose. Esse processo começa com a oxidação completa de derivados da glicose em gás carbônico. Essa oxidação ocorre em uma série de reações denominada de ciclo do ácido cítrico, também conhecido como ciclo de Krebs. O ciclo do ácido cítrico é a via comum final da oxidação de moléculas energéticas – carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos. A maioria das moléculas energéticas entra no ciclo do ácido cítrico na forma de acetil-CoA.
Considerando as informações apresentadas e os seus conhecimentos sobre o assunto, é correto o que se afirma em:
a) As reações do ácido cítrico, apesar de algumas oxidativas, servem apenas para converter os dois carbonos do acetil-CoA em moléculas de gás carbônico. Não há fornecimento de elétrons para a cadeia respiratória para a produção de energia.
b) Mesmo na ausência do oxaloacetato, o acetil-CoA consegue iniciar o ciclo do ácido cítrico. Por isso, não há risco da formação de excesso dos corpos cetônicos no jejum prolongado (hipoglicemia) ou no diabetes mellitus (a glicose não entra nas fibras musculares).
c) As reações do ciclo do ácido cítrico ocorrem na matriz mitocondrial e fazem parte da respiração aeróbica. Porém, mesmo em situação de hipóxia ou anóxia, o ciclo do ácido cítrico continua ativo e fornecendo ATPs.
d) As reações oxidativas do ciclo do ácido cítrico geram uma grande quantidade de elétrons que são transferidos para NAD+ e FAD, formando, respectivamente, NADH e FADH2. Esses carreadores reduzidos transportam os elétrons para a cadeia respiratória.
e) O catabolismo da glicose, do ácido graxo e corpo cetônico resulta em acetil-CoA. Em seguida, ocorre a condensação de duas moléculas de acetil-CoA, em uma reação catalisada pela citrato-sintase, para formar o citrato e iniciar o ciclo do ácido cítrico.
Solução
Alternativa correta: D) As reações oxidativas do ciclo do ácido cítrico geram uma grande quantidade de elétrons que são transferidos para NAD+ e FAD, formando, respectivamente, NADH e FADH2. Esses carreadores reduzidos transportam os elétrons para a cadeia respiratória. De acordo com o gabarito AVA.
Essa alternativa é correta porque o ciclo do ácido cítrico é uma série de reações que ocorrem na matriz mitocondrial e fazem parte da respiração aeróbica. Durante essas reações, ocorrem processos oxidativos que geram elétrons, que são transferidos para os carreadores NAD+ e FAD, formando NADH e FADH2. Esses carreadores reduzidos transportam os elétrons para a cadeia respiratória, onde são utilizados para gerar ATP.
As outras alternativas são incorretas porque:
A alternativa a) é incorreta porque as reações do ciclo do ácido cítrico não apenas convertem os dois carbonos do acetil-CoA em moléculas de gás carbônico, mas também fornecem elétrons para a cadeia respiratória para a produção de energia.
A alternativa b) é incorreta porque o acetil-CoA não pode iniciar o ciclo do ácido cítrico sem a presença do oxaloacetato. Além disso, a formação de excesso de corpos cetônicos no jejum prolongado ou no diabetes mellitus é um risco real.
A alternativa c) é incorreta porque o ciclo do ácido cítrico não continua ativo e fornecendo ATPs em situação de hipóxia ou anóxia.
A alternativa e) é incorreta porque a condensação de duas moléculas de acetil-CoA para formar o citrato não é a reação que inicia o ciclo do ácido cítrico. O ciclo do ácido cítrico é iniciado pela reação entre o acetil-CoA e o oxaloacetato, catalisada pela citrato-sintase.
Assuntos: Glicose a Piruvato na Glicólise
Vídeo Sugerido: YouTube
Luis Felipe Victorio - há 5 meses
Leonardo Santos - há 5 meses