Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
Após a metade do século XX, o currículo passa a ser compreendido como
Após a metade do século XX, o currículo passa a ser compreendido como uma área do conhecimento no qual existe disputa de áreas científicas, identidade e poder. É também neste mesmo período que cresce a defesa e promoção de uma educação inclusiva e para todos. Nesse sentido, a valorização de questões como inclusão social, diferença socioeconômica, a imigração, bilinguismo, os modelos da deficiência na sociedade, negritude e outros temas, modificaram o currículo e a pluralidade na escola.
Com base nas teorias críticas e pós críticas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As políticas educacionais no Brasil, como a Lei nº10.639, buscam incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", a fim de diluir o processo histórico de marginalização de determinados saberes e culturas.
PORQUE
II. As perspectivas teóricas críticas e pós críticas, a exemplo, multiculturalismo, tem sido precursoras das discussões e avanços em torno da luta por direitos sociais e culturais, incluindo a valorização de culturas e etnias no espaço escolar
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Solução
Alternativa correta: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a a) porque ambas as asserções apresentadas são verdadeiras e há uma relação justificativa entre elas. A primeira asserção faz referência à Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade de ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Essa legislação surge com o objetivo de combater o processo histórico de marginalização das culturas africanas e afro-brasileiras, que por muito tempo foram silenciadas ou distorcidas nas narrativas históricas tradicionais. A intenção da lei é garantir o reconhecimento e a valorização desses saberes e práticas culturais dentro do currículo escolar.
A segunda asserção aponta para a relevância das teorias críticas e pós-críticas, como o multiculturalismo, nas discussões sobre inclusão social e educacional. O multiculturalismo, por exemplo, enfatiza a importância da diversidade cultural e da valorização das identidades de grupos historicamente marginalizados, como os afrodescendentes. Esse movimento teórico impulsionou o reconhecimento das diferenças culturais, étnicas e sociais no campo educacional, o que está diretamente relacionado ao avanço das políticas públicas voltadas para a inclusão e equidade.
A relação entre as duas asserções se dá pela contribuição das perspectivas teóricas críticas, como o multiculturalismo, para a criação e consolidação de políticas educacionais que buscam promover a igualdade racial e cultural. A Lei nº 10.639/2003, ao incluir a história e cultura afro-brasileira no currículo, reflete uma vitória das lutas sociais e culturais que foram fortalecidas por essas teorias, tornando possível a valorização das culturas afro-brasileiras e a promoção de um ensino mais inclusivo e plural. Portanto, a segunda asserção justifica a primeira, pois as perspectivas críticas ajudaram a fundamentar e a impulsionar políticas como a mencionada na asserção I.
Assuntos: Educação, Sociologia,História
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