Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

O desenvolvimento da obesidade nas pessoas pode ter inúmeros fatores.

Atualizado em 25/11/2024

O desenvolvimento da obesidade nas pessoas pode ter inúmeros fatores. Um dos fatores é a postura que o profissional de Educação Física adota perante uma pessoa obesa. Caso a pessoa já apresente problemas de ordem psicossocial, muitas vezes o comportamento do profissional de Educação Física pode piorar tal quadro.

Assinale alternativa que apresenta o comportamento correto do profissional de Educação Física em relação à uma pessoa com obesidade.

a) O profissional de Educação Física deve agir com rigidez com a pessoa que apresenta obesidade, uma vez que, apenas a conversa não estimula a pessoa à mudança de hábito.
b) O profissional de Educação Física deve estimular a prática de exercícios físicos e explicar que um hábito de vida sedentário pode ser prejudicial à saúde da pessoa com obesidade.
c) O profissional de Educação Física deve apenas estimular a adoção de uma dieta para a pessoa com obesidade.
d) O profissional de Educação Física não deve se preocupar com a pessoa com obesidade, uma vez que, se a obesidade é considerada uma doença, esta deve ser tratada apenas por um médico.
e) O profissional de Educação Física deve estimular o uso de remédios e prescrever medicamentos eficazes para o emagrecimento.


Solução

Alternativa correta: b) O profissional de Educação Física deve estimular a prática de exercícios físicos e explicar que um hábito de vida sedentário pode ser prejudicial à saúde da pessoa com obesidade. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa b) O profissional de Educação Física deve estimular a prática de exercícios físicos e explicar que um hábito de vida sedentário pode ser prejudicial à saúde da pessoa com obesidade é a resposta correta porque um dos principais papéis do educador físico é incentivar a prática regular de atividades físicas. O exercício é um dos pilares fundamentais no tratamento e prevenção da obesidade, já que promove o aumento do gasto calórico, melhora a função cardiovascular, controla o peso e reduz o risco de doenças associadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e hipertensão.



Além disso, o profissional de Educação Física tem o dever de orientar sobre os riscos de um estilo de vida sedentário, que está intimamente relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas. A falta de movimento pode agravar a obesidade, prejudicar a saúde mental e reduzir a qualidade de vida, o que reforça a importância de adotar hábitos ativos desde cedo. Ao estimular a prática de exercícios, o educador físico não só contribui para a perda de peso, mas também para o bem-estar geral e a melhoria da autoestima da pessoa com obesidade.



Por outro lado, as alternativas como a) rigidez ou c) dietas, não são apropriadas para o profissional de Educação Física. Agir com rigidez pode gerar resistência e desmotivação, enquanto a prescrição de dietas é função de um nutricionista ou médico. O foco do educador físico deve ser no incentivo a uma vida mais ativa e saudável, respeitando o ritmo e as limitações do indivíduo, promovendo mudanças sustentáveis e duradouras.

Assuntos: Educação Física, Psicologia, Nutrição

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora