Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

As diretrizes normativas e os currículos de formação em Educação

Atualizado em 19/06/2024

As diretrizes normativas e os currículos de formação em Educação Física passaram por muitas mudanças nesse quase um século de formação em nível superior. Cada período histórico oferece aspecto políticos e ideológicos para a compreensão da formação em Educação Física. Durante quase todo esse período a formação a licenciatura foi o campo hegemônico de formação profissional.

Sobre essa temática, leia e analise as afirmativas abaixo:

I - O Bacharelado existiu primeiramente a partir a Resolução n°3 de 1987.

II - A Resolução CNE 01/02 instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. O que se buscava era uma proposta de formação com uma maior identidade do professor, da docência. Nesse contexto normativo, a licenciatura ganha uma dimensão própria dentro da formação em nível superior, o que impactou também a área da Educação Física.

III - A resolução do CNE/CES de 31 de março de 2004, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física, acaba por orientar a construção de uma formação específica para cada área do conhecimento; bacharelado e licenciatura.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) Somente a I.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) l e ll.
d) ll e III.
e) I e III.


Solução

Alternativa correta: e) I e III. De acordo com o gabarito AVA.

I - A afirmativa I está correta. O Bacharelado em Educação Física foi instituído primeiramente pela Resolução nº 3 de 1987, que trouxe a possibilidade de formação em nível superior na área, não se restringindo mais apenas à licenciatura.

III - A afirmativa III também está correta. A Resolução CNE/CES de 31 de março de 2004 estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física. Essas diretrizes orientaram a construção dos currículos de bacharelado e licenciatura, proporcionando uma formação mais específica e adequada às demandas de cada área do conhecimento dentro da Educação Física.

Portanto, a alternativa e) I e III está correta porque ambas as afirmativas são verdadeiras e refletem mudanças significativas nas diretrizes e currículos de formação em Educação Física ao longo das últimas décadas, contribuindo para uma maior diversificação e especialização da formação profissional na área.

Assuntos: Resolução nº 3/1987 e o Bacharelado em Educação Física, Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE 01/02)

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