Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

Desde a fase que está dentro do útero, o bebê já começa Psicomotricida

Atualizado em 09/06/2025

Desde a fase que está dentro do útero, o bebê já começa a brincar com seu corpo, mesmo sem conseguir enxergá-lo já começa a reconhecê-lo. Esse reconhecimento continua após o parto e em alguns meses, segue com o auxílio da visão e do tato. Com este contexto, marque V - verdadeiro ou F – falso para as sentenças a seguir.

( ) No útero o bebê usa mãos e pés para brincar com o cordão umbilical e outras partes do corpo.

( ) Antes de terminar essa “exploração” do próprio corpo, a criança já começa a compreender a existência de outras pessoas (outros corpos) e relacionar-se com elas.

( ) A criança também é capaz de reconhecer que existem diferentes ambientes, que podem a deixar mais ou menos confortável, mais ou menos segura.

( ) Na fase de descobertas, a criança não interage também com outros objetos.

Assinale a alternativa que traz a sequência correta:

a) V – V – V – V.
b) V – V – F – F.
c) V – V – V – F.
d) F – F – V – V.
e) F – F – F – F.


Solução

Alternativa correta: b) V – V – F – F. De acordo com o gabarito AVA.


Desde o útero, o bebê já apresenta comportamentos que indicam uma forma inicial de brincar e interagir com o próprio corpo, como tocar o rosto, chupar o dedo ou segurar o cordão umbilical. Isso demonstra que, mesmo antes do nascimento, ele inicia uma exploração sensorial, base do reconhecimento corporal. Após o nascimento, esse processo continua com o auxílio de outros sentidos, como a visão e o tato, sendo fundamental para o desenvolvimento da noção de si mesmo.



À medida que a criança explora seu corpo, também começa a perceber o mundo ao seu redor. Ainda que o foco inicial esteja em si mesma, ela passa a reconhecer outras pessoas — principalmente os cuidadores — e a interagir com elas, o que indica o início da socialização. Além disso, mesmo sem verbalizar, o bebê demonstra reações diferentes a ambientes diversos, percebendo sensações de conforto, insegurança ou estímulo, o que confirma sua sensibilidade a diferentes contextos.



A última afirmação, no entanto, é incorreta: dizer que a criança "não interage com outros objetos" nessa fase é falso. Justamente durante a fase de descobertas, a criança passa a interagir intensamente com objetos ao seu redor — tocando, batendo, levando à boca — como parte do aprendizado sobre o mundo. Essa interação é essencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial,

Assuntos: Psicomotricidade, Desenvolvimento , Educação

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