Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
Para Gomes (2004), a criatividade pode ser compreendida como "... a
Para Gomes (2004), a criatividade pode ser compreendida como "... a capacidade de dar origem a coisas novas e valiosas. Além disso, é a capacidade de encontrar novos e melhores modos para se fazer as coisas.”. Estando a Educação Física responsável pelo desenvolvimento integral do corpo, é urgente a necessidade de estimularmos o potencial criativo dos nossos alunos.
Sobre a criatividade e o desenvolvimento pela Educação Física, assinale a alternativa INCORRETA:
a)Pelo uso da criatividade o aluno é capaz de encontrar novas soluções a problemas pelo uso do seu corpo.
b)Vários aspectos influenciam o processo criativo, tal qual a personalidade e os processos mentais e emocionais.
c)A criatividade pode ser explorada por meio do uso dos jogos teatrais, dentro da Educação Física.
d)O aluno não é capaz de desenvolver a criatividade por si só, devendo o professor auxiliá-lo nesse processo.
e)A criatividade é um aspecto inato do ser humano, devendo a Educação Física explorar esse potencial a todo o momento.
Solução
Alternativa correta: d)O aluno não é capaz de desenvolver a criatividade por si só, devendo o professor auxiliá-lo nesse processo. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa D) "O aluno não é capaz de desenvolver a criatividade por si só, devendo o professor auxiliá-lo nesse processo" é incorreta porque, embora o papel do professor seja fundamental no processo de ensino-aprendizagem, a criatividade não depende exclusivamente da orientação do educador. A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida de forma autônoma pelos alunos, principalmente em um ambiente que favorece a exploração e a experimentação. A Educação Física, ao proporcionar atividades e desafios, pode estimular os alunos a pensar de maneira inovadora e a encontrar soluções criativas para os problemas que lhes são apresentados.
A criatividade é um processo dinâmico e individual. Ao permitir que os alunos enfrentem situações desafiadoras, como criar novas formas de movimentos ou solucionar problemas de maneira original, os alunos podem descobrir e desenvolver suas próprias habilidades criativas. Isso é especialmente verdadeiro na Educação Física, onde o corpo e a movimentação são ferramentas poderosas para a expressão pessoal e a resolução criativa de problemas. Portanto, os alunos podem ser os protagonistas do seu desenvolvimento criativo, com o professor atuando mais como um facilitador do que como alguém que "dá" ou "cria" a criatividade.
Além disso, vários estudos apontam que a criatividade não é uma característica inata, mas uma habilidade que pode ser aprimorada ao longo do tempo, com o estímulo adequado. Ao dar liberdade para os alunos explorarem diferentes formas de jogo, dança, esportes e até mesmo o uso do corpo de maneira expressiva, a Educação Física possibilita que o aluno desenvolva sua capacidade criativa. A intervenção do professor, nesse contexto, deve ser mais de orientação e estímulo do que de controle absoluto sobre o processo criativo do aluno.
Assuntos: Educação Física, Psicologia, Pedagogia
Vídeo Sugerido: YouTube