Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
É fundamental que o professor oriente as experiências dos alunos
É fundamental que o professor oriente as experiências dos alunos, preservando as condições de segurança e conforto e ainda que o professor considere o desenvolvimento psicomotor, no qual os fatores motores, cognitivos e afetivos devem ser respeitados para o desenvolvimento de uma dinâmica na qual os padrões de movimento serão bastante diferentes (VELASCO, 1997). De acordo com as perspectivas da psicomotricidade, três fases podem ser diferenciadas no processo de aprendizagem da natação pelas crianças.
Associe as especificidades das fases de aprendizagem da natação, relacionados na coluna da esquerda, com suas características correspondentes, apresentados na coluna da direita.
I. Primeira Fase
II. Segunda Fase
III. Terceira Fase
1. Descolamento ativo e autônomo.
2. Segurança e adaptação no meio aquático.
3. Estímulos de movimentos de braços e pernas para adquirir propulsão.
4. Deslocamento na água por meio de movimentos coordenados.
5. Preparação técnica, com a estruturação dos componentes do nado.
A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
a) 1-II; 2-I; 3-II; 4-III; 5-I.
b) 1-III; 2-III; 3-I; 4-I; 5-II.
c) 1-II; 2-I; 3-I; 4-II; 5-II.
d) 1-II; 2-I; 3-I; 4-III; 5-III.
e) 1-I; 2-II; 3-III; 4-II; 5-III.
Solução
Alternativa correta: d) 1-II; 2-I; 3-I; 4-III; 5-III. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é "d) 1-II; 2-I; 3-I; 4-III; 5-III" porque essa sequência respeita as fases de desenvolvimento psicomotor e de aprendizagem na natação, conforme abordado na teoria de Velasco (1997).
Na primeira fase (I), a ênfase é na segurança e adaptação ao meio aquático (2), pois é necessário que a criança se sinta confortável e segura na água antes de realizar movimentos mais complexos. Além disso, nessa fase, também se estimulam os movimentos iniciais de braços e pernas para adquirir propulsão (3), preparando o aluno para a movimentação na água.
Na segunda fase (II), ocorre o deslocamento ativo e autônomo (1), que é resultado da familiarização inicial. Aqui, a criança começa a se mover de forma mais independente. Já na terceira fase (III), o foco é no refinamento das habilidades, com a coordenação dos movimentos (4) e a preparação técnica mais avançada, incluindo a estruturação dos componentes do nado (5), que permite um deslocamento eficiente e coordenado na água. Essa sequência corresponde corretamente às características de cada fase do processo de aprendizagem na natação.
Assuntos: Fases da aprendizagem da natação infantil, Desenvolvimento psicomotor na natação, Adaptação e segurança no meio aquático
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