Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
O termo “ética” origina do grego ethos, que significa “modo de ser” ou
O termo “ética” origina do grego ethos, que significa “modo de ser” ou “caráter”, e se refere aos costumes dos sujeitos em determinado contexto social (Tojal, 2017 apud Teixeira, 2023). A ética pode ser considerada um conjunto de princípios destinados a orientar as ações dos homens, buscando o equilíbrio social (Siqueira, 2008 apud Teixeira, 2023). Historicamente, a ética evoluiu desde a sua base mística e mítica na Antiguidade, passando pela ética teocêntrica na Idade Média, até a ética antropocêntrica na Modernidade, refletindo as mudanças no pensamento humano sobre o papel do indivíduo e da coletividade (Boff, 2014; Vásquez, 2017 apud Teixeira, 2023). Considerando a descrição e a evolução da ética, analise as afirmativas a seguir: I. A ética na Antiguidade era baseada em explicações míticas e místicas, com a moralidade orientada pelos deuses. II. A ética teocêntrica da Idade Média focava no homem como centro das decisões morais, com base na orientação da Igreja Católica. III. A ética antropocêntrica surgiu com o advento da Modernidade, e focou na consciência individual das ações humanas. IV. O termo “ética” tem origem no grego ethos, que se refere aos costumes e ao caráter dos indivíduos em determinado contexto. V. A ética, ao longo da história, não sofreu alterações significativas, mantendo-se sempre a mesma.
Solução
Alternativa correta: I,III. De acordo com o gabarito AVA.
A afirmação I é verdadeira, pois descreve com precisão a ética na Antiguidade, que estava fortemente ligada a explicações míticas e místicas. Durante esse período, a moralidade era orientada pelos deuses, e as sociedades antigas muitas vezes viam as divindades como fontes de normas morais, como no caso dos gregos e romanos, e em outras culturas, onde as explicações mitológicas ditavam comportamentos éticos.
A afirmação III também é verdadeira, pois aborda a ética antropocêntrica que surgiu com a Modernidade. Nesse período, o ser humano foi colocado no centro das questões morais, com ênfase na razão e na consciência individual. A Modernidade trouxe uma mudança fundamental na forma de compreender a moralidade, afastando-se da dependência de explicações religiosas e colocando o indivíduo e sua capacidade de reflexão como protagonistas das decisões éticas.
Já as demais afirmações (II, IV e V) são falsas ou imprecisas, pois a ética teocêntrica não colocava o homem como centro das decisões morais, o termo "ética" tem uma origem mais complexa que apenas os "costumes e caráter" dos indivíduos e a ética sofreu, sim, grandes mudanças ao longo da história.
Assuntos: Filosofia, História, Sociologia
Vídeo Sugerido: YouTube