Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

Sobre a utilização dos exergames como ferramenta profissional na área

Atualizado em 05/08/2024

Sobre a utilização dos exergames como ferramenta profissional na área da Educação Física, analise as seguintes asserções.

I - Com os exergames, a característica de jogar com o corpo inteiro se torna a principal estratégia capaz de auxiliar as aulas de educação física em diferentes ambientes profissionais.

PORQUE

II - Tal ferramenta se apresenta como um excelente recurso, devido aos diversos estímulos sensoriais extremamente adaptáveis, podendo ser utilizados como uma forma de transformar a pessoa sedentária em fisicamente ativa. Também, pode ser utilizada como uma terapia para pacientes com alguma doença neurológica. Atualmente, está bem estabelecido na literatura o uso eficaz da realidade virtual no tratamento de pessoas com doenças cerebrais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


Solução

Alternativa correta: c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.

Primeiramente, a asserção I é verdadeira porque os exergames, que combinam exercícios físicos com jogos virtuais, utilizam o movimento do corpo inteiro como parte essencial da interação com o jogo. Isso oferece uma abordagem dinâmica e envolvente para as aulas de educação física, possibilitando a aplicação em diversos contextos, como escolas, academias e terapias.

A asserção II também é verdadeira, pois os exergames fornecem diversos estímulos sensoriais que são altamente adaptáveis e podem ser ajustados para diferentes necessidades e condições físicas. Além de promoverem a atividade física em pessoas sedentárias, esses jogos têm sido reconhecidos na literatura científica como ferramentas eficazes para o tratamento de doenças neurológicas, utilizando a realidade virtual para melhorar a função cerebral e a reabilitação dos pacientes.

Portanto, a II justifica a I, pois explica os benefícios adaptativos e terapêuticos dos exergames, sustentando a afirmação de que jogar com o corpo inteiro se torna uma estratégia central para a educação física. Isso evidencia como esses jogos podem ser integrados em diversos ambientes profissionais para promover saúde e bem-estar.

Assuntos: Realidade Virtual na Reabilitação, Gamificação na Educação Física, Estímulos Sensoriais em Exergames

Vídeo Sugerido: YouTube

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