Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

Em troca dos artigos que enriquecem sua vida os - UNESP 2011

Atualizado em 13/05/2024

Em troca dos artigos que enriquecem sua vida, os indivíduos vendem não só seu trabalho, mas também seu tempo livre. As pessoas residem em concentrações habitacionais e possuem automóveis particulares com os quais já não podem escapar para um mundo diferente. Têm gigantescas geladeiras repletas de alimentos congelados. Têm dúzias de jornais e revistas que esposam os mesmos ideais. Dispõem de inúmeras opções e inúmeros inventos que são todos da mesma espécie, que as mantêm ocupadas e distraem sua atenção do verdadeiro problema, que é a consciência de que poderiam trabalhar menos e determinar suas próprias necessidades e satisfações.

(Herbert Marcuse, filósofo alemão, 1955.)

Caracterize a noção de liberdade presente no texto de Marcuse, considerando a relação estabelecida pelo autor entre liberdade, progresso técnico e sociedade de consumo.


Solução

Marcuse integrou a Escola de Frankfurt, que elaborou uma postura filosófica crítica, de influência marxista e de enfoque sobre as questões sociais. Essa escola estudou intensamente os processos de alienação da consciência promovidos pela chamada indústria cultural. É nessa óptica que Marcuse vê na tecnologia moderna e no consumismo um processo de adestramento do comportamento humano e, portanto, uma ameaça à liberdade e à autonomia do homem. Marcuse entende liberdade como um estado autônomo da consciência, ou seja, o estado em que o homem é livre para escolher e pensar.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Concepções de Liberdade, Marcuse

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar