Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

E a verdade, o que será? A filosofia busca a verdade, mas - UNESP 2011

Atualizado em 13/05/2024

E a verdade, o que será? A filosofia busca a verdade, mas não possui o significado e substância da verdade única. Para nós, a verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito. No mundo, a verdade está em conflito perpétuo. A filosofia leva esse conflito ao extremo, porém o despe de violência. Em suas relações com tudo quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a seus olhos, graças ao intercâmbio com outros pensadores e ao processo que o torna transparente a si mesmo. Eis porque a filosofia não se transforma em credo. Está em contínuo combate consigo mesma.

(Karl Jaspers, 1971.)

Com base no texto, responda se a verdade filosófica pretende ser absoluta, justificando sua resposta com uma passagem do texto citado. Ainda de acordo com o fragmento, explique como podemos compreender os conflitos entre filosofia e religião e cite o principal movimento filosófico ocidental do período moderno que se caracterizou pelos conflitos com a religião.


Solução

O ato de filosofar pressupõe reflexão e diálogo, portanto, exclui a adoção de posturas dogmáticas e absolutas, como diz o texto de Jaspers, a “filosofia busca a verdade, mas não possui o significado e substância de verdade única.” Em outros termos, o ato de filosofar não deve restringir-se à adoção de um corpo ideológico fechado.
Entre os filósofos, sempre houve aqueles que professavam uma fé, principalmente cristã, grupo em que podemos citar Agostinho, Pascal e Kierkegaard. Contudo, a filosofia não se fundamenta em preceitos religiosos, correndo o risco de tornar-se uma crença fechada. Podemos compreender os conflitos entre filosofia e religião como o estabelecimento de uma reflexão autônoma e complexa, não confessional, por parte da filosofia. Por sua vez, o conhecimento religioso se vê ameaçado em seu corpo doutrinário, diante dos debates abertos propostos pelos filósofos.
Na Renascença, o Humanismo, representado por ensaístas como Erasmo de Roterdã e Galileu, foi o grande movimento que abalou o teocentrismo religioso. Com o tempo, surgiram alguns filósofos que propuseram o materialismo e o ateísmo que negam a existência de qualquer verdade metafísica.

Assuntos: O Ato de Filosofar

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora