Disciplina: Filosofia 0 Curtidas
Conta-se que uma empresa de creme dental enfrentava um problema para
"Conta-se que uma empresa de creme dental enfrentava um problema para se adequar aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado: algumas caixinhas estavam sendo empacotadas sem o creme dentro. Para sanar esse problema contrataram profissionais da área da computação, os quais, após longo de tempo de análise, estudo, verificação e muito investimento financeiro, desenvolveram uma balança hipersensível que foi acoplada logo abaixo da esteira e, assim, quando a caixinha vinha sem o tubo de creme, a balança acusava uma diferença de peso e a esteira automaticamente desligava. Cabia aos funcionários retirar a caixinha da esteira e religar a máquina. Depois de um tempo foi constatado que a balança estava desligada e ao buscar o motivo desse desligamento ouviram dos funcionários: essa balança estava atrapalhando o nosso trabalho, pois a todo momento parava a esteira; diante disso, resolvemos colocar um ventilador próximo da esteira e sempre que uma caixa vazia passa por ali o ventilador a empurra para fora da esteira".
O relato acima demonstra dois tipos de conhecimento empregados em uma mesma situação e reflete um bom exemplo de como não devemos hierarquizar conhecimentos.
Assinale a alternativa que apresenta respectivamente os dois conhecimentos presentes no relato:
a) Senso Comum e Filosófico.
b) Filosófico e Senso Comum.
c) Científico e Religioso.
d) Científico e Senso Comum.
e) Científico e Artístico.
Solução
Alternativa correta: d) Científico e Senso Comum. De acordo com o gabarito AVA.
Certamente a empresa investiu pesado na busca pela argumento e resposta científica, concluindo que uma balança digital seria suficiente, entretanto, percebemos que a solução acarretava transtornos de tempo para os funcionários que, usando do conhecimento prático, ou seja, do senso comum, conseguiram facilmente resolver o problema e sem atrasos.
Resolução adaptada de: Brainly
Assuntos: Conhecimento Cientifico e Senso Comum
Vídeo Sugerido: YouTube