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Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si

Atualizado em 20/03/2025

Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Se essas tendências forem consideradas pelo profissional pedagogo, no exercício de suas atividades pedagógicas, serão perceptíveis, no ambiente de trabalho,

A)memorização de conteúdos como uma forma de preservação da cultura letrada e do conhecimento.
B)diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências.
C)capacitações para mistificação da realidade e treinamentos para a resolução de problemas.
D)experiências compartilhadas com o objetivo de reforçar suas crenças e influenciar as atitudes dos outros.
E)rigorosidade metódica, no processo de aprendizagem, para limitar o pensamento crítico do educando.


Solução

Alternativa correta: B)diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa B) Diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências é a mais adequada porque reflete a filosofia educacional de Paulo Freire, que valoriza a aprendizagem dialógica e participativa. Segundo Freire (1996), a educação deve ser um processo de troca mútua entre os educadores e os educandos, mediado pelo mundo em que vivem. Isso implica que a aprendizagem ocorre de forma colaborativa, com a troca de experiências e o diálogo como fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento.



Ao considerar essa perspectiva, o pedagogo deve incentivar um ambiente de aprendizagem onde os alunos são encorajados a questionar, refletir e interagir com os conteúdos e com os colegas. Isso não se dá por meio de métodos tradicionais de memorização ou imposição de verdades, mas por meio da construção compartilhada do conhecimento, em que o professor e os alunos aprendem juntos. A troca de experiências é essencial nesse processo, pois enriquece o aprendizado, permitindo a cada indivíduo trazer suas vivências e compreender o mundo de diferentes maneiras.



A alternativa B representa essa abordagem ao valorizar o diálogo e as trocas de experiências, fundamentais para o processo de aprendizagem. Ao contrário de métodos autoritários ou limitadores, o pedagogo, inspirado nas ideias de Freire, busca criar um ambiente em que os alunos se sintam motivados a aprender ativamente e a colaborar na construção do conhecimento, sempre com base no respeito mútuo e na compreensão de que todos têm algo a ensinar e a aprender.

Assuntos: Teoria da Educação, Prática Pedagógica, Filosofia da Educação

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