Disciplina: Filosofia 0 Curtidas
Segundo o filósofo argentino mario bunge,
Segundo o filósofo argentino mario bunge, a ciência é um empreendimento humano voltado para explicar e entender o mundo. Ao contrário do que se possa pensar, a ciência tem sua origem no conhecimento vulgar, todavia não pode ser confundida com um refinamento deste, porque vai muito além. O método e objetivos da ciência permitem a superação do senso comum. Com relação à definição de conhecimento científico, analise o excerto a seguir. O conhecimento científico possui, em seu aspecto central, a revisão constante de ________, sempre submetendo à prova ________ e, mais ainda, proporcionando a melhor representação ________ em todos os seus níveis.
Assinale a opção que completa corretamente e respectivamente as lacunas:.
A) hipóteses e teorias científicas/conjecturas/da experiência.
B) hipóteses e teorias científicas/ teoremas /paradigmas.
C) Conceitos e teorias científicas/paradigmas/da realidade.
D) hipóteses e teorias científicas/conjecturas/da realidade.
E) Conceitos e teorias científicas/ teoremas/ da experiência.
Solução
Alternativa correta: D) hipóteses e teorias científicas/conjecturas/da realidade. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é a alternativa D) hipóteses e teorias científicas/conjecturas/da realidade, pois ela descreve corretamente o processo científico descrito por Mario Bunge. O conhecimento científico começa com hipóteses, que são suposições iniciais que buscam explicar fenômenos observados. Essas hipóteses são então testadas de forma sistemática para verificar sua validade. Quando confirmadas por experimentos e observações repetidas, elas podem se consolidar em teorias científicas, que são explicações amplas e consistentes de fenômenos.
A segunda parte da alternativa, conjecturas, refere-se ao estágio inicial das hipóteses. Antes de serem confirmadas por testes, as hipóteses são, de fato, conjecturas — ideias preliminares que ainda precisam ser investigadas e validadas. Isso está alinhado com o processo científico, que envolve tanto a formulação de suposições iniciais quanto sua avaliação rigorosa para distinguir o que é plausível e o que não é.
Por fim, a última lacuna, da realidade, reflete o objetivo central da ciência, que é fornecer explicações que correspondam ao mundo real. A ciência busca representar e entender a realidade de maneira objetiva, utilizando dados empíricos e evidências concretas para construir teorias que se alinhem com o que realmente ocorre no mundo. A alternativa D é, portanto, a mais precisa, pois reflete o ciclo contínuo de formação, teste e validação de hipóteses, que visa sempre aprimorar nossa compreensão da realidade.
Assuntos: Filosofia, Ciências (Física, Química, Biologia), Sociologia
Vídeo Sugerido: YouTube