Disciplina: História 1 Curtidas
A discriminação tem como alvo diferenças internas historicamente
A discriminação tem como alvo diferenças internas historicamente construídas, negros, indígenas, migrantes internos e também as novas diferenças que provêm dos movimentos imigratórios para o Brasil, na contemporaneidade. políticas de inclusão precisam ser aplicadas urgentemente para que essa população não seja excluída, a exemplo da cátedra Sérgio Vieira de Mello (Brasil), que promove o direito de refugiados ingressarem ou continuarem seus estudos no ensino superior. sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I - para combater esses estereótipos e preconceitos Luiz Felipe de Alencastro, historiador de nacionalidade brasileira, que foi um refugiado em Paris (França) durante a ditadura militar no Brasil, ensinava história das américas na reputada universidade La Sorbonne de Paris.
II - a sociedade brasileira como um todo ganha com as políticas afirmativas.
III - Luiz Felipe Alencastro, em sessão no Supremo Tribunal Federal, em prol das políticas de cotas, mostra que o funcionamento da democracia no Brasil passa pelo reconhecimento desse direito fundamental, para os grupos mais atingidos pelas desigualdade.
IV - a democracia garante por si só a justiça social e o respeito pelas diferenças culturais.
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) II, III e IV, apenas.