Disciplina: História 0 Curtidas

A matemática está presente no cotidiano dos alunos e deve ser trabalha

Atualizado em 06/12/2024

A matemática está presente no cotidiano dos alunos e deve ser trabalhada de forma contextualizada para que eles consigam associar os conteúdos aos acontecimentos diários. Documentos oficiais, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), destacam a importância de relacionar os conceitos matemáticos com o dia a dia das crianças. O professor tem o papel de ajustar os elementos culturais e suas formas de inserção na educação, promovendo uma aproximação entre a realidade dos alunos e os conteúdos escolares. Dessa maneira, os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas, favorecendo um aprendizado significativo.

a) Realizar atividades que envolvam apenas conceitos abstratos, para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos.
b) Adaptar o conteúdo à realidade cultural dos alunos, promovendo a relação entre a vivência cotidiana e o conhecimento escolar.
c) Ensinar exclusivamente por meio de fórmulas e regras matemáticas, sem relação com o cotidiano.
d) Manter-se fiel aos conteúdos dos livros didáticos, independentemente da realidade dos alunos.
e) Ensinar matemática de forma mecânica, para que os alunos memorizem os conceitos rapidamente.


Solução

Alternativa correta: b) Adaptar o conteúdo à realidade cultural dos alunos, promovendo a relação entre a vivência cotidiana e o conhecimento escolar. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é a b) Adaptar o conteúdo à realidade cultural dos alunos, promovendo a relação entre a vivência cotidiana e o conhecimento escolar, porque ela está em consonância com os princípios pedagógicos descritos nos documentos oficiais da educação, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esses documentos enfatizam que a aprendizagem deve ser significativa, ou seja, deve ter conexão com a realidade e a cultura dos alunos, permitindo que eles compreendam e apliquem os conceitos de maneira prática.



O ensino de matemática, ao ser contextualizado, permite que os alunos percebam a utilidade dos conceitos matemáticos no seu cotidiano. Isso significa que, ao adaptar o conteúdo para o contexto de vida dos estudantes, o professor possibilita que eles estabeleçam relações entre o que aprendem na escola e o que experimentam no dia a dia, o que facilita a compreensão e o engajamento com a matéria. O conteúdo deixa de ser algo distante e se torna mais acessível e aplicável à realidade vivida pelos alunos.



Além disso, a adaptação ao contexto cultural e social de cada aluno favorece um aprendizado mais inclusivo e respeitoso às diversidades, promovendo a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Isso contribui para um ambiente educacional mais dinâmico, onde os alunos se veem como protagonistas do seu aprendizado, reconhecendo a importância do que está sendo ensinado e sua aplicabilidade em suas próprias vidas.

Assuntos: Educação Infantil, Didática e Metodologia de Ensino, Matemática Educacional

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora