Disciplina: História 0 Curtidas

Um autor do século VI assim descreveu o rei Átila, que - UNESP 2011

Atualizado em 13/05/2024

Um autor do século VI assim descreveu o rei Átila, que, comandando os hunos, chegou às portas de Roma:

Homem vindo ao mundo em um entrechoque de raças, terror de todos os países, não sei como ele semeava tanto pavor, a não ser pela ligação que se fazia de sua pessoa com um sentimento de terror. Tinha um porte altivo e um olhar singularmente móvel, se bem que cada um de seus movimentos traduzisse o orgulho de seu poder. (...) sua pequena-estatura, seu peito largo, sua cabeça grande, seus olhos minúsculos, sua barba rala, sua cabeleira eriçada, seu nariz muito curto, sua tez escura, eram sinais de suas origens.

(Jordanes. Getica XXXV (c. 551), citado por Jaime Pinsky (org.). O modo de produção feudal, 1982.)

Ao representar Átila, que imagem dos bárbaros o autor transmite?


Solução

A descrição de Átila feita pelo cronista procura associá-lo à imagem que se tinha do Demônio, caracterizando os bárbaros como uma força do Mal que tentava destruir os defensores de Roma e da religião cristã – entendidas como símbolos do Bem. Deve-se ainda frisar a insistência do autor em contrastar o fenótipo de Átila com o padrão greco-romano, apontando assim para uma pretensa in compatibilidade entre as duas populações e suas respectivas culturas. Obs.: A formulação da questão apresenta algumas incorreções significativas, a saber:

a) Átila não “chegou às portas de Roma”, pois foi dissuadido de fazê-lo em 452, após uma entrevista com o papa Leão I às margens do Rio Pó (portanto, no Norte da Itália).
b) A imagem que o cronista atribui a Átila não pode ser estendida aos demais “bárbaros” que haviam invadido o Império Romano, pois a quase totalidade deles era constituída de povos germânicos, com um fenótipo muito mais próximo do tipo greco-romano do que dos hunos (povo de etnia mongólica procedente da Ásia Central).

Assuntos: Atila, o Huno

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora