Disciplina: História 0 Curtidas

“Pesquisas já realizadas pela Fundação Carlos Chagas (1987) têm

Atualizado em 17/02/2025

“Pesquisas já realizadas pela Fundação Carlos Chagas (1987) têm demonstrado o quanto nossa escola ainda não aprendeu a conviver com a diversidade cultural e a lidar com crianças e adolescentes dos setores subalternos da sociedade. Os dados revelam que a criança negra apresenta índices de evasão e repetência maiores do que os apresentados pelas brancas. A razão disso tudo, segundo a pesquisa, é devido aos seguintes fatores: conteúdo eurocêntrico do currículo escolar e dos livros didáticos e programas educativos, aliados ao comportamento diferenciado do corpo docente das escolas diante de crianças negras e brancas. De acordo com o IBGE (Censo de 1991), os afrodescendentes representam 45,3% da população brasileira. No entanto, as estatísticas educacionais revelam a desigualdade de oportunidade no que diz respeito ao acesso e permanência de negros e brancos no contexto do sistema público de ensino. Por exemplo, enquanto o analfabetismo atinge cerca de 8,3% de brancos, 20% de negros são analfabetos. Apenas 2% de jovens negros têm acesso ao ensino superior, contra 98% de brancos.
Fernandes, José Ricardo Oriá. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 378-388, set. /Dez. 2005, p.385.

Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br

Das alternativas apresentadas abaixo, escolha a que melhor justifica o texto enunciado:

Escolha uma:

a) A conquista da liberdade deixou afro-brasileiros numa situação precária e miserável. O desejo imediato de muitos libertos era o de se afastar do lugar que durante anos causou-lhes sofrimentos e traumas;
b) O negro é sempre o principal suspeito durante uma operação policial e muitas vezes a suspeita vira fatalidade;
c) O século XIX foi marcado pelo intenso processo imperialista de países da Europa. Estima-se que a partir de 1870, observou-se a maior consolidação de exploração do interior dos territórios africanos;
d) No Brasil, o encontro de muitas etnias e culturas caminhou para o inverso que ocorreu em muitos outros lugares, cuja segregação se estabeleceu. Raças diferentes se misturaram e desenvolveram registros impressionantes na história cultural do Brasil. O negro também deixou sua marca, porém nada tão expressivo, aos olhos da sociedade, a ponto de colocá-lo em lugar de destaque na sociedade brasileira;
e) Até muito recentemente, o Brasil evitava de maneira sistemática, apresentar imagens de afro-brasileiros como símbolos nacionais. Atualmente, os afrodescendentes são sub-representações entre profissionais de gerenciamento alto e médio, na televisão, no cinema e na mídia em geral.


Solução

Alternativa correta: d) No Brasil, o encontro de muitas etnias e culturas caminhou para o inverso que ocorreu em muitos outros lugares, cuja segregação se estabeleceu. Raças diferentes se misturaram e desenvolveram registros impressionantes na história cultural do Brasil. O negro também deixou sua marca, porém nada tão expressivo, aos olhos da sociedade, a ponto de colocá-lo em lugar de destaque na sociedade brasileira. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa d afirma que, no Brasil, o encontro de muitas etnias e culturas levou a um processo de miscigenação, ao contrário do que ocorreu em outros lugares, onde houve segregação. Essa visão reflete um processo histórico de convivência entre diferentes grupos étnicos e culturais no Brasil, principalmente entre os indígenas, africanos e europeus. A mistura dessas culturas deu origem a uma sociedade complexa e diversa, mas, ao mesmo tempo, desigual, com o negro frequentemente excluído das esferas mais privilegiadas da sociedade.



O texto apresenta a pesquisa da Fundação Carlos Chagas, que revela desigualdades educacionais entre brancos e negros, com a população negra enfrentando maiores índices de evasão e repetência escolar. Isso ocorre, entre outros fatores, pelo conteúdo eurocêntrico dos currículos e pela diferença no tratamento dado pelos professores a alunos negros e brancos. Apesar da miscigenação, o negro nunca foi realmente colocado em posição de destaque ou representado de forma equitativa na sociedade brasileira, especialmente no contexto educacional e profissional.



Portanto, a alternativa d justifica a disparidade educacional e a falta de inclusão social dos negros, apontando que, embora o Brasil tenha sido um lugar de miscigenação cultural, o negro não foi devidamente reconhecido ou valorizado na sociedade, o que resultou em sua marginalização, como ilustrado pelos dados da pesquisa que mostram a exclusão educacional e a dificuldade de acesso dos negros ao ensino superior.

Assuntos: História, Sociologia, Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora