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As linguagens da cidade têm um caráter pedagógico: porque

Atualizado em 13/08/2024

As linguagens da cidade têm um caráter pedagógico: porque a materialidade e a subjetividade da cidade expressam as relações e os valores sociais, políticos, raciais, de classe, de exclusão ou inclusão, que estão presentes na sociedade. Então, esses símbolos, esse patrimônio, representam a experiência cotidiana do cidadão e, ao mesmo tempo, educam o olhar e a percepção do outro, o que é fundamental para a construção da identidade.

Em conformidade com o texto acima, assinale a alternativa que expressa a relevância do trabalho com educação patrimonial na educação formal:

a) Propicia a quebra da rotina escolar ao se propor visitas a instituição de patrimônio histórico e cultural, sempre muito divertidas.
b) Propicia a ilustração dos temas constantes no currículo escolar, conferindo mais materialidade ao tema proposto.
c) Propicia o conhecimento por parte dos estudantes sobre o patrimônio herdado e transmitido pelas gerações passadas.
d) Propicia o desenvolvimento das práticas de cidadania ampliada, uma vez que o patrimônio diz respeito às identidades culturais.
e) Propicia o encontro entre entretenimento e educação, favorecendo o estímulo à curiosidade e criatividade dos estudantes.


Solução

Alternativa correta: d) Propicia o desenvolvimento das práticas de cidadania ampliada, uma vez que o patrimônio diz respeito às identidades culturais. De acordo com o gabarito AVA.

A alternativa d) destaca a importância da educação patrimonial para o desenvolvimento das práticas de cidadania ampliada, com base na relevância do patrimônio cultural para a construção das identidades culturais. A educação patrimonial não se limita a ensinar sobre bens materiais, mas também aborda a maneira como esses bens refletem e moldam as identidades culturais e sociais dos indivíduos. Assim, o patrimônio cultural oferece um campo rico para a reflexão sobre valores, tradições e a diversidade cultural, ajudando os alunos a entender e a valorizar as diferentes perspectivas que compõem a sociedade.

Trabalhar com educação patrimonial na educação formal permite que os alunos se conectem mais profundamente com seu ambiente e com a história das comunidades a que pertencem. Ao explorar o patrimônio cultural local, regional e nacional, os alunos desenvolvem um maior senso de pertencimento e compreensão da própria identidade e da identidade dos outros. Isso promove um respeito mais amplo pela diversidade cultural e pela importância do patrimônio na formação da identidade coletiva.

Além disso, a educação patrimonial é fundamental para a construção da cidadania, pois incentiva a participação ativa dos alunos na preservação e valorização do patrimônio cultural. Compreender a importância dos símbolos e bens culturais na construção da identidade social e cultural fomenta um engajamento mais profundo com as práticas cívicas e sociais. Portanto, a educação patrimonial contribui significativamente para uma cidadania mais consciente e responsável, alinhada com os valores e as identidades culturais da sociedade.

Assuntos: Identidade cultural e educação, Preservação do patrimônio cultural, Cidadania e patrimônio social

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