Disciplina: História 0 Curtidas
Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands
Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands, em 1833, ao expulsar a base naval argentina ali instalada, a Argentina passou a reivindicar a devolução desse território insular. Os próprios britânicos questionavam, a princípio, os títulos jurídicos que lhes embasavam a possessão do arquipélago: as investidas inglesas na América do Sul se repetiram depois do fim das guerras napoleônicas (em 1815), chegando até as Malvinas em 1833. O duque de Wellington, vencedor de Napoleão em Waterloo, porém, havia escrito:
“Revi os papéis concernentes às ilhas Falkland. De nenhum modo me fica claro que tenhamos algum dia possuído soberania sobre essas ilhas”. A soberania sobre as ilhas foi causa de um enfrentamento armado entre os dois países em 1982, a Guerra das Malvinas.”
(Disponível em: https://funag.gov.br/loja. Acesso em: fevereiro de 2024.)
Nos dias atuais, as Ilhas Malvinas:
a) Pertencem à Argentina, que ficou como proprietária da ilha, pois conseguiu o apoio internacional de vários países.
b) Está sob a tutoria da ONU que impõe uma ação, visando constranger tentativas de levante e dividir a posse da ilha entre os dois países.
c) Como um território britânico têm governo próprio e o Reino Unido assume a responsabilidade pela sua defesa e relações internacionais.
d) São consideradas território neutro, pois os habitantes afirmam que desejam continuar morando nas ilhas sem influência inglesa ou argentina.
Solução
Alternativa correta: c) Como um território britânico têm governo próprio e o Reino Unido assume a responsabilidade pela sua defesa e relações internacionais. De acordo com o gabarito AVA.
Assuntos: Ocupação de novos territórios, Colonialismo
Vídeo Sugerido: YouTube