Disciplina: História 0 Curtidas

O fragmento de texto a seguir faz uma breve análise acerca da crise

Atualizado em 29/02/2024

O fragmento de texto a seguir faz uma breve análise acerca da crise da República Oligárquica no Brasil.

“ O fato de Washington Luís (1869-1957), presidente da República de 1926 a 1930, não abrir mão de um candidato paulista para a sua sucessão, ajudou a organizar a oposição à oligarquia cafeicultora paulista. Como era a vez de um presidente mineiro no rodízio, a insistência de Washington Luís no nome do paulista Júlio Prestes (1882-1946), levou ao lançamento de um candidato de oposição. O rompimento de Minas Gerais com São Paulo foi decisivo para os acontecimentos políticos que se seguiram (...).”

VIANNA, Marly de Almeida Gomes. IN. Revista de História da Biblioteca Nacional. 26/10/2010.

O fato histórico descrito acima, conhecido como o fim da Política do Café com Leite, prática política que chegou a predominar durante boa parte da Primeira República no Brasil (1889 - 1930), promoveu vários impactos na vida política, econômica e social brasileira.

Um desses impactos vem a ser:

a) o “Vazio de Poder” instalado no país no imediato pós-30, que abriu a possibilidade, não apenas para a “conciliação de interesses entre as classes dominantes”, mas para a instalação de um tipo de Estado pouco intervencionista em todas as esferas da sociedade.
b) a organização da Aliança Liberal, que, além das oligarquias mineiras, também contava com a presença das oligarquias do Rio Grande do Sul e da Paraíba, com o Partido Democrata Paulista e com parte dos membros que participaram do Tenentismo.
c) o “Estado de Conciliação” instalado no país no imediato pós-30, centralizador, autoritário e sob o domínio da alta burocracia civil-militar e dos grupos oligárquicos e burgueses, que acabou permitindo que o operariado participasse da “transação política”.
d) a implantação do Estado como “árbitro”, fruto da ausência de um único setor de classe dominante e com hegemonia política, levando-o a assumir o importante papel como “agente regulador” da acumulação de capital, mas não como “produtor direto”.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora